A Síndrome da Rejeição

Ev. Enilson Vilagran Gomes


Juízes 11
Em Juízes 11, vimos um conflito familiar, onde um jovem chamado Jefté sofre por um erro cometido pelo seu pai Gileade, quando o mesmo teve um relacionamento extraconjugal com uma prostituta, o que fez com que o moço viesse a ser tratado como filho bastardo por seus irmãos sendo impedido de ter parte na herança que lhe era por direito, sentido por tal tratamento veio a distanciar-se de sua família indo para uma terra chamada Tobe, sendo que em primeiro momento sua família não reconheceu suas qualidades, pois era valente e valoroso e sim deram ênfase a uma mancha existente na sua vida causada pelo seu pai que havia se relacionado com uma prostituta. Quero falar sobre 1(uma) Lei e 2 (dois) estatutos criados no Brasil para proteger pessoas que sofrem rejeições e que são as causas de inúmeras mortes e agressões físicas e psíquicas que atormentam essa classe de vidas de nossa sociedade brasileira e mundial. Como Policial Militar a 26 anos no Rio Grande do Sul e coordenador das Políticas Sociais do 6º e 2º Regimentos de Polícia Montada e atuante no serviço operacional, pude conviver com o sofrimento diário de Idosos, Mulheres e Crianças vítimas das mais diversas atrocidades cometidas pelo ser humano, que diz ser um ser racional, mas pela falta do conhecimento de Deus e de sua Palavra comete atos irracionais, por isso a preocupação das autoridades em fazer leis e estatutos para resguardar a integridade física, moral e intelectual dessas classes.

Você está sendo rejeitado?

Vou dissertar com breves palavras sobre a Lei e Estatutos criados por nossos legisladores:

Lei Maria da Penha

Veio para proteger mulheres que estão em muitos casos em situação de dependência financeira de seus cônjuges o que lhes fazem sofrer, todo o tipo de rejeição e humilhação pois vivemos em uma sociedade onde ainda se tem muitas vezes e no sul de nosso País ainda mais por ser uma cultura conservadora a ideia que a mulher é uma posse e não uma companheira, fazendo com que seus esposos descontentes por não receberem obediência incondicional as tratem com as mais diversas torturas psíquicas e físicas, onde muitas dessas mulheres indefesas são mortas, mulheres que tinham como objetivo de ter alguém que lhe amassem, respeitassem, mas não perceberam que “Dormiam com o inimigo”.
O que me deixa triste é que em muitos desses casos por mim atendidos, era de lares que conheciam o Evangelho. Deixo minha pergunta a Pastores e Professores da palavra, será que estamos buscando trazer o conhecimento das Leis para o nosso povo saber os seus direitos e deveres perante a Lei? Ou estamos escondendo debaixo do tapete a sujeira por não sabermos tratá-la, após um culto de muita alegria e regozijo, muitas mulheres Cristãs estarão gemendo e chorando pela dor causada por palavras e até mesmo por mãos que se ergueram minutos atrás para adorarem ao Senhor, mas que também foram usadas por satanás para trazerem a desgraça e dor as Servas do Senhor. Devemos expor com mais clareza e transparência esse assunto.

Estatuto do Idoso

Outro problema vivido no dia-a-dia, pessoas que por não serem consideradas produtivas, são jogadas em asilos e muitas vezes por filhos Cristãos conhecedores da Palavra, desconhecedores da palavra de Deus que diz “Como a Palmeira florescerá o justo..... E Na velhice ainda darão frutos” fazem esses anciãos sentirem-se estorvos, onde muitos deles pensam em até tirar suas próprias vidas por ser grande a desilusão e decepção com seus entes queridos, ao qual durante suas vidas inteiras trabalharam para dar o alimento, estudos e ver seus filhos bem educados e prósperos, mas o que recebem é o abandono, jogados como algo inservível, desnutridos, desassistidos e incompreendidos, carentes de pessoas que parem para dar ouvidos as suas histórias de vida antigas mas que servem para nos como experiências para nossas trajetórias na terra.
Fica a pergunta: estamos investindo em serviços sociais em nossas igrejas e de atendimento aos menos desfavorecidos, ou estamos preocupados em fazer santuários grandiosos para elevar o nosso nome ou de nossa denominação? Estamos usando nossa mão de obra qualificada que existe em nossas igrejas, tais como Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, ou são só membros de banco?.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Algo que cresce assustadoramente é a rejeição de crianças por parte de pais que não planejaram o nascimento de seus filhos, ou que são frutos de romances temporários ou de encontros casuais, tendo como consequência o nascimento de seres que terão que sofrer por toda a vida com a falta de Amor, Carinho, Alimento e Educação, e, não é raro os casos de milhares de Fetos que passam pelas tubulações das grandes cidades vindas de clínicas clandestinas, onde crianças inocentes não tiveram a oportunidade de ver a Luz do dia brilhar.
Poderia falar muitas outras experiências vividas em meu trabalho, mas o que posso afirmar é que pessoas maltratam pessoas, a doença que mais atinge o ser humano é a depressão e muitas vezes ocasionada pelo abandono, falta de Amor, desilusão, decepção e Rejeição como sofreu Jefté, mas no final da historia desse jovem se você ler até o versículo 11 verá que Deus não abandona seus filhos e o melhor ainda está por vir, não desanimes, se estás em uma dessas situações acima mencionadas, saiba que no Mundo tereis aflições, tende bom animo EU venci o mundo e VÓS também vencereis, DEUS está vindo em teu auxílio: "Ainda que meu Pai e minha Mãe me abandonarem o Senhor me recolherá e Pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama, mas EU não esquecerei de VÓS, ASSIM DIZ O SENHOR" (Isaías 49.15).

Ev. Enilson Vilagran Gomes

vilagran@brigadamilitar.rs.gov.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem