O POUCO COM DEUS TORNA-SE MUITO

João 6.1-13
-INTRODUÇÃO: Quantas vezes o homem se vê desanimado ante o desafio de ter que fazer muitas coisas e honrar vários compromissos sem ter o suficiente para tal. Isso é natural. É o normal diante das circunstâncias que Deus permite para provar se temos fé. O que fazer diante de tais provas? A Palavra de Deus nos ensina sobre isso.

O que está faltando pra você?

Vamos aprender sobre o milagre da multiplicação:


I – O PRIMEIRO PASSO É ESTAR COM JESUS:

O texto bíblico fala de uma grande multidão que seguia Jesus porque via os sinais que eram operados (v. 2). Onde Jesus está acontecem coisas boas! Aleluia! Mas, para Cristo, ser um seguidor não é o que Ele espera de nós. Ele deseja que estejamos na condição de seus discípulos. Somente os discípulos poderão participar das suas grandes realizações (v.3).

II – AS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO USADAS POR DEUS PARA TESTAR A FÉ:

O fato de ter uma grande multidão faminta, que dependia da misericórdia do Senhor e de seus discípulos, em um lugar completamente inadequado para uma boa refeição tão necessária, pois esta reporia todas as forças para uma viagem de volta para as suas casas, foi o grande teste para os discípulos (Lc 9.12). A pergunta do Mestre: “Onde compraremos pão para estes comerem?” foi apenas para despertar a fé que tem que ser própria de quem diz ser amigo de Cristo, pois Jesus já sabia o que deveria ser feito (vs 5 e 6). A resposta de Filipe foi mostrar para o Senhor a realidade do momento, ou seja, não tinham condições para satisfazer a multidão (v. 7). André ousou apresentar o pouquinho que tinham, mas com a indagação: “que é isso para tantos?” (vs 8 e 9). Quantas vezes passamos por situações que, aos olhos humanos, parece impossível as coisas terminarem bem? Mas, Jesus sabe o que fazer. Quanto a nós, só precisamos confiar em Deus.

III – O SEGUNDO PASSO É PREPARAR O AMBIENTE PARA O MILAGRE

De acordo com Lucas 9.14 e 15, Jesus disse aos seus discípulos para que agrupassem os cinco mil homens em grupos de cinquenta em cinquenta. E os discípulos obedeceram à palavra do Senhor. Isso enfatiza a verdade de que Deus gosta de organização. Se quisermos ver o milagre acontecer em nossa vida será preciso que deixemos toda forma de relaxo moral, displicência ou preguiça a fim de darmos condições para Deus operar em nosso favor. Uma vida bagunçada não é ambiente para a manifestação da glória de Deus.

IV – O TERCEIRO PASSO: ABENÇOAR O POUCO QUE SE TEM!

“... E olhando para o céu ...” (Lc 9.16) é uma forma linda do evangelista relatar a atitude de Jesus diante do pouco que tem que fazer muito. Olhar para o céu significa saber que o Pai, que não deixa nada faltar para o seu filho amado, está bem presente quando o filho está em apuros e o filho sabe disso e tem paz, pois confia no Pai. Nossos olhos podem não vê-Lo, mas Ele está presente! “... Abençoou-os...” (Lc 9.16) e “...havendo dado graças...” (Jo 6.11) enfatiza a verdade bíblica de que Deus quer ver gratidão no coração do filho pelo pouco que se tem no momento. Em tudo devemos dar graças (I Ts 5.18). -CONCLUSÃO: O relato da multiplicação dos pães e peixes reforça o fato de que o pouco com a bênção de Deus faz muito mais do que o muito sem a sua bênção. E ainda podemos crer na sua promessa de que, se formos fiéis na administração do pouco que temos recebido, o muito ainda nos será confiado (Mt 25.21 e 23).


e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem