Esta é a Vontade de Deus para a Família

Pr. Agnaldo Marques


"EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR" Josué 24.15

-INTRODUÇÃO: Em Lc. 6.47- 48 Jesus falou sobre a prudência do homem que edifica a casa sobre as Suas palavras: Casa firme, edificada sobre a rocha, que resiste às chuvas e ao vento, e não cai. Evidentemente Cristo fala não de um prédio, mas do outro sentido que tem a palavra casa: família.
Uma família está edificada sobre a rocha quando está assentada sobre o alicerce inabalável da Palavra de Deus. É a família integrada no corpo de Cristo: o edifício bem firmado sobre a Rocha eterna (Mt. 16.18). Como pode e deve toda a família estar integrada na Igreja do Senhor Jesus é nosso assunto hoje. É bom lembrar que o sentido de Igreja, aqui, não é o de uma organização local, mas o de Igreja espiritual, da qual a igreja deve ser expressão. Voltemos nossa atenção para a família de Jesus, onde viveu até os 30 anos de idade, e poderemos verificar a partir do texto de Lucas 2.39-52, alguns pontos muito significativos:

1. Era uma família obediente à Lei do Senhor (v. 39)

Por meio da Lei de Deus somos ensinados como devemos viver no mundo. Por isso, é importante que obedeçamos à Palavra de Deus, que é toda a Escritura Sagrada.

2. "Crescia o menino" (v. 40)

Isso significa que seus pais cuidavam de sua saúde (alimentação, higiene, hábitos sadios) e que havia cooperação do próprio menino. Para dar sabedoria espiritual, Deus usa também a sabedoria que se aprende na escola, nos livros. Jesus também foi à escola (sinagoga), teve professores, também precisou dedicar-se aos estudos. Mas, acima de tudo, crescia na Graça de Deus.

3. José e Maria eram religiosos

Todos os anos iam de Nazaré a Jerusalém, a fim de participarem da festa da Páscoa, a mais importante e significativa para os judeus. Uma viagem trabalhosa, longa e cansativa. Não eram só José, Maria e Jesus, havia outros filhos: Tiago, José, Judas, Simão, além de Filhas (Mc. 6.3). Mas esse esforço era feito porque integrava toda a família no povo de Israel.

4. A família de Jesus era uma família normal

O próprio Jesus, aos 12 anos, causou um problema que, certamente, afligiu toda a família, quando ficou em Jerusalém e seus pais voltavam para Nazaré. No meio do caminho julgou que ele havia se perdido (v. 43-45); quando o encontraram no templo, Maria chamou sua atenção delicadamente (v. 48). Os irmãos de Jesus, quando adultos, não criam nele (Jo.7.5).

5. Jesus era obediente aos pais

Como filho e adolescente, Jesus era um menino normal. Era crente, tinha consciência de que era o Messias (v. 49), mas não deixou de reconhecer a autoridade de seus pais -"era-lhes submisso" (v. 51). A família é uma sociedade onde há diferentes autoridades que precisam ser reconhecidas e acatadas para o bem de todos.

6. Crescimento saudável

Finalmente observamos que, nesse ambiente, "Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" (v. 52). Jesus foi um homem forte e saudável; do contrário não poderia realizar a pé, com os apóstolos, todas as viagens que fez, do norte ao sul da Palestina, indo a todas as cidades, vilas e aldeias para que todos ouvissem a Sua mensagem.
"Jesus crescia em graça diante de Deus e dos homens", significa que, como homem, Ele se tornava cada vez mais aberto para receber bênçãos espirituais de Deus; como resultado, Ele crescia em graça também diante dos homens, granjeava sua simpatia, com qualidades de caráter que possuía. Mais tarde Ele foi desprezado e até odiado, foi quando iniciou e continuou Seu ministério. Enquanto uma pessoa é apenas uma pessoa de bom caráter, é admirada por todos, mas quando começa a realizar um ministério com rigorosa fidelidade a Deus, o adversário se levanta contra ela e consegue muitos comparsas para lhe fazerem oposição.

CONCLUSÃO:

A família de Jesus é o modelo que podemos e devemos seguir. Se fizermos assim, nossa família estará bem integrada no reino de Deus.



e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem