SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS

AUTOR: Murilo Mattos


“SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde"
Salmos 141:1-2
-Introdução: Aqui encontramos dois pontos mencionado por Davi no que diz respeito a um culto a Deus: Incenso e Sacrifício. Havia outras formas de sacrifícios e culto a Deus listado no velho testamento e também no novo, como por exemplo, os sacrifícios pela manhã, os holocaustos, sacrifícios de louvor, etc., porém, por que Davi mencionou logo o sacrifício da tarde, o que há de importante nisso? Abaixo veremos mais a fundo a respeito não somente do sacrifício da tarde, mas também do Incenso.

Você estaria disposto a sacrificar-se?

INCENSO:

Um dos rituais mais expressados por Deus no que diz respeito ao culto a ELE mencionado no velho testamento era queimar incenso, havia um altar especialmente para isso, queimar o incenso, o incenso era santo, separado á Deus.


Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.
Êxodo 30:37

O sacerdote deveria queimar o incenso até fazer muita fumaça, para que ele não fosse consumido pela Glória de Deus e morresse.


E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra. Levíticos 16:13

Hoje em dia, o incenso representa a adoração, oração e intercessão, e isso é santo para ao Senhor, é sagrado a ELE, sua adoração, sua intercessão e oração são sagradas ao Senhor. Mas tem um detalhe, o aroma o perfume só subia se o incenso fosse queimado, o incenso só vale quando é posto no fogo, e a vida do sacerdote dependeria disso, dependeria de quanta fumaça ele deveria fazer, quanto mais incenso, mais fogo, quanto mais fogo mais fumaça, senão a morte do sacerdote era certa, e você? Quanta fumaça você faria se soubesse que sua sobrevivência dependesse disso? Adore, interceda, ore o suficiente para “fazer muita fumaça” e o incenso subir como aroma suave, perfume derramado na Presença de Deus e para que você não morra. Existem duas maneiras de queimar:


“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” Mateus 3:11

Um é no batismo no fogo, que representa santificação, o fogo sempre vem pra queimar
alguma coisa, ou para purificar e lapidar, o batismo no fogo exige nossa santidade, queimar por completo o velho homem, o pecado, purificar de toda impureza, também representa em meio às dificuldades, quando você esta em tribulação sendo provado no fogo, a sua adoração, oração e intercessão subir como aroma suave diante da poderosa Presença de Deus. E o outro é pelo Espírito Santo. Porém, todo fogo para queimar um sacrifício no altar provém de Deus, é ELE que desce com fogo e queima seu sacrifício. Os filhos de Arão morreram, pois queimaram um sacrifício com fogo estranho.

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se (Levítico 10:1-3).

Eu prefiro a versão da bíblia King James que diz :
1Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e o apresentaram a Deus, o SENHOR, como oferta. Contudo, não fizeram isso de acordo com as leis de Deus, e por isso Ele não aceitou a oferta deles. 2De repente, partiu de diante do SENHOR, uma labareda que os aniquilou, e pereceram ali mesmo, onde Deus estava.
3Disse então Moisés a Arão: “Foi isso que o SENHOR declarou, quando disse: ‘Aqueles que se aproximam de mim, devem honrar minha santidade, e diante de todo o povo demonstro a minha Glória!’” Arão, contudo, guardou silêncio.
Não é de qualquer jeito que você deve oferecer sua adoração, sua oração ou sua intercessão diante de Deus, você deve se aproximar dELE honrando SUA santidade.
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.


E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. Apocalipse 8:3-5

Seu incenso (adoração, oração e intercessão) serão queimadas pelo fogo que vem do altar de Deus pelo Espírito Santo, pois é Deus quem provê o fogo pelo próprio Espírito, então você manifestará seu Reino de Poder sobre a terra, sinais e maravilhas te acompanharão, o poder do Espírito se manifestará através de ti, o sobrenatural acontecerá no seu mundo natural, e todos verão que há um Deus que vive, pois diante de todo o povo ELE demonstrará Sua Glória através de você.

SACRIFÍCIO DA TARDE:

Era um tipo de sacrifício que não obrigava o sacerdote oferecer no templo, mas permitia ser oferecido fora ou em qualquer lugar. A principal característica era em favor do perdão dos pecados, através de rendição, entrega, submissão:


Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Daniel 9:20-21

E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição, havendo já rasgado as minhas vestes e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o Senhor meu Deus; E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. Esdras 9:5-6

É interessante notar que ambos estavam se rendendo e intercedendo pelos pecados de si mesmo e pelo pecado do povo, havia entrega, rendição, arrependimento, entrega todo o controle de suas vidas e de sua terra á Deus.
O levantar as mãos representa rendição, entrega, e isso exige abrir mão de si mesmo, das suas razões, é você entregar o controle a outra pessoa, se render. O sacrifício da tarde era oferecido geralmente às 3 horas da tarde, e a melhor representação deste foi a morte de Jesus, ele abriu mão de si mesmo, se entregou e intercedeu em nosso favor para perdão dos pecados, e quando Ele exclama: Esta consumado, era as 3 horas da tarde. Sacrifício de entrega.

Os sacrifícios eram oferecidos somente por sacerdotes, hoje, através de Jesus, pelo sacrifício da tarde que hoje é o sacrifício da cruz, o sacerdote é você. Como tem subido o aroma do seu incenso? Tu que tem se aproximado de Deus, tem honrado sua santidade? Quanta fumaça você tem feito? Não esqueça que sua sobrevivência depende disso. Qual fogo você tem usado pra queimar sua adoração, intercessão e oração? Fogo do altar ou fogo estranho? Como tem sido sua entrega e rendição? Tem sido total ou parcial? Tem buscado santidade? Não esqueça que hoje você e o responsável para oferecer os sacrifícios espirituais a Deus. Hoje o sacerdote é você!


E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:4-5

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2:9-10

Murilo Mattos
Igreja Embaixada do Reino de Deus Florianópolis-SC
e-mail: murilo_dellano@yahoo.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. Que estudo tremendo. Deus abençoe cada dia, para que seja usado para traser estudos lindos como esse.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem