Vencendo os traumas!

Damazio Machado


II Samuel 4.4 e 9.1
-INTRODUÇÃO: Mefibosete pode ser considerado um colecionador de traumas. Toda sua história de vida foi marcada por perdas e situações traumáticas. Seu exemplo nos mostra como vencer os traumas da vida. Muitas pessoas sofrem com complexos e marcas negativas que impedem de ser feliz. Mas com Deus existe uma saída.

Você está traumatizado?

O grande trauma de mefibosete se divide em 5 partes distintas:

1. Trauma físico

Sua deficiência, consequencia de um acidente, impediaque ele exercesse a posição de Guerreiro.

2. Trauma familiar

Perdeu o pai e o avô no mesmo dia. Perdas traumatizantes em sua família. Se tornou um bastardo solitário.

3. Trauma social

Agora é levado pra morar em Lodebar, uma terra longe, deserta, sem pasto, sem riqueza. Ainda morou de favor, sendo criado por uma ex empregada sua. Sua condição era humilhante, como um mendigo. Ainda para piorar, se as pessoas soubessem que era descendente de Saul, poderiam tê-lo como inimigo.

4. Trauma emocional

Suas emoções eram baseadas somente em lembranças .Que as boas eram poucas por sinal, pois aos 5 anos ele sofreu acidente que mudou sua vida. E com 5 anos não se lembra de muitas coisas. Daí vem a depressão e baixa estima. Apenas ouvia falar de histórias que seria um herdeiro do trono. Mas na verdade não tinha nada.

5. Trauma espiritual

Com todos os traumas de sua vida, ainda havia o agravande de não poder servir a Deus. Pois seungo a lei, pessoas aleijadas não poderiam entrar no templo (Levíticos 21.18). Com isso, sua fé enfraqueceu. Não buscava mais ao senhor.

-CONCLUSÃO: Mefibozete se achava esquecido, mas Deus nunca se esqueceu dele. Deus usa Davi pra o abençoar. Deus o amou não olhando pra sua deficiência. Ele venceu os traumas e de lodebar ele teve que sair. Passou a viver no palácio e se assentar na mesa do rei.

Damazio Machado

damaziio123@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. meu nome é Flora, age louva-radeço a Deus,porque sofri muito ,mas tive tambem muitas vitórias Só Deus faz alma feliz,ainda quero ser feliz aqui na terra vencer os traumas a solidão,as maldiçoes hereditárias,os pesadelos as angustias e sempre dar graças a Deus e louva-lo porque tudo passa

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem