DEUS QUEBRA...

“Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo” Salmo 46.9

-INTRODUÇÃO: O ato de quebrar traz a conotação de desfazer; desarticular o que foi planejado; ou mesmo, uma ação de quem está descontente com alguma coisa e quebra o que estiver pela frente.
O verbo quebrar emite ação, e pode também, ser entendido como ruptura, rompimento, falha. O texto literalmente diz que “Deus quebra”, partindo deste pensamento podemos até dizer que “Deus quebra, mas não se quebra”.
Neste sentido, um dos atributos de Deus é a imutabilidade, ou seja, Deus não muda, não se “quebra”. Ele não “quebra” sua promessa, sua palavra, sua aliança. O caráter divino é intocável.
O termo quebrar atribuído à ação Divina parece um paradoxo, visto que o Senhor concerta, restaura, restitui, abre, renova. Mas, quando Deus “quebra” está simplesmente desfazendo levantes contrários para dar vitória ao seu povo, até porque, Moisés o chama de “Varão de guerra. Senhor é o seu nome” (Ex 15.3).
Existe na bíblia uma lista de coisas que Deus “quebra” para dar vitória ao seu povo, vejamos:

1. ARCO DO FORTE: I Sm 2.4

O cântico de Ana revela sua vitória contra Penina. Depois de tanta humilhação e críticas, Ana ora ao Senhor e o arco do forte foi quebrado. Arco é um instrumento de guerra e, serve para arremessar flechas que ferem e matam.

2. LAÇO DO PASSARINHEIRO: Sl 124.8

Para dar livramento aos seus servos, Deus quebra o laço armado pelo passarinheiro. Laço é uma conotação de embaraço e passarinheiro é símbolo do diabo.

3. PORTAS DE BRONZE: Is 45.2

Além de o Senhor ungir Ciro para cumprir seus propósitos, quebrou os obstáculos que se apresentaram intransponíveis, para oferecer restauração ao seu povo.

4. VASO DE BARRO: Jr 18.4

Para refazer vaso para melhor, conforme bem lhe parece, Deus o quebra. Fala da fragilidade humana e a soberania divina.

5. BRAÇO DO ÍMPIO: Sl 37.17

Para desarmar o inimigo e tirar sua força, Deus quebra seu braço. Quebrando o braço do ímpio o Senhor está imobilizando o inimigo e desfazendo todos os levantes contra sua igreja.

6. CADEIAS: At 16.26

Não existem cadeias que Deus não possa quebrar para libertar o mais vil pecador.

-CONCLUSÃO:

Deus quer quebrar tudo que impede sua vida e também deseja quebrantar seu coração.

Paulo Sérgio Lopes

e-mail: paulo.sepol@hotmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

  1. Muito boa sua explanação. Agora ficou claro o termo arco do forte. Que Deus continue te capacitando.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Deus. Agora, pela manhã, acordei ouvindo o barulho de Satanás. Um baile funk que rolou a noite inteira e às 7 da manhã ainda persiste.Comecei a clamar e rogar ao Senhor que cortasse o arco e despedaçasse a lança do inimigo. Procurei uma mensagem sobre isso, e agora estou lendo. Obg meu irmão.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem