A presença de Deus



II Samuel 6.1-14
-INTRODUÇÃO: A “Arca do Testamento” sempre foi um objeto importantíssimo para o povo de Deus. Objeto central do Tabernáculo, era construída de pau de cetim e revestida de ouro por dentro e por fora. Seu comprimento era o equivalente atual de 1 metro e 22 centímetros e sua largura e altura, iguais em 762 milímetros.
A Arca da Aliança significava de uma forma simples, direta e concreta, a presença de Deus entre o seu povo. Devido a esse seu aspecto de santidade, devia ser carregada apenas pelos sacerdotes e levitas, conduzida apenas em ocasiões especiais e de uma forma muito especial.
Esse texto nos ensina algumas lições sobre presença de Deus:

I- A PRESENÇA DE DEUS DEVE GERAR EM NÓS UMA ATITUDE DE:

a) Louvor e adoração: v. 5, 14, 15
b) Reverência e santo temor: v. 6, 7
Precisamos silenciar a “força carnal” para não fazer como Uzá. Guardar os pés e silenciar os lábios (Ec. 5.1-2).

II- A PRESENÇA DE DEUS DEVE TER ESPAÇO ESPECIAL EM NOSSA VIDA

Davi desejava estabelecer uma “casa” especial para ela a Arca da Aliança, onde estaria a presença do Senhor (II Sm. 7.17).
O Novo Testamento diz que somos “novas criaturas” (II Co. 5.17) e também “templo do Espírito” (I Co. 6.19). Por isso Deus diz: “Sede santos” (I Pe. 1.16).

III- A PRESENÇA DE DEUS DEVE GERAR EM NÓS UMA “PREOCUPAÇÃO EQUILIBRADA”

Onde o Espirito do Senhor está, há liberdade (II Co 3.17) e plenitude de alegria (SI. 16.11). Essa alegria e liberdade que devem ser motivação para o louvor, a adoração e o quebrantamento não podem, porém se transformar em irreverência, falta de respeito e falta de temor. Não devemos ter medo, mas reverência, temor e contrição (II Sm. 6.9,10).

IV - ONDE ESTÁ A PRESENÇA DE DEUS HAVERÁ BÊNÇÃOS SEM MEDIDA

Deus quer abençoar o seu povo com sua presença poderosa (II Sm 6.11,12).

-CONCLUSÃO:

Aproveitemos sempre a presença de Deus, mas isso com a seriedade e responsabilidade com a qual Davi se expressa nas palavras: “como farei subir a mim a arca do Senhor?” (II Sm. 6.9).
Que Deus nos abençoe!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem