ENTRE DOIS CAMINHOS


Deuteronômio 30.11-20 e Mateus 7.13-14
-INTRODUÇÃO: Ensino de Jesus sobre os muitos que andam pelo caminho que favorecem a si mesmos, o caminho da comodidade, e os poucos que aceitam a verdade em busca de segurança eterna, sem se importar com o preço a ser pago. Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas (com Cristo e sem Cristo, céu e inferno).

QUAL É A SUA ESCOLHA?

1) Duas portas: I Reis 18.21

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal” (Dt 30.15). “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”. (I Reis 18.21). Larga: Alude ao modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro (Mt 7.12), esse é o caminho que conduz ao inferno – o nome da porta é EGOÍSMO. Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus – a pessoa tem que vencer todas as inclinações naturais (Lc 13.24), o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro. “portanto tudo o que vós quereis que os homens façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7.12).

2) Dois Caminhos

Os caminhos são a sequência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha, a vida passa a ser moldada pela escolha. Não é o destino que determina o nosso futuro, mas sim a nossa escolha, e Jesus é a única escolha. Ele diz em João 14.6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Caminho Largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados. Tem uma aparência florida, atraente e sedutora. Caminho estreito – porta estreita: não oferece espaço suficiente para que um pecador passe com todo seu volume de iniquidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar esse caminho, que é Jesus, Ele alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens, glória e traz descanso, segurança e paz. 

Veja João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

3) Dois tipos de companhias

Muitos viajantes na estrada larga e poucos na estreita. Valores do Caminho estreito: arrependimento e fé. Valores do caminho largo: egoísmo e todas as suas manifestações.

4) Dois destinos

Caminho espaçoso leva à perdição. Destruição: desperdício; perda de tudo que é valioso para a existência. Campbell Morgan diz que destruição significa: limitação apertada, confinamento, prisão até que tudo seja destruído por meio de tensão esmagadora. 
O Caminho estreito leva a uma vida sem pecados e sem dor, e vida eterna com Cristo, “ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3.21)

CONCLUSÃO

O Pai nos dá duas opções: Vida ou Morte? Bênção ou Maldição?; “escolhe pois a vida para que vivas tu e a tua semente” (DT 30.19). Ouça os conselhos de Deus e escolha o melhor e único caminho para a eternidade.

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem