O Projeto de Deus para você

Pr Christiano Marques


Provérbios 16.1 "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR".

-INTRODUÇÃO: Napoleão Bonaparte, o grande líder francês quando decidiu invadir a Rússia, enviou uma mensagem ao Czar russo, avisando-lhe, que iria invadir e dominar o território russo. O Czar ao ler a mensagem, orou à Deus e enviou a seguinte resposta à Napoleão: “O homem planeja e Deus maneja.” Quando o emissário entregou a mensagem, Napoleão ficou irritado e devolveu a resposta ao Czar: “Saiba o senhor, que eu sou aquele que planejo e que manejo!” Resultado, antes de chegar a Rússia, Deus não precisou descer do seu trono para mostrar a Napoleão quem manejava todas as coisas, enviou apenas uma tempestade de neve que destruiu o exército francês, e Napoleão voltou humilhado. Esta história serve para nos mostra que o homem gosta de planejar e quer ver seus projetos realizados.

Você conhece o projeto de Deus para sua vida?

Vamos aprender sobre o projeto de Deus para nós:

I – OS PROJETOS DE DEUS NÃO PODEM SER IMPEDIDOS

O grande projeto de Deus foi o de remir a humanidade, projeto este arquitetado antes da fundação do mundo, “Porque Deus nos escolheu n’Ele antes da fundação do mundo...” (Ef 1.4) Deus criou todas as coisas em perfeita harmonia, e colocou um querubim com uma congregação de anjos para protegê-la.

II – DEUS TEM UM PLANO PARA A SUA VIDA!

Platão já dizia que: “O ateísmo é uma doença da alma.”, não crer na existência de Deus é idiotice, é pura tolice, pois, “Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama as obras das suas mãos.” (Sl 19.1) e “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” (Sl 24.1) Deus é o criador de todas as coisas, é impossível olhar para a infinitude do cosmos e achar que é obra do acaso. Voltaire referindo-se ao universo disse: “Não posso crer que haja um relógio tão grande, sem que haja um relojoeiro para acertá-lo.” Davi fala sobre o embrião, para que este embrião viesse à existir, centenas de espermatozóides lutaram para fecundar o óvulo, somente um conseguiu (às vezes mais que um) isto aconteceu comigo, com você, dentre muitos um conseguiu, este um sou eu, é você. O pequeno embrião não estava a esmo no ventre da mãe, um projeto elaborado dentro do coração de Deus já existia para mim e para você. Você está na mira de Deus, Ele conta com você, o exército de Deus está marchando sobre a terra com poder e autoridade implantando o Reino de Deus, divulgando as boas novas de salvação, anunciando o retorno de Jesus a este planeta, e sabe de uma coisa? Deus conta contigo, você faz parte do projeto de Deus. Spurgeon certa vez disse ao seu filho: “Meu filho se Deus te chamar para ser um missionário, não te rebaixes ao ponto de querer ser rei da França.”

III – PREPARA-TE! ALGO GRANDE VAI ACONTECER.

Amado, Deus te chama para realizares algo tremendo, uma grande obra. Nosso Deus é um Deus de grandes coisas, grandes milagres, grandes obras, Ele é grande! Não te apegues a coisas materiais, não deixes a soberba possuir teu coração, não busques o aplauso da multidão, queira antes agradar à Deus e cumprir o chamado. Pedro e André largaram as redes e seguiram à Cristo, não havia promessas de bens materiais, de bajulação pública, de satisfação, de prazeres carnais, a promessa era: “Sigam-me e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4.19), o mesmo aconteceu com Tiago e João, os filhos de Zebedeu. Gideão estava malhando o trigo no lagar, desejava guardar um pouco de alimento para os seus, já que os midianitas saqueavam tudo. Deus tinha algo maior, chamou-o a libertar Israel das mãos dos inimigos, Deus disse a ele: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou Eu quem o estou enviando?” (Jz 6.14) Davi apascentava ovelhas, mesmo tendo irmãos mais belos e mais ‘fortes’, foi o escolhido por Deus para ser rei.(I Sm 16.11-13) Porque não citar Eliseu que arava a terra com bois quando Elias lançou sobre ele a capa, Eliseu matou os bois, fez um churrasco deu ao povo para comer, fez uma festa e depois partiu com Elias. Oh! Irmão, Eliseu sabia que era mais valoroso ser profeta do que empresário de aradura. (I Rs 19.19-21) Quem está disposto a largar tudo e ir após o Senhor? Quem está disposto a dizer como o homem que era copeiro do rei, mas, quando ouviu o chamado de Deus para ser profeta, disse: “Eis-me aqui. Envia-me!” (Is 6.8) Santo, Deus te convida, sim Ele te chama à fazeres parte do seu exército, algo grande vai acontecer contigo se te dispuseres a entregar-se completamente para que o Soberano cumpra o seu propósito em ti. Winston Churchill, durante a Segunda guerra mundial, olhou para os seus soldados e falou: “Nada tenho a oferecer aos meus compatriotas, senão sangue, sacrifício, suor e lágrimas...qual será nosso futuro? Eu respondo: guerrear no mar, na terra e no ar, com toda a força e poder que Deus nos der.”

CONCLUSÃO

Amado, voltemos um pouco no tempo e lembremo-nos dos santos homens de Deus que desbravavam os sertões do nordeste brasileiro, passando sede e fome, sofrendo perseguições de políticos e líderes religiosos, mas, não temiam nada, pois, tinham um só alvo, implantar o Reino de Deus; um só temor, o de pecar contra Deus; uma só ambição, a glória de Deus.


Pr Christiano Marques

pregadorclm@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem