UM LAR FIRMADO NA ROCHA

AUTOR: Marcos César

“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída”. Mateus 7.24-27
Jesus falou a respeito de duas casas, uma construída na rocha que permaneceu firme e outra na areia que foi completamente destruída.
Observando essa historia podemos nos perguntar:
Como anda o nosso lar?
Esta tudo bem ou nosso lar tem sofrido abalos?
Esta balançando pra não cair ou já desabou?
Creio que ninguém construiu ou deseja construir seu lar na areia e sim na rocha, mas sem percebermos essas “areias” e outros males têm entrado na nossa família e aos poucos destruindo as bases.
Hoje Jesus quer nos convidar a refletir sobre a nossa família:
O que temos feito pela nossa família?
Estamos sendo rocha ou areia?
Vamos refletir que coisas são essas que podem estar tentando destruir nosso lar e como podemos evita-las com a ajuda de Deus.

1° BRIGAS

Brigas se fazem muitos presentes nos lares, corroendo as estruturas do dialogo, da amizade, compreensão e respeito que deve haver dentro de um lar.
Lares onde os filhos não respeitam seus pais, respondem, discutem, acreditam que os pais não mandam nas suas vidas e nem mesmo um conselho podem dar, filhos que preferem dar ouvidos a supostos amigos que não tem nenhuma experiência de vida assim como eles. Amigos que nunca fizeram nenhum sacrifício real por eles como, por exemplo, se endividar para dar a melhor roupa ou o melhor presente só para ter o prazer de ver o filho sorrir e saber que ele (a) esta feliz.
Pense em tudo que seus pais fazem e já fizeram por vocês, pense em tudo que eles abriram mão por amor a você, será que merecem a forma que você tem tratado eles?
Depois de Deus ninguém nesse mundo vai te amar mais que seus pais,
você pode estar pensando:
“Mas eles me geraram tinham que cuidar”.
Na verdade não tinham poderiam ter largado numa lata de lixo ou te abortado e te privado de viver como milhares de pessoas fazem todos os dias, mas eles preferiram lutar, sofrer para que hoje você estivesse ai valorizando verdadeiramente isso ou não, mas tudo graças ao imenso amor que eles tem por você e eu volto a perguntar você tem dado o devido valor?
“Honra teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem nesta terra” Êxodo 20.12
Vemos casais que passam praticamente todo tempo que tem juntos brigando por simples motivos que seriam facilmente solucionados se a briga fosse substituída por dialogo.
Casais que trazem problemas dos seus trabalhos pra dentro de casa e saem descontando um no outro até nos filhos.
Fazendo com que as pessoas que estão a sua volta não sintam mais vontade de estar em casa, preferindo estar em qualquer lugar por achar que tem mais paz que dentro do lar.
O MAIS ENGRAÇADO NISSO TUDO É QUE GERALMENTE NUMA CASA QUE HÁ MUITAS BRIGAS AS PESSOAS QUE VIVEM NESSA CASA SÃO GENTIS, CARINHOSAS E EDUCADAS COM OUTROS, ENTÃO POR QUE NÃO SER TAMBÉM COM AQUELES QUE DIZEMOS AMAR E ATÉ DAR A VIDA POR ELES?
Você deve aproveitar cada segundo que pode estar ao lado da sua família, pois nos tempos de hoje é raro.
“TODA MULHER SABIA EDIFICA A SUA CASA, MAS A TOLA A DERRUBA COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS”. Provérbios 14.1
“MARIDOS AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU SUA IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA”. EFÉSIOS 5.25

2° MATERIALISMO

Muitas vezes pensamos que dar tudo para nossos filhos e companheiro(a) é o suficiente, mas não é.
Precisamos antes de tudo entender que ter bens materiais não é sinônimo de ter uma família unida e feliz.
Precisamos entender que nosso companheiro (a) e filhos não são porcos nem prostitutas onde basta dar comida ou dinheiro que ficam satisfeitos e te faz ser uma excelente pessoa.
Seu papel deve ser bem maior e melhor.
Você precisa amar apoiar, aconselhar, acariciar, dialogar, escutar, abraçar, beijar, dizer que ama...
Não importa se você é pobre ou milionário sua maior riqueza deve ser sua família.
“porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6.21

3° ATIVISMO

As pessoas não têm tempo nem para conversar ou quando ainda o fazem estão divididas fazendo outras coisas ao mesmo tempo, dirigindo, trabalhando, cozinhando, telefonando, usando internet...
Devemos dar prioridade ou pelo menos tirar um tempo pra nossa família.
Às vezes os membros da família se tornam praticamente desconhecidos e até inimigos porque não tiveram tempo de se tornarem amigos. O ativismo faz com que gastemos o tempo fazendo coisas e não vivendo com pessoas que amamos. Jesus ensinou que o pai de família deve cuidar de proteger sua casa para que não seja roubada. Não podemos deixar que nosso tempo seja roubado ou perdido para só depois tentar recuperar.
Qual foi a ultima vez que você arrumou um tempinho na sua agenda corrida:
Pra ver seu clube do coração jogar?
Pra assistir ao capitulo da novela?
Pra conversar com os amigos no zap?
Qual foi a ultima vez que você abraçou, beijou e disse que amava seus pais?
A ultima vez que você acariciou seus filhos?
Procurou saber o que esta acontecendo com eles como estão na escola ou trabalho demonstrando apoio e amor a eles?
Qual a ultima vez que demonstrou amor por seu parceiro (a)?
Procurou saber como foi o dia dele (a)?
Quando queremos arrumamos tempo para as coisas que amamos, não desperdice tempo com o que não é fundamental em sua vida.

5° VÍCIO

Infelizmente muitas pessoas preferem estar com seus vícios sejam eles quais forem do que ao lado da família, preferem gastar com eles a com o futuro dos filhos.
Não permita que nenhum vício leve vantagem contra sua família, não permita que esses vícios além da sua saúde também afastem as pessoas que te amam.

6° EGOÍSMO

O ser humano é egoísta por natureza as pessoas vivem em uma competição para mostrar quem é o melhor. Precisamos cuidar para que isto não aconteça dentro de nossas casas.
Quando vivemos em família precisamos saber que não estamos sozinhos e tudo o que fazemos deve ser visando o bem de todos.
Uma família unida consegue vencer qualquer dificuldade. Contudo, se cada um buscar seus próprios interesses a família se divide. Os desencontros acontecem porque as pessoas não percebem que estão buscando propósitos tão diferentes e que impossibilitam a união. A separação acontece de fato quando as famílias já estão emocionalmente divididas há algum tempo.
Para que a família viva bem, cada um deve saber o seu papel e todos os membros da casa precisam pensar sempre uns nos outros, quando um defende o outro e sabe que não está sozinho, tudo se torna mais fácil. Mas quando as pessoas são egoístas então se tornam inimigas de seus próprios familiares.
Não deixe que o egoísmo te faça inimigo de sua família!
“Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída”. Marcos 3.25

7° JESUS QUER RESTAURAR A SUA FAMÍLIA

Se em algum momento a sua família se identificou com o a pregação sua família precisa ser restaurada na rocha chamada Jesus Cristo.
Não fique pensando que tudo que foi dito é pra A ou B se Deus tocou seu coração entregue essa situação nas mãos Dele, permita que Cristo entre no seu lar através da sua vida é tudo que Ele precisa pra ser a rocha no seu lar, Ele precisa de uma coluna e essa coluna é você, Deus tem coisas maravilhosas preparadas especialmente pra sua família, entregue, ore e confie Deus vai restaurar e todo e qualquer mal vai bater em retirada e nunca mais voltar em nome de Jesus.
e-mail: marcos.cesar190488@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. DEUS abençoe grandemente sua vida, ministério e família q abaixo de Deus nossa base! Obrigada pelo estudo p nossa reflexão e ação!Isso q evangélho faz nossa vida , mudança e transpformaçao p glória de Deus 🙏🏻😘

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem