O QUE NOS FAZ ODRES VELHOS?

odres do tempo bíblico


“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam”. Mateus 9.16-17
O Senhor Jesus nos fala sobre odres, que são recipientes geralmente confeccionados com couro ou pele para transportar líquidos. O mestre usa esse objeto para nos ensinar a respeito de dois tipos de odre: odres novos e odres velhos.
Existe uma batalha muito grande na nossa mente para que continuemos sendo odres velhos e se deixarmos nossa mente vencer essa guerra deixamos de desfrutar do melhor que o Senhor tem pra nós caso nos tornemos odres novos.
Hoje o Senhor quer renovar todas as áreas da nossa vida, fazendo tudo novo e melhor, mas para isso precisamos entender algumas coisas responsáveis por nos tornarem
odres velhos e quanto continuar aceitando essas coisas na nossa vida nos
prejudicará no futuro.

O que tem nos feito odres velhos?

1° LUGAR: TEMPO

O tempo deveria ser um mecanismo de crescimento, aperfeiçoamento e amadurecimento, mas para muitas pessoas é apenas um processo de envelhecimento e pensamentos pessimistas achando que não podem realizar seus sonhos e só resta esperar a morte chegar.
O tempo tem que nos levar a perfeição, pois nossa vida tem que ser como a luz do amanhecer, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Não veja o tempo como um inimigo e sim como um grande presente de Deus, que de hoje em diante cada dia que você despertar e abrir os olhos você veja cada dia como um lindo presente de Deus, veja o novo dia como mais 24 horas para você buscar seus sonhos e ser feliz.

2° LUGAR: PASSADO

Para algumas pessoas as palavras presente e futuro não existem. Pois para elas somente a palavra passado existe. Essas pessoas jamais viveram coisas novas em Deus.
Imagino que não seja fácil, especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o futuro que parecem tão assustadores.
Quem não para de sonhar com o passado não percebe quando a felicidade lhe estende a mão a convidando para uma bela dança.
O ontem só existe na lembrança, o amanhã é apenas uma possibilidade, nada nós podemos fazer pelo ontem, se desejamos mudar a nossa vida o momento de fazê-lo é no tempo que se chama hoje

3° LUGAR: FALTA DE VISÃO

Existem pessoas que ficam tão presas ao velho, mesmo que esse velho as faça sofrer e não conseguem ver o que Deus está fazendo na vida de tantas pessoas, sendo que muitas dessas pessoas estão bem próximas a ela.
Será mesmo que só nós que estamos certos?
Tantas pessoas aceitando a Cristo, permitindo que o Senhor mude suas vidas para melhor, recebendo bênçãos e milagres. Enquanto nós apenas observamos e deixamos a duvida cegar nossa visão pra tudo de maravilhoso que Deus quer fazer.
“O pior cego não é o que não vê, mas é aquele que vê, mas não enxerga”.

4° LUGAR: FERIDAS, TRAUMAS E COMPLEXOS

A pele do animal que tivesse alguma ferida ou trauma não servia para ser odre novo.
Da mesma forma vivemos hoje, muitas pessoas que acham que por que já fizeram isso ou aquilo de errado na vida não podem ser abençoados e ter a vida transformada pelo Senhor ou pessoas que por acharem que determinada área de suas vidas já estão muito machucadas e que não receberiam a cura do Senhor.
No capítulo 11 do livro de Juízes conta a história de um homem chamado Jefté. Ele era filho de uma prostituta desprezado por seus irmãos. Jefté tentou fugir diante de tantos traumas, feridas e complexos, mas Deus o escolheu para uma grande obra e mudou a vida dele.
Deus não escolhe ninguém por ter uma linda família ou uma história de vida maravilhosa. Ele nos abençoa e muda nossa vida sempre basta deixarmos Ele entrar na nossa vida e no nosso coração para nos tornarmos odres novos e termos nossas vidas transformadas.

5° LUGAR: ACOMODAÇÃO E CONFORMISMO

Em determinado ponto a Bíblia conta que o rei Davi tentou fazer um homem chamado Mefibosete viver coisas novas. Porém ele estava acomodado e conformado em Lo-Debar.que era um lugar muito ruim, ele era herdeiro, mas vivia como escravo tinha o novo, mas acostumou-se com o velho, até que ouviu a voz do rei e experimentou coisas que jamais havia imaginado.
Mudar é bom. Mudar vai melhorar a sua vida e também a vida de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.
“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes”
E a felicidade se chama Jesus e hoje Ele esta te chamando para mudar sua vida como fez na vida de Mefibosete.
Lemos lá no começo da pregação que o odre era feito de pele ou couro de um animal ou seja havia derramamento de sangue. E para que nós sejamos odres novos e tenhamos uma vida abençoada e transformada alguém que te ama muito derramou seu sangue para mudar a tua vida . Então não importa o que tem atrapalhado a sua vida de receber o novo do Senhor saiba que o sangue de Jesus limpa todo pecado e transforma a sua vida.

Minhas orações hoje é que você abra seu coração pra esse Deus que tanto te ama e quer fazer tudo novo em sua vida.
e-mail: marcos.cesar190488@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

5Comentários

  1. Gostei de mais desse estudo aprendi mt mais para meu crescimento espiritual

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante,obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa reflexão Deus abençõe sempre a sua vida ! Fui muito eficicada com esse texto!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem