APRENDENDO COM APOSTOLO PAULO


2 Timóteo 2.1-13
Paulo orienta ao seu discípulo que, na tarefa de fazer novos discípulos, o fortalecimento precisa vir de Deus através da graça que está em Cristo. Se não for assim, ele não suporta as pressões do ministério. Paulo desenvolve um relacionamento tão cuidadoso que o chama de “meu filho”. Neste estudo veremos que o apóstolo traz uma Palavra de estímulo, mostrando que é possível alcançar pessoas comuns e transformá-las em discípulos de Cristo. Nesse grande desafio, faz analogias com o soldado, o atleta e o agricultor, enfatizando que, no novo estilo de vida do discípulo, pode contar com a fidelidade de um Deus que é imutável em auxiliar nessa tão nobre tarefa.

Você é discípulo de quem?

1. TRANSFORMANDO HOMENS COMUNS EM DISCÍPULOS (vs 1-3)

a) Podemos observar o trabalho de discipulado do apóstolo Paulo. Ele buscou a Timóteo, um homem comum, e, no decorrer do tempo, foi ministrando e orientando esse novo discípulo ao ponto de atingir um nível de relacionamento como o de pai e filho. Pensando nisso, que relação você faz entre você o seu discípulo? b) O modelo de Paulo é muito ensino e muito testemunho, e pedia a Timóteo que reproduzisse o modelo aprendido para pessoas que deveriam reproduzi-los também. O ensino que você faz ao seu discípulo é suficiente para que ele contagie a outros?

2. DECISÃO, DEDICAÇÃO E DISCIPLINA (vs 4-10)

a) O soldado, o atleta e o agricultor, são três modelos de vida a serem seguidos; o soldado deve estar sempre de prontidão; o atleta é obediente às regras da competição, isso é disciplina; e o agricultor é paciente e trabalha intensamente para obter o fruto de sua labuta. Pensando nisso, de que maneira o discípulo de Cristo é como o soldado, o atleta e o agricultor? b) Paulo cita diversas atividades em que os fatores decisão, dedicação e disciplina são necessários. Você considera importante esses fatores no seu trabalho com o seu discípulo? c) Você acha que todo discipulador deve ser discípulo? Sim.

3. ESTILO DE VIDA (vs 11-13)

a) Só podemos ser bem sucedidos no trabalho de discipulado se morrermos para o estilo de vida do mundo. Você concorda com essa afirmativa? Por quê? b) De que forma o seu estilo de vida tem influenciado na tarefa de transformar discípulos em filhos?

CONCLUSÃO

O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcançar os alvos de Deus. Jesus e o apóstolo Paulo são exemplos perfeitos em servir a Deus, confiantes que ele daria a cada um de acordo com as suas obras (2 Coríntios 5.9-10). O grande desafio é alcançar homens e mulheres comuns, e para que isso aconteça é necessário decisão, dedicação e disciplina, levando-os a adotar um estilo de vida semelhante ao de Jesus, até que o caráter de Cristo seja forjado no novo discípulo, fazendo dele um filho na fé.
e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem