O Preparo da Pregação

Existem três aspectos a serem abordados quanto ao preparo em que o pregador deverá se empenhar até chegar a hora da transmissão de sua mensagem: o preparo constante, o preparo específico para o texto a ser pregado e a interpretação do texto.

a) O Preparo Constante

A vida toda do pregador deve ser um preparo constante para aquele momento único e precioso no qual estará pregando a Palavra. Ele sabe que sua vida fala ou “prega” mais alto. Sabe que. de sua piedade pessoal, da sua “unção” (sem excluir é claro, o principal - a Graça de Deus) pode depender todo o sucesso da sua empreitada. O preparo constante passa pela vida de oração do pregador, s:eu jejum, sua meditação na Palavra e a. vigilância no seu testemunho pessoal de vida.

b) O Preparo Específico

Não existe pregação bíblica sem que se tenha um texto bíblico como base. A
verdadeira pregação bíblica, como já vimos, é a exposição da verdade divina contida na
Palavra de Deus. O texto bíblico é o que dá autoridade à mensagem, é o que nos capacita a dizer: “assim diz o Senhor”.
Algumas coisas simples, mais importantes quanto à escolha do texto sobre o qual vamos pregar:
-Faça a escolha do texto debaixo de oração sincera e fervorosa, de preferência, a partir de sua vida devocional (que tenha falado ao seu próprio coração).
-Prefira textos claros, que contenham um pensamento completo, de compreensão e assimilação mais fácil. Se o pregador tem dúvidas, não terá certeza para transmitir à congregação.
-Escolha os textos, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Faça isso com objetividade. Não procure responder perguntas que ninguém está fazendo. Procure mensagens que tragam lições pertinentes, estímulo, que aponte soluções para os problemas. Enfim, que venham para exortar, edificar e consolar (1 Co. 14.3).

c) A Interpretação do Texto

Algumas dicas para interpretar o texto bíblico corretamente:
-O texto deve ser interpretado honesta e eticamente. Devemos aceitar o que o escritor está querendo dizer. Muitas vezes o texto é torcido a fim de confirmar o ponto de vista do pregador.
-O texto deve ser interpretado com cuidado teológico. Precisa ter cuidado com o sentido das palavras em si, como no caso de Mc. 9.44,45 e Lc. 12.49.
-O texto pode ser interpretado com criatividade. Desde que não distorça seu sentido original, pode-se criar maneiras novas de interpretar a Bíblia.
-Se possível, procure conhecer um pouco das línguas originais da Bíblia para compreender melhor o sentido de alguns termos.
Por exemplo, a palavra MUNDO com três significados diferentes:
-cosmo, universo, tudo o que existe (Jo. 1.10).
-social, os homens, a humanidade (Jo. 3.16).
-ético, sistema, influências (I João 2.15).
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem