Não ficarei em silêncio

Versículo Chave: "Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo" (Eclesiastes 7.5).

 Já fui professor da EBD (Escola Bíblica Dominical), e em certa oportunidade estava eu a fazer um comentário baseado no livro de Oseias (A.T), o assunto era sobre o perdão de Deus ao seu Povo, e o profeta servia de exemplo ao perdoa a sua esposa que o tinha abandonado para viver uma vida de prostituição. Ora quando falei, mas sem olhar para a lição, que devíamos praticar o exemplo de Oséias, de repente um irmão se levantou do banco de classe e disse que não concordava com o que eu estava ensinando... 

Mas a questão é que eu estava reportando de forma direta o que estava escrito na lição, sem olhar, e visto que já tinha eu passado a limpo o comentário da lição por hora exposto aos alunos (Classe de senhores). Então entendi que o apressado irmão queria era discordar de alguma forma do comentário, embora por falta de atenção da sua parte, não observou que tudo o que eu tinha falado, estava escrito na integra da lição. Isso me leva a entender a critica de um dos pastores do Face, sobre o meu ultimo estudo “O LADRÃO (O MAU PASTOR ) VEM PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR...” ele se preocupou em encontrar erros ortográficos, em vez de encontrar erro na hermenêutica, embora não tenha erro na exposição textual, conforme os melhores comentários bíblicos como: MANUAL DE DOUTRINA – Temas Centrais da Fé Cristã, de Manford G. Gutzke, publicado pela Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, Comentário de Mood, e o Manual Bíblico de H. H. Halley etc.
O irmão disse que eu fiz um comentário” infeliz”, queria dizer para o irmão pastor que até para corrigir e ensinar, temos que ser manso conforme ensinou Jesus: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11: 29), (Não quero nem pensar o que ele diria para um irmão de sua igreja ao discordar de alguma interpretação bíblica elaborada pelo mesmo, pois o sujeito me proibiu de publica em sua pagina.) Eu entendo que o querido irmão passou a vida toda ensinando João 10:10, errado, e de repente chega um João ninguém, e diz que tá errado, mas eu gostaria de ouvir do irmão, dentro do texto de João 10, se realmente Jesus em sua parábola se referia ao diabo como aquele que veio para roubar, matar e destruir, senão para o próprio pastor mercenário que ensina errado na intenção de lucrar financeiramente...ou será que a espada do evangelho tocou no pecado do pastor que vive pregando doutrina de demônios? Escreveu o escritor na carta aos Hebreus "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).
Meus queridos irmãos não quebrei a ética pastoral ao falar de um ladrão, e creio piamente que entre nós pastores não prevalece ensino distorcido, mas tudo colocado a luz do evangelho de Jesus, exatamente como Ele ensinou. Ref.: “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.” (Atos :29-31).
Outra Passagem para meditar: "E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse." (Neemias 8 : 8) Assim, devemos fazer ao povo de Deus.

Amém!

Pr. Álvaro Olímpio

IEL - Igreja Evangélica Ludovicense
 em São Luís do Maranhão
olvaro@rocketmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem