Segredos do jovem que Deus usa

Lucas 3.7-20
-INTRODUÇÃO: Para servir a Deus e agradar-lhe, é necessário que preenchamos certas qualidades de vida. Deus não aceita para seu serviço, vidas que apresentem medo, incredulidade, revolta, inconstância, etc.
Partindo do exemplo de João Batista, queremos ver os segredos na vida do Jovem para que Deus possa usá-lo.

O maior segredo do jovem usado por Deus é a HUMILDADE:


1. João Batista reconheceu que Jesus era maior do que ele.

a) João 1.15 “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim”.
b) João 3.30Convém que ele cresça e que eu diminua”.

2. Reconheceu que não era digno de desatar as sandálias do Senhor.

Lucas 3.16 “Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

3. Reconheceu que Jesus era o Cristo

Alguns já o queriam colocar ele próprio, João, como sendo o Cristo, mas João Batista não aceitou sabendo quem seria o verdadeiro Messias.
a) Lucas 3.15 “Estando o povo na expectativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo”.
b) João 1.29 “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.

4. O jovem que Deus usa, precisa ser humilde.

Humildade é simplicidade, modéstia, sujeição. Contudo não é ser idiota, tolo. Vejamos ainda alguns pontos:
a) Precisamos demonstrar humildade no serviço e dedicação para como o nosso irmão: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2.3).
b) Precisamos levar uma vida humilde: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4.1-2).
c) Observe a exortação de Pedro aos jovens: “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (1 Pedro 5.5).

-CONCLUSÃO: Sejamos como João Batista. Devemos cultivar a humildade, pois assim estaremos prontos para servir ao Senhor.

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem