DÍZIMOS E OFERTAS

"Todos os dízimos da terra, tanto dos produtos das lavouras como dos frutos das árvores, pertencem ao SENHOR; são, portanto, dedicados a Yahweh" (Levítico 27.30).
"Trazei, portanto, todos os dízimos ao depósito do Templo, a fim de haja alimento em minha Casa, e provai-me nisto”, assegura o SENHOR dos Exércitos, “e comprovai com vossos próprios olhos se não abrirei as comportas do céu, e se não derramarei sobre vós tantas bênçãos, que nem conseguireis guardá-las todas" (Malaquias 3.10).

O QUE É O DÍZIMO? 

A palavra hebraica para dízimo é [ma’aser] que significa “décima parte”. O dízimo é uma doutrina bíblica, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
O Significado dos Dízimos:

Entregar o dízimo é um ato de adoração a Deus por sua bondade e a fidelidade.
"Portanto, não digas no teu íntimo: ‘A minha força e o poder do meu braço me conquistaram estes bens e riquezas. Antes, te recordarás de Yahweh teu Deus, porque é Ele o que te dá força e capacidade para gerar riqueza, confirmando a Aliança que jurou a teus pais, conforme hoje se constata claramente" (Deuteronômio 8.17,18).

EXEMPLO DE PESSOAS ENTREGARAM OS DÍZIMOS NO A.T:


O dízimo foi incluído posteriormente na Lei (Dt 14.22-23) Na instituição da Lei a tribo de Levi não teve herança na distribuição de terras em Israel. Deus estabeleceu que eles seriam sustentados pelos dízimos do povo. Em contrapartida eles eram responsáveis para alimentar o povo espiritualmente. Isto é, eles ministrariam o ensino e cuidariam do tabernáculo e dos utensílios usados na adoração. (1Cr 6.48; 2 Cr 31.4,5; Js 18.7 Dt 10.9; 12.19; Nm 18.24).
ABRAÃO: "Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos nas tuas mãos!” Então Abrão lhe entregou o dízimo de tudo" (Gênesis 14.20)
JACÓ: "E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te devolverei a décima parte como oferta de louvor!” (Gênesis 28.22).

OS DÍZIMOS NO N.T. O EXEMPLO DE JESUS:

A FINALIDADE DOS DÍZIMOS 


Como foi visto, o dízimo antes da Lei de Moisés era espontâneo e refletia gratidão. Na Lei ele era usado para o sustento dos sacerdotes (A tribo de Levi 2 Cr 31.4,5). No Novo Testamento ele passa a ser usado no sustento dos obreiros, (1Tm 5.17,18; 1Co 9.7-14) realizar a obra da evangelização, assistência social, e suprimento do dia-a-dia da administração. E assim como nas nossas casas temos gastos, na Igreja não é diferente, tem as manutenções, gastos com energia, água e etc.
Muitos não entregam o dízimo alegando ser coisa da Lei, mas Cristo deixou claro: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mt 5.17) Cristo também falou: “Daí a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus. (Mt 22.21) A César pertencia os impostos, e a Deus? Evidentemente o dízimo! Isto é um fato verídico.

ONDE ENTREGAR O DÍZIMO?

O texto de Malaquias 3.10 está no modo imperativo: “trazei”, é uma ordem que o destino dos dízimos é a casa do tesouro. Que hoje em dia é a Igreja.

AS OFERTAS – O valor da oferta é livre.


CONCLUSÃO: Os dízimos e Ofertas faz parte da vida de um Cristão, que reconhece, que o Senhor é generoso e misericordioso com as suas vontades. Sabemos que tudo é do Senhor inclusive as riquezas aqui da terra. Por isso devemos devolver ao Senhor aquilo que Ele nos manda, porque tudo provém do Senhor.
"Celebrarás então a festa de Shavuót, das Semanas, em honra de, teu Deus. A oferta espontânea que tua mão fizer deverá ser proporcional ao modo como o SENHOR, o teu Deus, te houver abençoado" (Deuteronômio 16.10).
Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”. Cada pessoa coopere conforme tiver proposto em seu coração, não com pesar ou por constrangimento, pois Deus ama o doador que contribui com alegria" (2 Coríntios 9.6,7).
"Porquanto, toda prata e todo ouro a mim pertencem! Afirma o Senhor" (Ageu 2.8).


cleitonjust36@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem