DIALOGANDO PELOS COTOVELOS

Tiago 3.7-12
-Meditação: Pelos cotovelos, é a expressão popular que se usar, quando alguém fala demasiadamente, eu acredito que é característica de alguém que não sabe se conter momentos em que deveria valorizar o silencio, mas quem sabe se conter, se a própria palavra de Deus diz que não há domínio ou poder para o homem dominar a língua, esse pequeno músculo entre os dentes? (Tiago 3.8).

Você fala demais?

Vamos refletir sobre a língua:

Quando eu era criança, ouvia os mais velhos falarem que; “quem fala demais, com certeza o corpo iria num caixão e a língua num caminhão, ao morrer” e eu acreditava que existiria alguém com esse defeito físico, mas vejo que havia um certo exagero dos meus avos a respeito dos linguarudos!? É bem certo que alguns conflitos aparecem em nosso cotidiano porque falamos demais, nisto é preciso exercitar o dom de saber falar e se calar em algumas ocasiões, desta forma estaríamos precavendo muitos males para nós e outrem. Veja em provérbios: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto” (Provérbios 18.21), Você viu que os danos da língua fazem aos fofoqueiros? "A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios” (Romanos 3.13). Por isso o silencio trás a vida aos sábios em Cristo Jesus. Não há cura fora de Cristo aos faladores, mas podemos refrear esse membro ao pedi a Deus sabedoria na administração, não só da língua, mas de todo o corpo, lembre-se que em certo momento esse membro para nada serve: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I João 3.18) Então, queridos irmãos precisamos aprender o momento certo para falar ou se calar, isso é possível se o Jesus, o filho de Deus for Senhor de tua vida, Amém! "Não falarão os meus lábios iniquidade, nem a minha língua pronunciará engano" (Jó 27.4).

Pr. Álvaro Olímpio

IEL - Igreja Evangélica Ludovicense
 em São Luís do Maranhão

olvaro@rocketmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem