Do Fracasso ao Sucesso


Texto: Gênesis 37.1-10
Introdução: José um homem sonhador que foi fiel a Deus nos fracassos e sucessos em sua vida. Passou pelo processo de crescimento diante de Deus para que seu caráter fosse moldado e para que alcançassem os seus objetivos e os sonhos. Sonhos esses que Deus tinha preparado em sua vida...
José enfrentou grandes desafios e não ficou se lamentando pelas adversidades da vida e tudo que a vida lhe impôs como processo de crescimento. Acabamos de ler uma passagem onde relata o inicio de José. Foi um inicio não tão bom e mesmo o inicio não sendo bom, não significa que o fim vai ser ruim, vemos no decorrer de sua vida o quão prospero e quão sucesso Deus entregou em suas mãos.
Vamos refletir sobre os fracassos e sucessos na vida de José:

1º Fracasso de José

*Ódio de seus irmãos (37.4-5).
*Arrogância prejudica a si mesmo. José foi um filho amado de seu pai Israel (Jacó) e aos 17 anos de idade não soube lidar com está situação, pois foi arrogante e dividiu um sonho com que não era favorável para seu crescimento. Não divida seus sonhos com pessoas que não querem seu crescimento, não divida seus sonhos com face, entrega a Deus.

2ª fracasso de José

*Ser vendido como escravos (37.27-28).
Mesmo em meios às dificuldades, problemas e fracassos, vemos a **provisão** de Deus sobre a vida de José, pois seus irmãos queriam mata-lo e acabaram vendendo (37.36) diz que foi vendido a Potifar comandante da guarda do faraó.

1º Sucesso de José

*Mordomo na casa de Potifar (37.2-4)
*Senhor era com ele. Senhor é contigo sempre....
*Abençoava tudo em casa e no campo. Sendo fiel a Deus Ele irá abençoar sua casa, sua vida familiar, seu ministério e seu trabalho.

2º Sucesso de José

* Foi fiel a Deus independente da circunstância (39.10 e 12).
*Fidelidade com Deus e com seu Senhor Potifar. Em (II Samuel 11.2-5). Davi um homem segundo o coração de Deus ... (39.13).
Vemos aqui José com o pecado na sua frente, não pecou contra Deus. Não é errado fugirmos quando sabemos que poderemos pecar.
A palavra nos exorta Tiago 4.7 - Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós.

3º Fracasso de José

* Preso por fazer o correto (ser fiel) (39.13 e 20).
*Ser fiel a Deus sempre.
Vemos na palavra de Deus, grandes homem que foram presos, torturados, humilhados ao ser fiel a palavra de Deus, mas serão recompensados na glória. Vemos no (verso 21) que quando somos fieis a Deus Ele é conosco.

3º Sucesso de José

*Livramento de Deus na Prisão (39.22) e Interpretação dos Sonhos (40.8).
*Deus Confiou todos os presos nas mãos de José. O que Deus colocar em tuas mãos faço conforme tudo o que deve fazer.
* Dom de interpretar sonhos: Se Deus te deu o sonho em sua vida ele vai dar o dom de interpretar os sonhos. José interpretou os sonhos e pede ao padeiro que se lembre dele. Às vezes fazemos o bem e recebemos o mal (40.23).

4º Fracasso de José

*Esquecimento do padeiro (40.23).
*Esquecimento Temporário (41.1 e 9-12).
Deus é contigo, mesmo que as pessoas a sua volta não se lembrem de que você fez por elas. Deus vai fazer lembrar-se de você não no nosso tempo (cromos) tempo natural e sim no (Kairós) tempo de Deus.

4º Sucesso de José: Governador do Egito

*Interpretação dos Sonhos do faraó (41.14-16).
Ele sabiá que Deus era com ele e que Deus ia dar a resposta ao faraó. Temos que ter a convicção que Deus quem nos manda a resposta para nossas vidas e nos da a provisão.
*Se torna Governador do Egito (41.37-42).
Isso só foi possível devido a sua tenacidade e persistência em aprender com dificuldades impostas pela vida a José. Vemos que ele poderia ter olhado para trás e achado não ser capas, ter raiva dos irmãos, dos mercadores de escravos, de esposa de Potifar e do Padeiro. Em quem nos temos colocado a culpas pelos nossos fracassos? Vemos também que ele aprendeu que o verdadeiro progresso só acontece quando Deus o promove. Ele entendeu que a autopromoção não substitui a promoção de Deus.

CONCLUSÃO

Nos versos (41.51-52) me chamam atenção pelos nomes colocados aos seus filhos depois de chegar ao cargo mais alto que uma pessoa poderia querer naquela época, ser governador da maior nação existente da época.

Manasses: “entregue ao esquecimento”, “entregue ao perdão”

 Retrata do que seu coração estava sentindo em épocas de grande fartura em sua vida. (perdão as pessoas que o fizeram mal) e se tornou em benção para sua vida. Filipenses 3.13. ...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.

Efraim: “aquele que multiplica”, “frutífero”, “fértil”

As mãos de Deus o abençoaram, porque foi fiel a Deus. Autor: José Wilson Bernardes da Silveira  
euricoararipe@bol.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem