RECEBENDO O PRESENTES DE DEUS

Efésios 4.7-16
Neste texto diz que Cristo “... concedeu uns [dons] para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...”. Ele concedeu e concede ainda hoje dons ao seu povo. Mas o que é um dom? Qual o objetivo de um dom? A palavra “dom” significa presente! Portanto os dons são dádivas celestiais. Presentes normalmente são especiais, mas quando estamos precisando de algo e ganhamos o que precisávamos, o presente é melhor ainda. Há presentes que servem apenas para enfeitar um ambiente, mas outros podem ser usados no dia a dia. Por isso os dons (presentes) que recebemos têm objetivos específicos, ou seja, os dons espirituais são concedidos por Deus com o objetivo específico de nos ajudar nas nossas necessidades, nas nossas debilidades e capacitar-nos a cumprir a Missão que Cristo nos comissionou: ir, fazer discípulos e batizar! (Mateus 28.18-20). 

O que Deus tem te dado?

É isso que veremos neste estudo:

1. PRESENTEOU COM GRAÇA (vs 7-10)

“Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles” (Salmos 68.18). a) Você gosta de receber presentes? Lembra qual foi o último presente que recebeu? Pense, qual foi presente que você ganhou que mais te marcou? Qual o presente que você deu que mais emocionou a pessoa que o recebeu? b) O pecado nos torna rebeldes, mas a salvação é um presente valioso. Com que finalidade Deus nos presenteou com a salvação? Você tem correspondido a esse propósito?

2. PRESENTEOU COM DONS (vs 11-13)

a) Todos que receberam a salvação também recebem dons. Você já meditou quais sãos os dons que Deus colocou ao seu dispor? b) De acordo com o versículo 12, qual é o motivo de recebermos os dons? (vs 12-13)

3. PRESENTEOU COM MATURIDADE

a) A segurança de termos recebido verdadeiramente os dons é chegarmos à unidade do corpo de Cristo. Sem divisões, partidarismo, facções, etc. Comente. b) Você já sentiu que muitas vezes os nossos desejos e ambições são como de crianças? c) A idade cronológica não tem nenhuma relação com a maturidade espiritual. O que é ser um menino na fé?
-CONCLUSÃO: O melhor que podemos fazer a uma pessoa que nos dá um presente é mostrar a ela que esse presente valeu a pena. Que está sendo útil pra nós! Se eu ganho um presente e nunca uso, a pessoa que me presenteou vai ficar muito triste. Por isso, o que você tem feito com o presente de Deus, ou seja, os dons que Deus te deu? Tem usado para pregar o Evangelho ou estão guardados? Deus te chama hoje para proclamar a mensagem da salvação para os seus amigos. E você pode fazer isso orando por eles, fazendo amizade, convidando-os para a sua célula, oferecendo um estudo bíblico, levando-o aos culto.

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem