Vivendo com as coisas lá do alto

Texto básico: Colossenses 3.1-17
-Introdução: Augusto Nicodemos fala uma frase; “Embora os cristãos precisem pensar e focar nas coisas lá de cima, tem responsabilidades terrenas”. Nós devemos viver buscar e pensar nas coisas lá do alto, pois é de lá que encontramos a salvação. Mais a correria de hoje em dia, esta nos atrapalhando a viver com as coisas lá do alto. Mais vamos ver como Buscar as coisas lá do alto, como pensar nas coisas lá do alto e o que ganhamos como isto. Você tem vivido com as coisas lá do alto? Você tem buscado o reino dos céus? 

Você já nasceu de novo?


I. Buscai as coisas lá do alto: v.1; 5-12

1.1 – Paulo começa assim para os colossenses: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo. Eu irei fazer uma pergunta. Você já foi ressuscitado com Cristo? Eu creio que todos nós já fomos então nós devemos buscar as coisas lá do alto. Mais como busca as coisas lá do alto? 1 – Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena. v. 5-6. Ou seja, separai-vos das práticas da velha natureza. 1.2 – Prostituição impureza. Ou seja, sexo antes do casamento e fora (Ilustra> Antigamente era normal o sexo). Paixão lasciva desejo maligno. São Homens e mulheres que vivem escravizadas pelo o pecado que são governadas por seus desejos e que jamais tentam governá-los. Avareza que idolatria. O desejo de ter mais. Por estas coisas é que vem a ira de Deus. (sobre os filhos da desobediência).

2 – Despojai-vos, a vossa natureza: v. 7-9a.

1.3 – Ira indignação. Ira ela bíblica Ef. 4. 26 “Irai-vos e não pequeis”. Ou seja, a ira é um sinônimo de algo que está errado. (Ilustra: Jesus, Moisés, Paulo e Pedro). Indignação significa ira intensa; ódio, raiva. Ou seja, ela é um rancor. Maldade maledicência. Linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros.

3 – Revestistes do novo homem: v. 9b-12.

1.4 – Quando nascemos de novo, quando nos revestimos em uma nova criatura nós mudamos, nós vivemos para o pleno conhecimento daquele que nos criou.

II. Pensai nas coisas lá do alto: v.2; 13-17

2.1 – Devemos pensar nas coisas lá do alto, e não as que são daqui da terra. Mais como podemos pensar nas coisas lá do alto?

1 – Vivendo em comunhão com os irmãos: v. 13-15.

2.2 – Suportai-vos uns aos outros. Nós devemos suporta uns ao outros. Perdoai-vos mutuamente. Essa palavra perdoar doer muito dos ouvidos de pessoas ignorantes e pecadores, “pois quem não ama a seu irmão a quem ver como vai amar a Deus a quem não ver”. 1jo. 4.20. Como Deus vos perdoou, assim também perdoai vós. Como Igreja devemos perdoar a todos como Deus nos perdoou. 2.3 – cf. V. 14. O amor é o vínculo da perfeição. 2.4 – cf. V. 15. Somos um só corpo.

2 – Vivendo na Palavra de Deus: v.16-17. 

Ou seja, tudo que nós for fazemos ter que ser em palavra. Pois só pela à palavra de Deus é que nós encontramos à perfeição. 3 – Vivendo em comunhão com Deus. Dt. 6. 5; “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. 2.2 – Pergunta de transição. Porque então nós devemos viver com as coisas lá do alto?

III. Porque morrestes com Cristo: v. 3-4.

3.1 – Nós morremos para o pecado e agora vivemos para Deus, nós nascemos de novo somos novas criaturas para honra e gloria do nosso senhor Jesus Cristo. Se vivemos para Deus então o que eu vou ganha com isso? 1 – Ganhamos um novo lar. (céu). Fp. 3.20; “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Eu estou aqui, mais meu lugar é em outro lugar. 2 – Seremos manifestados juntamente com Cristo. Vv.4. 3 – Teremos a eternidade de glória juntamente com Cristo Jesus. A maior dádiva que nós temos é a salvação, nós não vamos até o Cristo para nós termos uma vida boa, nós vamos a Cristo para ter a eternidade. Conclusão: Vamos viver para Deus, vamos busca as coisas lá do alto, pensa nas coisas lá do alto, porque morremos para esse mundo. Então vamos viver para O nosso Deus. Vamos deixa essa vida de pecado, essa vida que não ama mais o próximo. Vamos viver para Deus porque morremos para esse mundo e agora vivemos para o nosso Deus, o Criador do universo.
gilliardequeiroz@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem