A ABOMINAÇÃO QUANDO CHEGAR...

(ESCATOLOGIA DO A.T PARA N.T)
"Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes". (Marcos 13.14).
-Meditação: Jesus faz referencia a Daniel 11.31, esse episodio não só mostra a credibilidade aos livros das profecias, como marca um episodio novo na vida da futura igreja que apontaria para o futuro com mais cautela nas coisas do por vir. (Escatologia). A chegada do rei do norte contra a cidade santa era inevitável, precisaria então que o povo estivesse preparado para a fuga em direção dos montes ou montanhas. Essa profecia excepcionalmente foi cumprida mais ou menos em 168, visto que Antíloco Epifanes construiu um altar de abominação e ali sacrificou um porco.

Mas as profecias bíblicas em casos mais delicados onde a fé é colocada em jogo, tornou-se incisivas para maior conscientização do homem em sua desobediência, pois o nosso Senhor deixar que esses fatores venham se repetirem mais de uma vez, assim aconteceu no texto de Daniel, quando Tito, o general romano (tornou-se imperador mais tarde) invadiram e saquearam o templo do Senhor, trazendo assim, profanação no lugar santo. Cabalmente tudo se cumpriu do que foi predito pela boca de Daniel e fortalecido no ensino de Jesus. Toda correção de Deus tem de volta o resgate do homem de seu pecado, porém neste evento houve contribuição que beneficiou a igreja futura, pois durante a fuga do povo de Deus, tiveram a minuciosa preocupação de esconder em cavernas as escrituras sagradas (manuscritos) de vista para o mar. Graças ao nosso Salvador que teve misericórdia do seu povo, não deixando que a total destruição tomasse de conta dos seus corações. No livro de apocalipse, a esperança é restabelecida para quem não se entregou aos destruidores da esperança, quando o João escreveu por ordem do Mestre a centeia da fé nestas palavras: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10), aleluia nada pode deter o verdadeiro adorador.
"Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino" (Lucas 12.32).

Pr. Álvaro Olímpio

IEL - Igreja Evangélica Ludovicense
 em São Luís do Maranhão
olvaro@rocketmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem