AMOR DE MÃE

AUTOR: Marcos César

Êxodo 2.2-9
-INTRODUÇÃO: A história de Joquebede, mãe de Moisés, nos deixa um grande exemplo de vida sobre o amor de uma mãe por seu filho.
O faraó daquela época temia uma revolta por parte do povo de Israel que morava no Egito, como o povo estava crescendo o Faraó mandou as parteiras matarem as crianças. As parteiras, temendo a Deus, não cumpriram as ordens do faraó. Então o faraó mandou matar todos os bebês do sexo masculino, jogando-os no rio Nilo para que morressem afogados.
Mas Deus em sua infinita misericórdia e soberana sabedoria tinha um plano para a vida de Moisés e de sua mãe Joquebede pra isso Deus usou apenas uma arma poderosa: O AMOR DE MÃE E SUAS VARIAS FORMAS DE DEMONSTRAR ESSE AMOR.
Sabemos que no mundo em que estamos vivendo, muitas mulheres que dizem um dia terem sido mães, porém abandonam, espancam até abortam seus filhos. Mas não é dessas mulheres que queremos falar, pois elas nunca foram mães verdadeiramente.
Queremos homenagear sim as verdadeiras mães e nada mais justo que que falarmos a historia de uma mãe da Bíblia, Vamos homenagear as mães contando a história desta mãe chamada Joquebede, para que juntos possamos refletir sobre as virtudes de um amor tão forte que é o amor de mãe.
Para que nós filhos possamos através da historia de Joquebede ver um pouco de nossa mãe e de tudo que ela fez e faz por nós.

1°- MÃE É UM AMOR INTELIGENTE:

Joquebede usou de muita inteligência quando conseguiu guardar seu filho por três meses longe da maldade do faraó e de seu exercito, conseguindo até construir uma cesta de juncos e colocar a criança à beira do rio. Sabia providência para proteger seu filho da morte.
Vemos essa atitude inteligente de Joquebede e lembramo-nos da nossa mãe que até aqui usou de toda sua sabedoria para nos proteger dos "faraós" que hoje estão em cada esquina destruindo a vida das crianças e jovens: drogas, vícios, prostituição tudo que nos levaria a um triste fim, nossas mães souberam construir em volta de nós um "cesto" de amor e carinho que nos protegia dos perigos e ao mesmo tempo nos levava por águas mais tranquilas que chegariam em caminhos melhores e mais felizes.
Talvez quando estávamos mais jovens não queríamos entender e até quem sabe nos irritasse essa proteção dos "faraós" e o "cesto" no qual ela nos colocou mais hoje se um dia paramos pra pensar provavelmente chegamos a conclusão que fez toda diferença para que nossa história tenha tudo pra ser perfeita e não apenas mais uma historia de sofrimento.

2°- MÃE UM AMOR CONFIANTE

O comportamento de Joquebede diante daquela situação foi de total tranquilidade, segurança e principalmente confiança, mas como Joquebede poderia ter confiança diante de toda aquela situação? Em quem depositar confiança? Em Deus evidentemente, mas principalmente no filho, Joquebede confiou que o filho seria forte e venceria aquele rio, aquela situação e chegaria ao destino que ele precisava e que ela desejava.
Observamos a confiança de Joquebede no filho e a certeza de que tudo daria certo e recordamos da nossa mãe, sempre ao nosso lado nos bons e principalmente nos maus momentos, aqueles momentos que tudo dá errado e que o mundo te vira as costas lá esta nossa mãe nos aconselhando, até puxando um pouco a orelha, mas principalmente dando forças e estendendo a mão, torcendo muito e fazendo tudo que estava ao alcance dela para nos ver felizes em tudo que desejávamos e precisávamos na nossa vida.

3°- MÃE UM AMOR SIMPLES E HUMILDE

Quando o filho de Joquebede chega às mãos da princesa, Joquebede é chamada. Para assumir como mãe? Não... Mas para ser apenas uma simples serva para a criança e obedecer a ordens da princesa.
Pensar nesse trecho da historia de Joquebede nos faz lembrar a simplicidade e a humildade da nossa mãe. Lembramo-nos de como ela deu duro na vida, trabalhou suou a camisa. Para ela? Não para nos dar tudo do bom e do melhor... Para estudarmos até onde ela não pode estudar, para termos uma infância com brinquedos que ela nunca teve, para vestirmos a moda que ela deixou de comprar para si própria abriu mão por amor a nós para nos ver felizes nos dando um belo exemplo de simplicidade, humildade e amor.

CONCLUSÃO

NOSSA MÃE FOI UM GRANDE EXEMPLO PARA NÓS...
CRIANDO-NOS E SEMPRE DANDO UM JEITO DE VENCER TUDO E TODOS PARA NOS VER FELIZES...
NÃO PENSANDO DUAS VEZES EM SE SACRIFICAR PARA NOS VER SORRIR.
QUE DE HOJE EM DIANTE, NÃO SOMENTE NO DIA DAS MÃES MAIS TODOS OS DIAS VENHAMOS RETRIBUIR TODO ESSE AMOR
QUE CADA VEZ QUE VOCÊ VEJA OU PENSE NA SUA MÃE VOCÊ LEMBRE-SE DE QUANTAS LUTAS ELA JÁ VENCEU POR AMOR A VOCÊ.

e-mail: marcos.cesar190488@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem