Não vendo, e não troco

"Passados estes acontecimentos, Nabote, o jezreelita, tinha conseguido formar uma boa plantação de uvas em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria" (1 Reis 21.1).

-Introdução: Vemos aqui no livro de 1 Reis, a passagem sobre um homem chamado Nabote que tinha uma vinha que receberá do seu pai, e essa vinha estava ao lado do palácio do rei de Israel que era Acabe. Acabe um rei que estava fora da direção de Deus, casado com Jezabel, era filha do rei dos Sidônios e sacerdotisa de baal, um deus pagão. O rei Acabe vendo que a vinha de Nabote era do lado de seu palácio e quis para si, querendo então comprar a Nabote. Mas Nabote com muita sinceridade de coração, não aceita a sua oferta, pois receberá do seu pai aquela vinha, algo de muito valor para ele. Então Acabe volta a seu palácio e conversa com sua esposa Jezabel, uma ímpia esposa que desejava baal como deus em Israel, uma mulher que não temia ao Senhor.

Desenvolvimento:
"Depois, ela escreveu umas cartas em nome de Acabe, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e aos nobres que habitavam com Nabote na sua cidade" (1 Reis 21.8).
Jezabel se passa por Acabe, já ele sendo controlado por Jezabel. E envia cartas aos anciões onde Nabote habitava, e gerando um calúnia contra Nabote, dois filhos de belial (que são israelitas que se desviaram do caminho do Senhor, se curvando pra outros deuses) disseram que Nabote tinha blasfemado contra Deus e contra o rei, e assim levaram Nabote para fora da vinha e os apedrejaram até a morte. Conclusão: 
"E, quando o encontrar, isto lhe dirás: Assim diz o SENHOR ‘Assassinastes teu semelhante e ainda tens a impiedade de se apossar de sua propriedade? E diz mais: Portanto, assim determina Yahweh, o SENHOR: ‘No local onde os cães lambem o sangue de Nabote, lamberão igualmente o teu sangue; isto mesmo, todo o teu sangue!’" (1 Reis 21.19).

Como Nabote foi fiel e não vendeu aquilo o que seu pai deu, assim devemos ser. A nossa vinha nos dias de hoje pode ser, nosso ministério, a nossa vida como um cristão íntegro, nossa vida matrimonial, a Santidade, algo que o Pai Celestial deu a você. Seja fiel para com Deus, como Nabote para o seu pai, mesmo que seja algo que vai prejudicar, mas Deus o honrará pela sua fidelidade. Vemos que o próprio Deus manda o profeta Elias ir ao encontro de Acabe, e dar a sua sentença.


cleitonjust36@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS ; QUE DEUS ABENÇOE A TODOS DESSE SITE OU CANAL ; É MUITO EDIFICANTE . QUEM VOS FALA É O IRMÃO FERREIRA DE RIO ALAGOAS

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem