O CEGO BARTIMEU


"Assim que ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Marcos 10.47

INTRODUÇÃO: A Narrativa vai nos dizer que Jesus saindo de Jericó (v.46) com seus discípulos e um grande multidão, Bartimeu o cego, vai esta na beira do caminho mendigando. De repente percebe que vem uma multidão seguindo o Mestre Jesus.

Você está cego à beira do caminho?

Se você estiver como Bartimeu, faça como ele:



1- Reconheça a Jesus

Ouvindo que era Jesus quem passava começou a clamar, "Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim" (v.47). Bartimeu reconheceu Jesus como o filho de Davi, reconheceu como Messias (Rm 15.12). O problema de muitos cristãos hoje dentro das igrejas, é que não reconhece a "Jesus" como o Messias, porque o seu foco está na multidão e não em Jesus.

2- Clame ao Senhor

Eles o repreendiam e mandavam que ficasse quieto, mas cada vez ele clamava mais alto por misericórdia (v.48). Um bom exemplo de desespero na oração. Deus vai responder você, mediante a sua petição, mediante a sua insistência (Lc 18.1-8) (Jr 33.3). Quanto mais ele clamou mais sua fé cresceu, quanto mais ele se viam impedidos, mais isso os auxiliava a se agarrar aquilo que estavam desejando. Quando o cristão de verdade, quer viver uma vida com Deus nada pode o impedir ( Rm 8.35-39).

3- Tenha bom ânimo

As mesmas pessoas que mandaram a Bartimeu que se calasse, foram os mesmos que falaram pra ter bom ânimo (v.49), porque Jesus o chamava, vemos um fato parecido no livro de II Samuel quando Davi, manda chamar a Mefibosete para se assentar a mesa, e tomar por herança aquilo que era seu (II Sm 9.11) Porque no mesmo lugar a qual ambos foram humilhados, ali mesmo foram exaltados.

4- Lance fora a capa

"Lançando de si a sua capa" (v.50). Um sinal de grande ansiedade e alegria para conseguir chegar perto de Jesus o mais rápido possível. Quando as pessoas desejam encontrar a Deus, irão encontra lo, sem exceção. O anseio de Bartimeu superou todas as dificuldades. Quantos hoje em dias permitem que coisas pequenas os atrapalhem a orar e a servir a Deus! Bem aventurado é o homem que não tolera algo que impeça de chegar a Deus e de conseguir resposta para as orações que estão em harmonia com as promessas e a provisão do evangelho.

CONCLUSÃO:

Jesus sabia o que ele precisava, mas queria um pedido especifico e uma demonstração de verdadeira fé (v.51). Uma lei para obter uma resposta a oração é " pedir, buscar e bater" (Mt 7.7-11; 21.21,22). A fé sempre será recompensada não importa qual a necessidade (v.52), ou quão impossível ela pareça ser (Mt 17.20; 21.21,22; Mc 9.23; 11.22-24). O homem recebe "de acordo com sua fé" (Mt 9.29) Não encontramos nenhum caso nas Escrituras em que a verdadeira fé foi exercida, em relação a algo pro medito por Deus e a resposta não foi dada por Deus. " E seguiu Jesus pelo caminho" O problema é que quando Deus da a benção o crente para de caminhar, estaciona pelo caminho, mas aprendemos com Bartimeu que ele seguiu Jesus pelo caminho, porque Bartimeu sabia que Jesus era o próprio caminho (João 14.6).

Cleiton Justiniano dos Santos


cleitonjust36@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem