SOMOS O BARRO, DEUS É O OLEIRO!


“Por acaso não poderei Eu fazer de vós como fez este modesto oleiro com sua obra de barro?”, indaga o SENHOR. “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó Casa de Israel! (Jeremias 18.6)

Introdução: Jeremias filho de Helquias, conhecido como o "Profeta chorão", porque era do tipo que lamentava pelo pecado do seu povo, mais do que os acusava. Jeremias o profeta a qual foi escolhido do ventre, e foi vocacionado para pregar, a profetizar, contra a idolatria do povo de Israel. O povo judeus estava totalmente seduzido pelos deuses estranhos daquela época, o próprio Deus vai dizer no cap 2 que Israel estava apaixonados pelos deuses estranhos, aqueles a qual diz nos Salmos que tem olhos mais não vêem, tem boca mais não fala, e tem ouvidos mas não ouvem (Sl 115).

Seu vaso foi quebrado?

Vamos estudar este texto tão profundo e importante para nosso quebrantamento:
Verso 1-2: No cap 18 de Jeremias no versículo de número 1 e 2 veio a Palavra do Senhor, "levanta te e desce a casa do Oleiro" ou seja, Jeremias pra você receber a minha revelação, você tem que buscar, se você quer conquistar algo, se dispõe Jeremias, levanta te e desce a casa do oleiro, para ser moldado na minha presença.
Verso 3-4: Jeremias desce até a casa do oleiro e lá vê o oleiro fazendo a sua obra. O profeta viu todo o processo, todo o trabalho que o oleiro tinha pra fazer seu vaso, e no versículo 4 o vaso estragou, o vaso se quebrou (trincou), o detalhe é que estava nas mãos do oleiro. Mesmo nos sendo salvos em Cristo, indo na igreja todos os dias, não impedi de nós como vaso se quebrar na presença do Senhor, por algum pecado, ou circunstâncias adversas a qual passamos na vida que nos traumatiza de algum jeito, e assim nos deixa como um vaso inútil sem utilidade nenhuma. Mas na olaria de Jeová todos os vasos são preciosos a seu ver. Então para entendermos melhor, essa visão a qual Jeremias viu sobre o oleiro fazendo o vaso, vou mostrar a vocês o processo a qual o "barro" "argila" deve passar para se transformar em um vaso.

1 Passo: Separação do Barro

Segundo os estudiosos, existem mais de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas 8 tipos são usados para fazer o vaso. Não é um barro que se acha em alguma loja ou em algum comércio este barro, é tirado do lamaçal e tirado do lodo do meio de uma mata, um barro mal cheiroso que não presta pra nada esse é o barro a qual o oleiro transforma em um lindo e precioso vaso.

2 Passo: Amassamento do barro

Depois de ter escolhido o barro, o oleiro segue a fazer sua obra e começa agora a amassar o barro, porque depois de ter selecionado o barro, o barro ainda contém as impurezas, sujeira, pedaços de coisas velhas, então o Oleiro começa a jogar água para amassar a argila dura, e amolecer ela, começa a tirar as impurezas, começa a limpar com a água.

3 Passo: O molde do barro

Depois de ter escolhido o barro, depois de ter o amassado, ter limpado o barro. Começa o processo de moldura no barro, o barro agora é colocado sobre a roda a qual vai girando e o oleiro com as suas mãos começa a moldar o vaso, e o vaso começa a tomar a formar de dentro pra fora, porque o oleiro primeiro trabalha dentro do vaso, primeiro Deus vai trabalhar dentro de você, o Senhor vai moldando o seu interior, vai cuidando de você por dentro, e durante todo este processo o oleiro ainda continua jogando água ( palavra) pra ficar amolecido o barro, para ganhar forma, é esta quase pronto.

4 Passo: Teste do fogo

Então chega o momento do vaso ser levado ao fogo, é ligado a temperatura muito alta, e é colocado o vaso dentro, e quanto mais for alto a temperatura mas o vaso fica resistente e firme, esse fogo é para purificar o vaso das suas impurezas internas, para limpar o vaso de vez, e tirar todo o mau cheiro do barro. O fogo a qual estou me referindo, não é um fogo para machucar, ou para ferir o vaso, mas sim um fogo que vem para o fortificar que é o fogo do Espírito Santo que entra na vida do homem e retira todo o tipo de impurezas. Então o vaso está pronto, agora para ser usado. Verso 5-6 O Senhor vai finalizar dizendo a Jeremias, que assim como o barro e na mão do oleiro, assim somos nós nas mãos Dele, a verdade para ser aplicada aqui é que nós passamos na Olaria de Jeová e o Senhor nos molda da maneira Dele, que tudo é como Ele deseja, não adianta intervir, porque somos barro nas mãos do Senhor, e o seu desejo é nos fazer um vaso novo.

CONCLUSÃO

A utilidade do vaso: O vaso é feito para uma finalidade, e na olaria de Jeová o vaso é pra ser cheio de azeite, que simboliza a presença do Espírito Santo!


cleitonjust36@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem