Tempo de desenvolver a fé

BASE DA MENSAGEM: 1 Coríntios 12.4-9

-Introdução: Assim como a segunda epistola foi destinada a igreja de corinto, conforme indica seu nome, esta carta e uma expressão pessoal do apostolo Paulo sendo inspirado por Deus, para escreve devido à situação da igreja, embora esta carta esteja relacionando ás questões a respeito do casamento do cap.7, E das carnes sacrificada aos ídolos cap.8. Mas a verdadeira preocupação do apostolo era o comportamento dos irmãos em Coríntios cap.3 ver. 1ao9. A carnalidade daqueles irmãos fez que fossem repreendidos exortados em diversas áreas, entre outros assuntos. 

Sua fé tem crescido?


A epístola trata divisões e partidos dentro da igreja, cap.3 ver4. Depois que o apostolo Paulo o repreendeu, a situação agravou na igreja 2 Coríntios cap.10 ver 1ao12. Então ele expressa todos seus sentimentos para com os crentes em corinto, porque alguns parecia contestam com ele, dizendo que ele tinha interesses encobertos por parte dele.
 A dúvida começou a surgir por ele não ter feito parte do grupo 12 nem ter convivido com Jesus como os discípulos, cap.11 ver 1ao6. Então o apóstolo Paulo começa a dizer suas experiências cap.11 ver 16ao33.
O apostolo Paulo desenvolveu sua Fé, a fé natural onde ele acreditava naquilo que ele tinha aprendido e visível para ele, a Fé salvadora onde passou a crê em Jesus, e a fé santificadora onde ele começou a crê, que poderia ser uma nova pessoa, Poderia se uma pessoa melhor, e a fé como dom onde ele começou acredita naquilo que não via e acredita no impossível. Resumo sobre a Fé natural, Fé Salvadora, Fé santificadora, e a Fé como dom.
A bíblia diz João cap.20 ver 29-Disse lhe Jesus: porque me viste, Tomé creste bem aventurado os que não viram e creram. Somos bem aventurados porque cremos em Jesus, Termos a Fé como Dom de acredita nas coisas sobrenatural e impossível, e confiar em Deus.

1- A Fé Natural: 

O dicionário Michaelis define a fé como sendo crença, credito convicção da existência de algum fato ou veracidade de alguma afirmação: acredita apenas em fatos palpáveis e visíveis, por exemplo, a fé de Tomé, em João Cap. 20 ver 24

2- Fé Salvadora: 

Romanos cap10. Ver 17- E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de cristo.

3- Fé Santificadora: 

Pode ser entendida como parte do processo de desenvolvimento do cristão que deseja a acredita que cada dia pode se tornar melhor

4- Fé como um dom: 

Algo que vai além do natural, ultrapassa as barreiras do possível, e entra no campo do impossível, as pessoas com este dom são capazes de crer com confiança sobrenatural e tem a habilidade de confiar em Deus de uma forma especial.

-CONCLUSÃO: 

O Apostolo Paulo não andou com Jesus como os discípulos, mas ele teve um encontro com Deus, assim como nós, não andamos com Jesus como os discípulos andaram não o virmos como os discípulos viram, mas tivemos um encontro com Deus.

-ORAÇÃO: 

Agradecimento a Deus por mais uma mensagem: Obrigado Deus por pode ministrar a sua palavra que eu amo pode fazer isto. Toda gloria somente a ti. Senhor Jesus Cristo, glórias ao Senhor Deus, Glorias ao Espírito Santo.


diane.mariano@yahoo.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem