Como tem que ser a nossa mente

Pr. Agnaldo Marques


Lamentações 3.21-24

INTRODUÇÃO: O ser humano não possui a capacidade de tocar ou transformar o próprio coração. Essa é uma área que permanece como esfera exclusiva da ação de Deus, o Criador. Todavia, ainda que os recessos mais ocultos do nosso ser interior, isto é, do nosso coração, estejam fora do nosso alcance direto, a nós foi concedido o poder e responsabilidade de agirmos diretamente nos nossos pensamentos. Não podemos
modificar o coração, mas podemos modificar a nossa própria mente. A mente é a janela do coração. Quando permitimos que nossa mente seja ocupada pelas setas e sugestões das trevas o nosso coração é envolvido pela escuridão. Ao contrário disso, para que tenhamos corações iluminados é necessário que voltemos a nossa mente à direção do Pai das Luzes (Tiago 1.17). Fazemos isso quando mantemos a mente cheia da palavra de Cristo, sendo movidos pela fé, levando todos os pensamentos cativos apaixonadamente ao amado de nossa alma, o Senhor Jesus.

1. A MENTE CHEIA DA PALAVRA DE CRISTO

a) Qual tem sido a sua atitude prática em relação ao princípio contido no início de Colossenses 3.16?
O que pode ser melhorado por você nesse aspecto?
b) O Espírito Santo é quem faz a conexão entre a nossa mente e o coração. Ao enchermos a nossa mente com a palavra de Cristo estamos trabalhando para que o nosso coração seja transformado e a vida abençoada. Comente essa afirmação.
c) Como podemos proteger o nosso coração? Comente o texto de Provérbios 4.23.

2. A MENTE MOVIDA PELA FÉ EM CRISTO

a) A mente movida pela fé insiste em voltar-se para Cristo a todo momento. Diante das dores da vida você olha para a dor ou olha para Cristo?
b) Quais lições você pode extrair de Lamentações 3.21-24.
c) O que ocorrerá ao coração quando a janela da mente estiver voltada para Cristo? Hebreus 1.3.

3. A MENTE CATIVA A CRISTO

a) Comente 2 Coríntios 10.3-5.
b) Em termos práticos, o que significa levar todos os pensamentos cativos a Cristo?
c) No dia a dia, a sua mente tem sido uma janela aberta para Deus ou para o sistema mundano deste século? Medite em Romanos 12.1-2.

CONCLUSÃO

A mente é a janela do coração. Assimilar e praticar as lições presentes neste estudo fará de você uma nova pessoa ainda mais abençoada e com maior intimidade com o Pai. Trabalhe para que a palavra de Cristo habite ricamente em sua mente, traga à memória o que pode lhe dar esperança, aprenda a levar todos os seus pensamentos cativos a aquele que é o autor e consumador da nossa fé, Jesus.


e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem