O OLEIRO E O BARRO


Agnaldo Gonçalves


Jeremias 18.1-6
"A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel".


-INTRODUÇÃO: Esta é umas das mensagens mais lindas que Jeová traz a um de seus profetas para que fosse levada para todos os povos. E olhando para ela vejo a preocupação de Deus com a pessoa do homem que nada mais é do que o barro, pois "a priori" devemos entender que existem três tipos de linguagem das quais dependem a interpretação da bíblia sagrada, as linguagens literária, figurada simbólica. Neta mensagem veremos como se nasce um verdadeiro vaso, pois ninguém pode negar que também há somente um oleiro que tem o domínio da verdadeira técnica para se fazer um vaso, mas não um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as intempéries da vida.

Diante dessas palavras gostaria que você abrisse o seu coração e se deixasse ler tocado pelo oleiro, pois só Ele pode fazer de você uma nova pessoa.
Mas para que se nasça um verdadeiro vaso novo há de se levar em considerações os quatro passos tomados pelo oleiro que sabemos ser Ele, Jeová, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.

QUEM FOI O PROFETA CHAMADO JEREMIAS?

O profeta Jeremias era filho de Hilquias, isto para diferenciá-lo de outros Jeremias que aparecem na bíblia. Foi um profeta da cidade Benjamita de Ananote, talvez tenha sido descendente do profeta Abiatar, que serviu o Rei Davi. A vida de Jeremias é a mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT, pois ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações. Jeremias é comumente conhecido por "profeta chorão", também tudo que ele falava o povo fazia o contrário. No cap.16.1, Jeremias recebe ordem de Deus para não se casar ou ter filhos, isso para ilustrar seu ministério, e mostrar que um profeta precisa viver o que prega, ele foi chamado quando tinha cerca de 18 a 20 anos de idade, que missão hein? Jeremias tinha poucos amigos, como todo profeta, mas seu grande companheiro foi seu escriba chamado Baruque, você tem um Baruque em sua vida, saiba que o nome Baruque significa "abençoado", agora você entende porque Jeremias andava com Baruque? Jeremias foi contemporâneo dos profetas Naum, Habacuque, Obadias e Ezequiel. Esse foi o profeta Jeremias, um grande profeta. Mas você sabia que existem três tipos de profecias?

TIPOS DE PROFECIAS

Estudando a bíblia podemos notar três tipos de profecias pelas quais Deus falava com seu povo.
a) PROFECIA VERBAL: É quando ela é falada tipo: "assim diz o Senhor".
b) PROFECIA FACTUAL: Quando é um fato real, concreto que aponta para o futuro.
c) PROFECIA SIMBÓLICA: Quando um símbolo é tomado, usado como mensagem. Conforme veremos. Que neste contexto é a nossa mensagem.
Mas Jeremias era profeta e não oleiro, por isso Jeová precisava levá-lo até a casa do oleiro para que ele pudesse saber como falar.


OLEIRO, UMA PROFISSÃO

A profissão de oleiro é uma das mais antigas que se tem notícia e até hoje pouca coisa mudou desde então. A matéria prima continua sendo o barro, a mesa e o torno, usado para conseguir a forma oca e ideal para os vasos. Sabemos que na cidade de Susã, região do Oriente médio a cerca de 4500 anos a.C. já se usava o torno, e depois de Sesã, o torno passou a ser usado também na Mesopotâmia, hoje atual Iraque.
Diante de tão grandes informações e após ter recebido de Deus a ordem para ministrar uma palavra para a igreja onde pastoreio, após ter orado então recebi esta mensagem e decidi visitar um oleiro que tem em minha cidade. Na conversa que tive com ele lhe perguntei como se faz um vaso de barro. Ele me disse que precisa de muito trabalho e me revelou os passos para se fazer um bom vaso.


1º PASSO: SEPARAR O BARRO

Talvez você não saiba, mas existem cerca de 200 (duzentos) tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaçal, no meio do mato longe da cidade, longe do convívio da sociedade, o local é bem dentro do lodo. Se você pensar um pouco verá que o barro tem um cheiro muito forte, e não é um cheiro perfumado, ou que se diga, que cheiro bom, mas só o oleiro tem a capacidade para ver um vaso em um monte de barro, no meio do lodo.
E lá vai o oleiro, seu nome JEOVÁ, saiu a procurar um barro para que se faça um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, era eu e você, então o oleiro enfiou a sua mão e retirou o barro.
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor Jeová te separou e olhando para você como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu coração que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo começar a imaginar que lindo vaso você daria. Alegre o seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu. Não aceite palavras que os outros tentam te intitular, você é escolhido de Deus, e isso ninguém pode negar, pois todo vaso só chega a vaso se for barro.


2º PASSO: AMASSAR O BARRO

Bem, após separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, então o oleiro fará que o barro passe por alguns processos indispensáveis, ou se não for assim o barro nunca chegará a ser um bom vaso e a história de que vaso ruim não quebra é pura mentira do diabo, quem não quebra é vaso bom.
Bom, agora que o oleiro tem o barro, ele começa o processo, e o primeiro processo é o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento, pois o tato lhe mostra pequenos pedaços de madeira e pedras que ainda estejam no meio do barro.
É por isso que vejo muitas pessoas caírem na sarjeta. É por não deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívias, vícios, pois estas coisas não podem ter em um vaso feito pelo verdadeiro oleiro.
Deixe Jeová te colocar as mãos e então verá que sua vida ainda tem coisas que devem ser retiradas para que você possa ter comunhão com o oleiro, e assim o próprio oleiro depositará em você a confiança de que realmente você dará um bom vaso.


3º PASSO: MOLDAR O BARRO

Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e após o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro começa a moldar o barro. Então o oleiro o coloca na roda, ou torno e começa a girar a roda, e com as suas mãos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai começando a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no começo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dúvidas começam a surgir, mas ninguém disse que ser crente era fácil!
Primeiro o oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai nos dando forma por dentro, a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, é por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vão indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse também doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso está quase pronto. Às vezes achamos que estamos pronto, mas o oleiro nos lembra do último processo.


4º PASSO: A FORNALHA DE FOGO

Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
Isso não é magnífico. Sei que parece ser desnecessário, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecha o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é seu valor de mercado ou o que chamamos de "quilate".
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro é o fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro do lodo, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.


CONCLUSÃO

Muitos de nós queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro conforme a vontade do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a vida.


Agnaldo Gonçalves

agnaldog58@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. Filipe Domingos dos Santos22 de outubro de 2022 às 14:43

    Glorias a Deus por essa mensagem linda e maravilhosa. Deus é fala de forma muito simples e poderosa em nossas vidas. Agradeço a Deus por ter encontrado essa mensagem. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem