Vencendo o inimigo com a Armadura de Deus

AUTORA: Reniuza Lino
Efésios 6.11.18
INTRODUÇÃO: Deus nos convoca ou conclama a engajar em seu exército, onde Ele é o general. E somos considerados como soldados e se somos soldados temos que estar prontos para guerrear a qualquer momento. Deve estar pronto para defender e atacar.
Defender” significa evitar que o inimigo faça ou marque ponto, significa prestar socorro, proteger a si ou a outro.
Atacar” significa investir, dar começo, iniciar, atuar, agir, investir, lançar-se violentamente e inesperado.
Em um quartel há uma inscrição, depois uma seleção, depois uma preparação. Então os soldados recebem instrução e se prepararam para a batalha, ele aprende a se defender do inimigo, a fazer acampamentos, aprende a atacar, aprende a sobreviver em meio as adversidades, aprende a usar as armas que são fornecidas a ele, e também as farda ou uniforme.

Ao escrever as cartas que ficaram registras na Bíblia Apostolo Paulo usou exemplo das às armas usadas pelos soldados romanos da época, para fazer comparação com as armas espirituais. Neste tempo as armas de guerra eram diferentes das armas de hoje. Não existia fuzil, metralhadoras, canhão, espingardas, revolver ou mísseis. 

ALERTA: O cristão está enganchado num conflito espiritual com o mal. No tempo presente o cristão está empenhado a lutar contra o mal mediante o poder do Espírito Santo.
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrerá; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Lutar contra seus próprios desejos, “o eu”, contra as tentações, contra o príncipe das trevas. Enfim o crente está convidado a ser uma pessoa separa do mundo para Deus. Então vamos vestir o soldado para a guerra espiritual, e esta guerra é constante, o inimigo sempre estará tentando nos fazer cair em suas armadilhas” (Rm 8.13).
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5.17).
“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Rm 7.19).
E este combate continuará até que o crente venha a galgar a vida do povir. Os soldados de Jesus jamais deixam ser vencido
“Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl 5.1).
Quando um exército perdia a batalha ou guerra estes eram levados cativos, servindo de escravos para o inimigo. Por isso devemos estar alerta defendendo e atacando.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef. 6.11).
Definições:
REVESTIR - Significa tornar a vestir, proteger, pondo ou aplicando determinado material como proteção.

ARMADURA – É um conjunto de peças usadas para a defesa como proteção direta ao corpo. Para que possais estar revestido contra as astutas ciladas (arapuca, armadilhas, ardis) do Diabo.
Quais são elas?
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8).
Por isso precisamos estar revestidos. Nossa luta não é contra carne e nem sangue, ou seja, não é contra nosso parente, amigo, irmão, esposa, esposo, mãe, pai, filhos... É contra o inimigo de nossa alma.
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).

HOSTES ESPIRITUAIS - trata – se de Satanás e uma multidão de demônios.

PODERES DAS TREVAS – São os governantes espirituais do mundo
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Que incitam ou induzem aos ímpios a se opões contra a vontade de Deus” (2 Co 4.4).
Constantemente atacam aos crentes – soldados (Dn 10.12).
“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno” (Mt 13.38).
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” (Ef 6.14).

CINGIR OS LOMBOS - significa vestir com roupas bem justas para proteger. Era usada uma couraça, uma peça da armadura para a defesa das costa e peito.

COURAÇA DA JUSTIÇA - fala de verdade, ou virtude de dar a cada um o que é seu
“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25).
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15).
“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Definição –Evangelho da paz” (Ef 6.15).
Quem está calçado com o evangelho da paz, onde passa ou vai fala de boas novas de salvação, leva notícias de alegria, não vai inimizade, não leva contendas, disputas, não levanta contentas entre o próximo, mas sim promove a paz.
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef.6.16).

ESCUDO - Antiga arma de defesa, feita de couro (1 Rs 10.17a “Fez também trezentos escudos de ouro batido”) ou de metal, geralmente de forma circular ou oval, que os soldados, por meio de braçadeiras, prendiam num dos braços para se protegerem dos golpes de espada ou de lança (1Sm 17.45; 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.).
O escudo também usado durante aos cercos, sendo muitos deles colocados juntos de forma a proteger as cabeças dos sitiadores contra os dardos e pedras. Era desonroso perder o escudo no combate, tal ato entre os gregos era castigado com pena de morte. Era motivo de orgulho para o guerreiro guardar brilhante o seu escudo. Quando não se usava estava sempre coberto sendo fracionado com azeite para livrar dos estragos do tempo. Os escudos de ouro eram muito usados para manifestação ostentosa (exibição luxuosa, depois da batalha).
Escudo da fé: “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1Jo 5.4a). A fé é descrita como escudo por isso o soldado jamais deve perder a fé a fé, pois é desonroso.
“Tomai também o capacete da salvação” (Ef 6.17a).

CAPACETE - Fala de proteção para nossa mente, e ouvidos. Era na forma de uma carapuça com peças que cobriam as orelhas e o pescoço, era de bronze ou metal amarelo.

ESPADA - Sua forma era variada às vezes curta e larga, às vezes reta ou com curva, às vezes de um só corte às vezes de dois. E sempre levada na cocha esquerda. A espada é a mais antiga arma de ataque mencionada na Bíblia. É muitas às vezes sinônimo de guerra (Sl 57.4), graça ou juízo (Ap 1.16).
“espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.17b).
A palavra de Deus é a arma mais ofensiva (de ataque) do crente. Por esta razão Satanás fará de tudo para o crente desacreditar na palavra de Deus
“Orando no espírito” (Ef 6.18).
A oração não pode ser considerada apenas mais uma arma, parte da guerra, onde a vitória é alcançada com o agir de Deus. Deixar de orar diligentemente, com toda perseverança, sob todas as formas de oração em todo tempo é render-se ao inimigo e deixar de lutar
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12).
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fp 4.6).
“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças” (Cl 4.2).

Orar é conversar com o seu General Jesus Cristo, soldado valente.

Pastora Reniuza Lino
Formada em Teologia IBICAMP
Membro da CIAD (Convenção Internacional das Assembléia de Deus)
E-mail: reniuzialino@hotmail.com


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem