Davi, homem segundo o coração de Deus

Pr. Rogério Martins


I Samuel 18.1-5
INTRODUÇÃO: Davi sem dúvidas está vivendo aquilo que Deus havia prometido Pelo Profeta Samuel,após rejeita a Saul porque Saul estava em desobediência com Deus,isso lhe custou o reino.
Logo após ser ungido Davi volta para o campo para cuidar das ovelhas de seu pai,um trabalho que embora fosse desprezado por muitos,Davi faz com muito amor: prova disso é que ele defende a pobre ovelha da boca do leão e também do urso, sua arma é uma funda e pedras,Davi não tem espada porque espada é arma de guerreiro, Davi é Pastor.

Como está o seu coração?

Mas observe que os obstáculos estão cada vez mais difíceis na vida de Davi, assim também é possível que acontece com você e comigo, porque nas lutas que somos capazes de vencer somos fortificados e teremos experiência de vida.
Davi estava trabalhando quando chegou um pedido de seu paí para ir até ao vale para levar marmitas aos seus irmãos e trazer noticia a seu pai. Davi, mais uma vez na obediência,deixa as ovelhas sobre o cuidado de um pastor e vai ao local indicado. Quando entrou no arraial de Israel foi que ouviu a voz estrondosa de um forte homem de guerra falando palavras de afronta ao povo de Deus, foi exatamente aí que ele percebeu a oportunidade de ver acontecer o que Deus havia prometido a ele, enquanto muitos vêem lutas travadas outros vêem oportunidades de vitórias inesquecíveis.

Todos viam um gigante mas Davi via uma ponte para sua bênção.

Ele provoca para lutar com ele um homem das fileiras de Israel mas não se levanta ninguém,nem mesmo o rei Saul se pronunciar a respeito das afrontas, quando Davi ouve isso ele disse quem é esse sujo pra afrontar o exército do Deus vivo? Eu irei em nome do Senhor dos Exércitos,tudo que Deus queria de Davi além é claro da obediência era posicionamento o que o rei Saul não tinha,devemos nos posicionarmos na frente da batalha porque eles estavam posicionados do lado de lá e israel do lado de cá e você de que lado está? Depois de uma longa o explicação a Saul ele é liberado pra batalha. Davi primeiramente vai ao Ribeiro escolher as pedras que usaria Na funda ele escolheu 5 pedras lisas sem arestas, e sua escolha e feita na beira do riacho provavelmente de joelhos no chão falando nisso com Deus,ele falava com Deus que iria no nome do Senhor fonte de sua confiança,ele conhecia suas fraquezas e dependências de Deus. O embate se dá em Efes Damim que significa 'cessou todo sangue'. Naquele momento Davi já sabia que Deus lhe daria a vitória. A pedra viajou na direção da cabeça o gigante não acreditava no que estava vendo o povo via um gigante enorme Davi via uma cabeça enorme Para Errar a pedrada,ele caiu mas não foi a pedra da funda que matou o gigante Funda é uma arma para afugenta animais menores urso o leão o lobo mas Davi usou a Espada do gigante Para cortar a cabeça do gigante,Deus havia preparado o gigante para honrar Saul mas no dia da batalha ele fugiu da responsabilidade Deus não tem prazer em quem recua. Se te mostrar fraco no dia da angústia pequena Sera a sua força. Davi Está tendo a maior experiência de sua vida uma cabeça enorme em Sua mão um exército correndo em sua direção aplaudindo o que tinha acontecido,uma multidão em fuga pelo vale deixando para traz tudo o que tinha pra fugir o mais rápido possível para salvar sua vida,muitos gritos de alegria Davi vê a mão de Deus Atuar novamente a seu favor, uma sensação de euforia e ao mesmo tempo de serviço cumprido.

Vejamos 5 coisas que Davi recebe de Jônatas, o filho do rei Saul:

1) COBERTURA

Primeira coisa que ele recebeu foi uma cobertura que os Reis usavam sobre a roupa,essa capa de cobertura real permitirá que Davi seja reconhecido no meio do povo e também tenha entrada livre na presença do Rei, NÃO FOI EXATAMENTE o que Jesus Cristo o filho do Rei fez por nós, quando nos deu uma veste nova e nos fez entender que temos livre acesso ao Pai, por causa de seu filho. Deu uma espécie de roupa de baixo que serve de proteção pra o corpo liberando do calor e do frio.

2) ARMADURA

A segunda coisa que Jônatas deu para Davi foi a sua armadura. Desta vez Davi aceita o presente, porque passa a sentir-se como um guerreiro como se tornaria a partir de então. Deus prepara tudo para aquele nele espera, lhe dando a armadura de Deus (Efésios 6.11).

2) ESPADA

Davi tinha lutado com arma de pastor funda mas agora Jônatas está dizendo que ele Teria que ter uma arma de guerreiro arma de Rei,você Terá guerras que terá que enfrentar de frente a frente com seu inimigo,vai aparecer muitos na tua frente que terão que ser enfrentado com uma espada bem afiada.

3) ARCO

Este instrumento quase cirúrgico,tem a dimensão de acertar alvos mais distantes, porém pra isso tem que se empregar força pra traz esse movimento Repente que estamos voltando,da à sensação de Estamos indo para traz no nosso alvo, mas é só pra ganhar força e velocidade, quando formos atirados ao alvo acertaremos com toda convicção na mosca.

4) CINTO

Para um Judeu o cinto representava a honra de um homem, quando tivesse que falar deveria estar sempre cingido. Mas o cinto é algo que circunda o lombo do homem representando que Deus o envolve por todos os lados,protegendo assim Conta tudo que vier contra ele. Assim estais pois singelos os vossos lombos com a verdade (Efésios 6.14).

CONCLUSÃO


Quero orar a Deus que nos dê essa firmeza e obediência que Davi tinha no Senhor. Espero que possa ser útil com minhas palavras. Deus abençoe a todos.

Pr. Rogério Martins

e-mail: rogerioeritex@hotmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem