Três Graus que Esfriam o Amor

AUTOR: Brendo Fujita

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” Mateus 24.12

-INTRODUÇÃO: Hipotermia acontece quando o corpo esta perdendo mais calor do que pode produzir, ou seja, está começando a se esfriar, isto pode ser do grau leve, moderado, grave.
Comparando com a vida espiritual, podemos entender que nosso lado carnal está produzindo mais que o espiritual, o que leva nosso amor a esfriar.
Jesus estava saindo do templo, quando seus discípulos se aproximaram para mostrar o templo, Jesus logo disse “VEDES TUDO ISTO? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mateus 24.1). Depois, Jesus estava assentado no monte das oliveiras, seus discípulos chegaram perguntando “quando seriam estas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”, então Jesus responde “ACAUTELAI-VOS, QUE NINGUÉM VOS ENGANE” (Mateus 24.2). Jesus nos ensina a olhar dentro do templo (I Coríntios 3.16), e a segunda que sejamos vigilantes (Marcos 14.38). O propósito de Jesus era chamar a um despertamento espiritual.

Os três graus do esfriamento espiritual são:

1- Grau LEVE

Quando a temperatura corporal está entre 33 a 35 graus, os sintomas são tremores, perda dos movimentos, mãos e pés frios, dormências nos braços e pernas, além do cansaço.
Pode ser percebido quando começamos a perder vontade de ir à igreja e o desânimo está começando a atrapalhar a vida espiritual.

2- Grau MODERADO

Quando a temperatura corporal 30 a 33 graus, os sintomas são tremores violentos e incontroláveis, pulsação fraca, dificuldade para movimentar o corpo, falta de atenção, perda de memória, sonolência.
Isso acontece quando vamos ao culto, mas já não conseguimos mais ter aquela atenção. Começa a dar sono queremos que termine logo o culto.

3-Grau SEVERO

Com temperatura corporal abaixo dos 30 graus, os sintomas são perda dos sentidos, perda do controle dos membros inferiores e superiores, respiração superficial, podendo até parar, pulsação irregular ou até mesmo inexistente e pupilas dilatadas.
Se o crente está dando lugar para carne, nosso amor já esfriou e estamos vivendo pela misericórdia, precisando de ajuda para não morrer espiritualmente. Sua vida está por um frio.

-CONCLUSÃO

Esta hipotermia também acontece em bebês. Os sintomas incluem pele fria, fica muito quieto, com menos reação e recusam comer.
Isto é que mais tem na igreja. Crentes que são como bebês espirituais, que estão frios, estão calados, já não adoram, já estão completamente conformados com a situação e recusam receber o alimento da palavra de Deus.
Precisamos ter sempre cautela como Jesus disse, para não ficarmos com esta hipotermia espiritual. E não deixar que nosso amor se esfrie. Olhar sempre para nosso templo, mantendo ele limpo para que o Espírito Santo possa fazer morada.

Brendo Fujita

e-mail: diane.mariano@yahoo.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. muito bom gostei serve para todos nos estas palavra muito boa mesmo falo tudo quando um crente fica frio na obra de Deus

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem