Dimensões da Salvação

Curso de Pregação

Tratando-se da temática salvação, é importante entendermos que ela é de infinito alcance, como relata Antonio Gilberto. E diante das limitações humanas, jamais poderemos absorver sua plena dimensão. No entanto, algumas vertentes estão patentes ao nosso entendimento e citaremos algumas logo abaixo.

Dimensão Sacerdotal – Jesus ofereceu sacrifício por nós a fim de apagar nossos pecados.

Propiciação - Em Romanos 3.25,26 lemos: a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.  

A palavra propiciação tem origem no Antigo Testamento, mais propriamente do propiciatório que era usado para cobrir a arca. Evocando assim, que da mesma forma, a misericórdia de Deus em Cristo Jesus cobriu nossos pecados, numa visão Veterotestamentária, e apagou, numa visão Neotestamentária.

Dimensão Jurídico – Através do sacrifício de Jesus, não há mais condenação. Juridicamente, Ele tomou sobre si a pena que era sobre nós.

Justificação – Em Romanos 3.24 lemos: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.

Ainda, em Romanos 4.25: “ o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

A palavra Justificação remete o significado de “Declarar justo”. Ou seja, a partir do sacrifício de Jesus, Ele nos declara livres de todo pecado cometido. Em Ao. Há a menção de que haverá uma pedra branca no céu com um novo nome para cada um de nós salvos em Jesus. A pedra branca significa absolvição, pois não há nenhuma condenação para quem está em Cristo Jesus. Paulo faz menção: Rm 4.25 “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação”

Dimensão Comercial – Pagou a duplicata do pecado com sangue.

Quitação - Colossenses 2:14   tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

ü  Quitação= Duplicata era usado na época.
ü  Duplicata era pregava do lado de fora do comercio
ü  Enquanto não fosse paga não seria retirada, impedindo de comprar.
ü  Mas depois de pago, era carimbada e permanecia por longo tempo.
ü  Nossa duplicata foi pregada na cruz. Por toda vida revelando. Não devo mais nada.

Dimensão Criminal – Você recebeu o alvará de soltura, não é mais escravo.

Redenção - Levítico 25:48   depois de haver-se vendido, haverá ainda resgate para ele; um de seus irmãos poderá resgatá-lo:
I Timóteo 2:6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos:
Colossenses 1:14   no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

ü  Redenção= Comprar de volta,
ü  Readquirir pessoa ou coisa.
ü  Readquiri-lo mediante preço exigido
ü  Usado no contexto de escravos.

Dimensão Familiar – Você é parte da minha família.Herdeiro.

Reconciliação - Romanos 5:10   Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;  
Romanos 5:11   e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação

ü  Reconciliação= Harmonizar as relações interrompidas.
ü  Remover barreiras.
ü  Restaurar comunhão e comunicação.
ü  ( Ofensor, ofendido, mediador)

Ilustração

   Conta-nos uma história, que certo menino havia feito um barquinho de papelão e estava brincando nas águas da chuva que desciam na rua de sua casa. Ele soltou o barquinho e foi seguindo-o pela calçada, no entanto, sem se aperceber que logo a diante havia um grande bueiro, perdeu sua obra de arte e brinquedo.Indo para sua casa aos prantos, contou caso ao pai, que buscou lhe consolar. Afim de consolar o menino, o pai lhe convidou a passear no centro da cidade no dia seguinte. Manhã seguinte, seu pai lhe chamou e foram ao centro. Passeio daqui, passeio dali, até que passam na frente de uma loja de usados, e o pai houve um grito do menino: Ali está meu barquinho! O pai logo disse que era sua imaginação. No entanto o menino insistiu e disse: Eu fiz aquele barquinho, o conheço muito bem, não me enganaria. Entrando na logo perguntou quanto era o barquinho, e recebeu a resposta. Colocando no bolso, encontrou uma única moeda, e exatamente o calor do barquinho. Dando ao dono do estabelecimento, pegou o barquinho e logo disse. Meu barquinho, que saudades. Pensei que havia lhe perdido e nunca mais o veria. Mas agora, nunca mais nos separaremos. E você é muito especial porque é duplamente meu. Primeiro porque eu te fiz, e segundo porque te comprei.

Você é duplamente de Jesus. Ele te fez e te comprou com preço de sangue. Era a única moeda capaz de comprar sua alma, e ele o fez, não exitou, e hoje você pode ter esta certeza que ninguém o arrebatará de suas mãos.

Ministro da Assembleia de Deus em Curitiba,
Mestre em Teologia, Diretor da Faculdade Cristã de Curitiba, autor de vários livros.
Email: contato.ivantadeu.com.br

CELULAR: (41) 9881-0006
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem