GOVERNANDO COM DEUS

No livro de Mateus – 3 – 1,2 e no capítulo 4 – 17 mostra o início da pregação sobre o Reino de Deus, primeiramente João Batista anuncia  que o Reino está próximo, logo quando Jesus o Espírito Santo desce sobre Jesus no Batismo, Ele começa a pregar que o Reino de Deus já chegou. 
O Reino dá-se pela presença do Espírito Santo no lugar, porém o Espírito Santo dá-se por meio de Jesus. Não existe governo de Deus sem a Presença do Espírito Santo que recebemos  logo quando temos um encontro verdadeiro com Jesus. O Reino de Deus é o lugar de manifestação do Espírito de Santo.

Você tem servido a Deus?



O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE NÓS

 Em Lucas 17-20 e 21 declara a fonte de manifestação desse Reino, Jesus conclui dizendo que o Reino de Deus está dentro de nós,  e o mais interessante de tudo isso que esse desejo pelo Reino de Deus que é eterno, foi imposto pelo próprio Deus quando formou o homem, é o que podemos ler em Eclesiastes – 3 – 11. Deus colocou a Eternidade dentro do homem, porém o homem não pode entender a profundidade desta obra de Deus de ter colocado aquilo que é terno dentro de nós. Esse propósito só é descoberto em nosso primeiro encontro com Jesus, pois o Espírito dEle testifica com o meu Espírito que sou filho de Deus, o Espírito de Deus ativa no meu espírito o Reino de Deus, me faz herdeiro, e tudo aquilo que pertence ao Reino dos céus se torna disponível para mim, isto esta exposto em Efésios 1 – 3 ao 5.
  Um desses propósitos, que levou  Deus colocar a Eternidade, ou seja, o Reino dEle dentro de nós, vamos descobrir agora. Há um plano de redenção e governo por parte de Deus a nós, para que venhamos a governar com Ele.

O PROPÓSITO DE REINADO COM DEUS

É interessante atentarmos para 2 dos objetivos de Jesus, um deles está em I João 3 – 8: Jesus veio para desfazer as obras do diabo; o segundo encontramos em Mateus 18-11quando afirma que o Filho de Deus veio para salvar o que se tinha perdido. É interessante que essa passagem de Mateus nos remete a simplesmente uma vida que se perdeu, uma ovelha perdida, uma pessoa afastada dos caminhos do Senhor, porém existe outra coisa que se perder que o Jesus Cristo veio salvar, a autoridade e governo do homem sobre a terra, porém dessa vez esse governo e autoridade se daria por meio do Reino de Deus estabelecido e manifesto pelo próprio homem. Vamos ver isso mais afundo no próximo ponto.

O HOMEM PERDE O GOVERNO SOBRE  A TERRA

 No livro de Gênesis 1 – 27 ao 30 observamos Deus dando ao homem autoridade e governo sobre a terra e sobre tudo o que existia, Deus abençoou Adão  para liderar tudo isso, comissionando ele a multiplicar, encher, sujeitar e dominar a terra, era impressionante o nível  de influência e autoridade que Deus confiou a Adão no jardim, porém com o pecado, toda essa autoridade e influência foi passada para o diabo, o próprio diabo expressa isso em Lucas 4 – 5 ao 7, Deus tinha dado ao homem poder sobre todos os reinos do mundo, porém o próprio diabo afirma que isso foi entregue a ele, por intermédio de Adão.  Porém Jesus veio recuperar isso novamente, quando o pregador escreve o livro de Eclesiastes e revela que Deus colocou a eternidade dentro do homem, porém o homem não pode entender a obra que Deus fez, foi isso, toda a autoridade foi entregue ao diabo por meio do homem, muitas vezes ainda hoje, por não entender a obra e o propósito de Deus para nós, entregamos a autoridade de nossas vidas para uso do diabo. Paulo, na carta de Efésios 5-17, traz uma exortação importantíssima quando afirma: “Não sejais faltos de juízos, mas buscai saber qual seja a vontade do Senhor. Devemos buscar isso para as nossas vidas hoje. Qual é a vontade de Deus para mim quando Ele decidiu colocar Sua Eternidade dentro de mim?
  Jesus veio “salvar” essa autoridade e governo que se havia perdido no jardim por Adão, e desfazer as obras do diabo de sobre o homem, em Mateus 28-18 ao 20 Jesus, declara que toda a autoridade lhe foi dado tanto no céu quanto na terra, e nos comissiona a desfazermos as obras do diabo por meio dEle, Jesus passou essa autoridade a nós, o governo do Reino de Deus passa a se manifestar por meio do homem comissionado por Jesus, porém a declaração de Paulo em Romanos 8-19 ao 21 afirma que a natureza, a criação aguarda a manifestação dos Filhos de Deus, ou seja, eu e você, no vers. 20 Paulo revela que a criação ficou sujeita a vaidade não por vontade própria, mas pela vontade daquela que a sujeitou, ou seja, Adão no jardim, porém no vers. 21 afirma que essa mesma criação espera ser liberta quando os filhos de Deus se manifestarem. Isso confirma cada vez mais a comissão dada por Jesus em Mateus 28 a nós, seus discípulos.

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU


Deus quer se manifestar aos homens por meio dos homens que se dispuserem a Ele, por meio dos homens que entendem qual é Sua vontade e obra. Em Daniel 4-34 e 35 o rei Nabucodonosor, após estar passando por um momento de crise, ele volta os olhos aos céus e seu entendimento retorna, ele passa a entender a soberania de Deus, e que seu reino não é nada diante do Reino de Deus, que ele mesmo afirma que o domínio é eterno e o Reino é de geração a geração. Nabucodonosor se converte de um rei soberbo, que pensava na própria vontade, para um Deus renascido por Deus, ligado e focado com as coisas do Céu, é o que Paulo afirma em Colossenses 3- 1 e 2. Nabucodonosor traz uma revelação exata da dinâmica do manifestar de Deus, quando ele afirma: “...e segundo a Sua vontade ele opera com os exércitos do céu e os moradores da terra”; ou seja, Deus estabelece nos céus e manifesta na terra a Sua vontade, há uma harmonia nesse Reino onde os céus e a terra trabalham juntas, em um ambiente onde o Reino de Deus está estabelecido, se confirma aquilo que Jesus diz no evangelho de Mateus 6 – 10: “Venha o Teu Reino, e seja feito a Sua vontade assim na terra como no céu”. Deus Irá manifestar o Céu na Terra por meio das pessoas onde o Reino dEle está estabelecido. Venha o Teu Reino Senhor!

Murilo Mattos
Igreja Embaixada do Reino de Deus Florianópolis-SC
e-mail: murilo_dellano@yahoo.com.br

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem