Qual o cheiro de sua casa?

“Maria pegou uma libra de bálsamo de nardo puro, um óleo perfumado muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância daquele bálsamo”. João 12.3

-INTRODUÇÃO: É fácil recordar de momentos em que passamos por algum lugar e sentimos um cheiro bom como o de um frango assado, um cafezinho, uma feijoada enfim... Esses são cheiros fáceis de sentir.
Da mesma forma é fácil recordar de algum fedor que sentimos como o de um banheiro imundo, algum animal morto ou o carro de coleta de lixo. Chega a embrulhar o estomago não é verdade?
Hoje o Senhor te faz uma pergunta:

QUAL O CHEIRO DA SUA CASA?

Quando o Senhor te faz essa pergunta Ele não esta falando da higiene na sua casa e sim do cheiro que o seu coração tem sentido ao entrar no seu lar. Infelizmente a maioria dos lares tem exalado um cheiro que não agrada a Deus e por este motivo Deus não esta podendo entrar neste lar.

Vamos ver alguns cheiros que há tempos vem destruindo as famílias dentro dos seus lares:

1°- CHEIRO DE CONFUSÃO

Este cheiro se faz presente em muitos lares, confusão entre marido e esposa, pais e filhos. Famílias onde as pessoas não conversam não se cumprimentam enquanto a mãe esta cuidando da casa ou vendo novela, o pai esta vendo futebol ou as noticias e os filhos passam o dia na internet e celulares, lares que não tem diálogo.
Filhos que não respeitam seus pais, respondem, discutem, acreditam que os pais não mandam nas suas vidas preferem dar ouvidos a supostos amigos que não tem nenhuma experiência de vida assim como eles. Amigos que nunca fizeram nenhum sacrifício real por eles como, por exemplo, se endividar para dar a melhor roupa ou o melhor presente só para ter o prazer de ver o filho sorrir e saber que ele (a) esta feliz.
O Senhor adverte os filhos:
“Honra teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem nesta terra”. Êxodo 20.12
Vemos esposas brigando por alguns simples minutos de atraso sempre acreditando que naquela uma ou até duas horas de atraso já acorreu uma traição cinematográfica ao invés de orar por ele e fazer com que ele sinta vontade de ficar mais em casa e não vontade de sair dela assim que acaba de chegar.
O Senhor diz em Provérbios 14.1:
TODA MULHER SABIA EDIFICA A SUA CASA, MAS A TOLA A DERRUBA COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS.
Vemos maridos despejando sobre mulher e filhos todas as frustrações que teve na rua durante o dia, não querendo ouvir a esposa, ser carinhoso com ela e com os filhos, aprender a valorizar cada detalhe que ela providenciou para quando ele voltasse para casa: como o jantar pronto, a casa arrumada, ao invés de desfrutar tudo isso e esquecer o péssimo dia que teve lá fora por qualquer que seja o motivo, prefere prolongar o problema e trazê-lo pra dentro de casa.
A Palavra do Senhor diz em Efésios 5:
MARIDOS AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU SUA IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA.
O mais engraçado nisso tudo é que geralmente numa casa que exala o cheiro da confusão, essas pessoas que vivem nessa casa são gentis, carinhosas e educadas com pessoas que não vivem em sua casa.

2°- CHEIRO DE IMORALIDADE

Este é um cheiro comum nos lares geralmente ele vem após a chegada do primeiro cheiro.
Filhos que por não quererem ou por não ter a atenção dos pais acabam tendo atenção de outras pessoas na rua e muito provavelmente não receberam os melhores conselhos e a consequência disso são jovens se relacionando sem nenhum compromisso simplesmente por ter sentido atração física por alguém, passando a noite fora de casa em festas, bares, bebendo e fumando e enganando seus pais. Dizendo que vão dormir na casa de algum amigo a consequência disso são jovens engravidando cada vez mais cedo, se viciando em drogas, se prostituindo para sustentar os vícios, Jogando no lixo toda uma vida que o Senhor deu para eles.
Cheiro de imoralidade entre maridos e esposas também é fruto do cheiro da confusão, esposas que por não terem atenção e carinho dos maridos encontram alguém disposto a dar o que elas tanto buscaram em seus esposos.
Maridos que por não aguentarem tantas brigas dentro de casa preferem ir para um bar com os amigos, pois assim ele encontra o dialogo e os sorrisos de alegria que não tem em casa e é nesses mesmos bares que encontram suas futuras amantes.
A Palavra do Senhor, em 1 Coríntios 6.9-10 entre outras coisas diz:
NEM IMORAIS NEM ADÚLTEROS HERDARAM O REINO DE DEUS.

3°- CHEIRO DE VICIO

Esse é um cheiro que vem destruindo muitas famílias pessoas que por enfrentarem problemas em casa preferem estar em bares que ao lado da família e com o passar do tempo sem perceber se tornam dependentes daquilo. Só conseguem estar ao lado dos seus parceiros ou terem relações mais intimas com eles se estiverem embriagados, só conseguem abraçar seus filhos ou chamá-los de filhos se estiverem sob efeito do álcool, você nem imagina o efeito que isso faz em uma criança.
Que viu a vida toda só receber uma palavra de carinho dos pais embriagados fedendo a cigarro e cerveja. Ou alguém pensa que quando uma criança se aproxima de um copo de cerveja e os pais dão um grito “NÃOOOO! ISSO FAZ MAL...” Alguém acha que adiantou alguma coisa? Não de nada adiantou. Os pais dizem que faz mal mais bebiam e quanto bebiam ficavam alegres, será que a criança vendo os pais alegres vai achar que faz mal?

4°- CHEIRO DE MORTE

Esse cheiro é a consequência de todos os cheiros acima. Todos os cheiros acima são cheiros de morte.

Você pode me perguntar: como assim?
E eu te convido a pensar comigo por um minuto:

Quantas pessoas se separando?
Morte da família.

Pessoas entrando em depressão com o fim da família?
Morte da alma

Filhos na adolescência
Morte da juventude e do futuro

Bebida, cigarro e tantas outras drogas.
Consequência: cirrose e enfisema pulmonar
Resultado: a sua morte

Será que um desses cheiros tem prevalecido na sua casa?
Hoje Deus te guiou até aqui para te falar que ele vai mudar a historia da sua casa.

5°- O CHEIRO DE CRISTO

A palavra do Senhor diz:
“somos para com Deus o bom perfume de Cristo” 2 Coríntios 2.15
Como conseguimos que a nossa casa tenha o perfume de Cristo?
ENTREGANDO NOSSA VIDA PRA JESUS!
Se estivermos afastados dos caminhos do Senhor, nos reconciliando com Ele. Ele sempre está de braços abertos pra nós.
O perfume de Cristo supera todo fedor do pecado.
Você pode me perguntar “onde eu consigo esse perfume de Cristo?”

VOCÊ É O PERFUME DE CRISTO!

-CONCLUSÃO: Você e o Senhor. Basta essa dupla para mudar o perfume da sua casa, pois o Senhor só precisa de uma pessoa para mudar a historia da sua família, a história da sua casa. Essa pessoa é você.

Que a partir de hoje, nossa vida exale o bom perfume de Cristo, pois aonde a uma pessoa exalando este bom perfume, o Senhor estará presente e aonde o Senhor esta presente o mal não habita e eu creio que um grande milagre vai acontecer na sua casa e na sua família através da sua vida, em nome de Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem