Entrando e Saindo de Lo-Debar

pés no chão seco rachado

II Samuel 9.1-13

1. O que é Lo-Debar? 

Cidade em campo; de terra sequíssima; nem capim crescia ali; a água utilizada vinha de uma cidade que distava cerca de 37 Km, que vinha por condutores, que devido seu aquecimento, provocava ânsia nos seus consumidores.

As pessoas de Lo-Debar viviam em extrema situação de penúria e miséria. Que importância tinha uma cidade assim? Ela se tornou importante porque ali morava o filho de um rei: Mefibosete. Esse menino, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, caso seu pai não tivesse morrido. Agora, aleijado, já não teria mais o direito de pleitear ao trono. Não teve uma infância normal, não correu com as outras crianças. 
II Samuel 4.4 – com 5 anos de idade, sua ama sabendo da noticia da morte do rei Saul e de Jonatas, o tomou e fugiu: apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Ela que cuidava dele, o deixou cair.
Quero te perguntar: Quem te deixou cair, quem foi a pessoa que não suportou a sua dor e te deixou cair?
Mefibosete foi levado a Lo-Debar, lá ficou e foi levando sua vida. Já não possuía mais a riqueza de Saul e Jonatas. No esquecimento, na obscuridade, vivia em Lo-Debar.

2. A realidade de Mefibosete

Mefibosete tinha entre 25 e 30 anos de idade. Todos os dias lamentava sua situação; Ele tinha lembranças do conforto do palácio; dos cuidados que recebia; Agora, Lo-Debar era a sua realidade. Uma terra árida, seca, miserável.

3. A vida de Mefibosete começa a mudar

II Samuel 9.1 – Ziba era um servo da casa de Saul e ele respondeu ao rei: há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés; mencionou um homem que era coxo, não falou seu nome, falou de seu defeito. É assim que as pessoas fazem para nos desqualificar, apontam seus defeitos. Imagino o alvoroço que foi quando os soldados entraram naquela cidade pobre, onde viviam a mesmice constantemente, de repente, os soldados reais, chegam procurando a casa dele.
Segundo os soldados, Mefibosete não moraria mais em Lo-Debar. Devia ser levado para Jerusalém, para estar com o rei Davi.

4. O encontro com o favor do rei

vs.7 – Mefibosete não estava acreditando no que estava ouvindo do rei.
vs.8 – Mefibosete apresenta-se como “um cão morto”.
Aqui vemos a autoestima de um homem que não tinha mais perspectiva alguma na vida. Um cão morto. Nem se considerava mais gente. Simplesmente um cão morto.
O rei chama Ziba e diz: (vs.9-10b) – TUDO o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor… Mefibosete. O filho de teu senhor comerá pão sempre à minha mesa. De cão morto em Lo-Debar para filho do rei em Jerusalém.

Conclusão:

Sabe o que isso significa? Que Lo-Debar é o lugar onde alguns estão morando. Lo-Debar aponta para o desânimo; para a desistência, para a cidade do desespero; para a ponte entre a vida e a morte; para a caverna da miséria; da falta de perspectiva; para a vida como fonte seca; para um barco a deriva; para uma noite sem lua; para um verão sem calor.
Mefibosete aponta para aqueles que olham para o seu passado, questionam o seu presente e já sentenciaram seu futuro.
Davi aponta para Deus, que não se esqueceu de você e dá ordem para que te tirem de Lo-Debar.
Os soldados apontam para o Espírito Santo, que hoje vai à tua Lo-Debar particular para tirá-lo de lá e transportá-lo para Jerusalém.
Jerusalém é a sua posição em Cristo.

Que posição é essa? “Quem agora está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

8Comentários

  1. Valdir doni55@gmail.com29 de dezembro de 2018 às 18:39

    Muito obrigado por fazer compreender melhor sobre MEFIBOSETE

    ResponderExcluir
  2. muinto bom proveitoso menssagens que nos ajudam

    ResponderExcluir
  3. A história deste jovem é muita linda, e nos ensina que Deus nunca se esquece de nós, através desta mensagem o Senhor falou comigo e foi maravilhoso ❤😍🤗

    ResponderExcluir
  4. Doutrina pentecostal é uma derrota, em tudo ele veem analogias...misericordia, voce acredita mesmo que essa era a doutrina que os apóstolos pregavam, que as igrejas primitivas pregavam dessa forma?
    A bíblia nos ensina como devemos pregar, como devemos nos proceder na casa de DEUS.
    A mensagem dos Apóstolos era o Evangelho " A boa nova ", era o arrependimento, pra vivermos conforme a vontade de DEUS, O Evangelho veio pra restaurar a comunhão do homem com DEUS, trazer o novo nascimento, a regeneração... Hoje a igreja moderna esta pervertendo os caminhos do SENHOR, seja um bereano ouça os pregadores e comparem com pedro, paulo e joao, tiago, tem que ter a mesma mensagem. Cuidado, todos serão indesculpáveis, pois temos a bíblia como livro Santo de regra e de fé.

    ResponderExcluir
  5. Lo debar nao significa lugar de miseria ou esquecimento mto pelo contrário Lo debar que tbm pode ser chamada de Debir significa santuário Maquir onde foi levado Mefibosete era um homem rico e honrado naquela terra ele era descendente de outro Maquir que era bisneto de José e Lo debar era uma terra próspera tudo o que se plantavam nascia.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem