E SE NÃO TIVESSE O AZEITE?

II Reis 4.1-11
Azeite na bíblia faz referência a pessoa divina do Espírito Santo, caracterizando a unção de Deus para separar o seu escolhido. O texto em apreço mostra uma viúva sofrendo com a cobrança de uma dívida deixada pelo seu marido. Não havia como pagar. Mas, a mulher toma a postura de buscar o profeta Eliseu para saber o que fazer, até porque, seus filhos estavam no alvo do credor.
“No solo dos problemas é que a fé frutifica e, no meio das tristezas o Senhor Jesus se faz muito real” (Myer Pearlman).
Sendo assim, o profeta Eliseu pergunta: “o que tens em casa?” A mulher faz uma varredura em mente da sua casa e consegue lembrar que há uma pequena botija de azeite.
Observe que não havia mais nada em casa, senão essa botija. Podemos meditar numa pequena pergunta que pode soar como negativismo, mas em todo caso poderia ter acontecido, se assim fosse, a solução viria de outro jeito.
Qual seria a pergunta? Olhando simplesmente pela expressão “tua serva não tem nada em casa”, logo depois usa a conjunção “senão”, parece-me que a mulher não valorizava o azeite da botija, ou pelo menos, não estava sabendo o que fazer com ele. Em outro pensamento, poderia ela está colocando esperança em Eliseu de uma ação sobrenatural.
Mas, trazendo a pergunta a lume: E se não tivesse azeite? O que aconteceria? Olhando pelo figurativo de que azeite representa o Espírito Santo.
Porventura nos dias atuais estamos realmente dando espaço ou vasão ao Espírito Santo? Temos nós comunhão com Ele? O buscamos para nos direcionar em nossas decisões?
Note que a botija estava dentro da casa, então, se não tivesse azeite dentro da casa da viúva o que aconteceria? E, hoje o que acontece se não tiver azeite na casa? A casa fazendo referência a templo ou igreja.
Três coisas poderiam acontecer:

1- NÃO HAVERIA MULTIPLICAÇÃO

Improdutividade, o espírito de esterilidade permearia e penetraria na casa. Ninguém seria contagiado. Igreja sem azeite não prospera espiritualmente e não faz discípulos.

2- OS FILHOS SERIAM ESCRAVOS

A família seria destruída. Paulo recomenda não apagar o Espírito Santo. Se o Espírito Santo não dirigir o ambiente, os relacionamentos fraternais não existirão. O espírito de desamor, divisão, facção, promiscuidade penetrarão e, Aqueles que dizem ser libertos ainda são escravos.

3- OS VASOS NÃO SERIAM CHEIOS

Vaso sem azeite não tem poder, graça, virtude. Se não tiver a ação do Espírito Santo os vasos continuarão ociosos, sem nenhum préstimo na casa do Senhor.
O que vemos hoje são vasos sendo exortados ainda pela palavra de Paulo “não vos embriagueis com vinho, onde há contenda, mas, enchei-vos do Espírito Santo”.
Vaso ou lâmpada sem azeite corre o perigo de ficar de fora das bodas do cordeiro (Mateus 25.10).
e-mail: paulo.sepol@hotmail.com


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem