ARREPENDIMENTO: uma necessidade urgente


Ao longo da vida já ouvi muitas frases como estas: "Matei e mataria outra vez, não me arrependo" "Eu disse tudo o que estava guardado há anos, não me arrependo" "Se for preciso fazer/dizer tudo novamente, eu digo, não me arrependo".
Segundo o dicionário, a palavra arrependimento é uma reação emocional para atos passados ​​pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".
A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια =  metanóia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Então arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Arrepender-se de algo praticado contra Deus e seu semelhante, tem se constituído numa das mais difíceis atitudes humanas. Não é novidade para os cristão, que tem a Bíblia Sagrada como regra de fé e pratica, essa postura comportamental. O ser humano cada vez mais distante dos princípios bíblicos e morais. Um "cristianismo nominal", comprometido com as filosofias do mundo atual e que exclui Deus da vida dos seres humanos.
Constantemente vemos na TV e nas mídias sociais, como se comportam as pessoas no trato com seus semelhantes. Palavras que ferem, que machucam e que deixam um rastro de dor e sofrimento. As relações amigáveis e conjugais estão abaladas. Cresce na sociedade pessoas sem afeto, carinho, respeito, sensibilidade e amor. Frases como: "Você vai pro inferno, e eu não te perdoou" "Nunca vou perdoar o que você fez contra mim", estão alojadas na vida e no coração de milhares de pessoas.
O poeta Italiano Giacomo Leopardi declarou: "É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças".
Jesus Cristo disse: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento". (Mt 2.17). Lucas, discípulo de Jesus Cristo, afirmou: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3.19).
Lembro-me de matéria que li no site UOL: "Cheyenne Brando, filha do ator norte-americano Marlon Brando, cometeu suicídio ao se enforcar na mansão de seu pai, na ilha do Taiti, Polinésia Francesa. Cheyenne, que tinha 25 anos, vivia reclusa na casa que seu pai mantinha há 30 anos. Ela aproveitou a ausência de sua mãe, Tarita, que visitava a igreja, para realizar sua terceira e definitiva tentativa. Ela foi encontrada enforcada em seu quarto".
Segundo o Pr. Jorge Linhares que assistia a noticia pela TV nos Estados Unidos, Marlon Brando "chegou na igreja onde estava o corpo da filha, e debruçou-se em cima do caixão, e disse: "minha filha, depois de muito tempo eu me lembrei que você existe. Estou te beijando agora no caixão, pena que você estar gelada".
Espero que seu arrependimento não seja tarde demais.
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará
Graduado em Teologia pela Universidade da Bíblia
Professor de Escola Bíblica,
Diácono, Articolunista,
vice-presidente do Departamento de Família
da Igreja Assembléia de Deus de Quixadá - Ministério Templo Central.

Contato: cilasoliv@bol.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem