ARREPENDIMENTO

AUTOR: Murilo Mattos


É muito interessante como Deus através de seu Filho Jesus nos trouxe um novo conceito com relação a amor, perdão e arrependimento, um conceito relacionado não apenas a um simples sentimento, mas sim, um sentimento acompanhado de uma ação, isso é mostrado claramente em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Primeiro o sentimento é gerado no coração de Deus: Porque Deus amou o mundo de tal maneira; logo em seguida esse sentimento libera uma ação: que deu o seu Filho unigênito. 
Da mesma forma é o arrependimento que Deus nos revelou por meio de Jesus, não é apenas um sentimento, mas sim, um sentimento acompanhado de uma ação, creio que, o arrependimento quando para em um sentimento caracteriza-se por remorso, remorso é uma palavra muito bonita que o diabo inventou para ser confundida com o arrependimento que Deus nos revelou, ou seja, o remorso não traz mudança nenhuma, logo, o arrependimento sim. Se for analisar bem afundo o significado e origem da palavra arrependimento, notamos que ela vem do grego, e significa metanóia, ou seja, mudança de comportamento, mudança de mente, conversão, então concluímos que isso é muito mais profundo do que um simples perdão de pecado.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus (Mateus 4.17).
O arrependimento é uma atitude tão importante e necessária para Deus, que logo no seu primeiro sermão Jesus faz essa declaração, em outras palavras Jesus estava dizendo: Mudem sua maneira de pensar, mudem seus comportamentos e se convertam para que vocês possam ver o reino dos céus. Reino significa domínio, governo, o céu é o lugar de domínio e governo do Rei Jesus, é onde se encontram as bênçãos espirituais citadas por Paulo em Efésios 1-3, precisamos nos submeter a esse domínio, Jesus veio e trouxe um Reino junto com ele, um reino movido pelo Espírito de Deus, um reino onde o pecado não opera, onde satanás não governa, onde não há espaço para as trevas, pelo Espírito Santo de Deus, temos total autoridade contra os espíritos das trevas, doenças, problemas, dívidas, afrontas. Bill Johnson em seu livro Quando o Céu Invade a Terra cita uma frase muito interessante: "As pessoas se arrependem apenas para ter seus pecados perdoados, e não o suficiente para ver o reino”.
O arrependimento dado por Deus e pregado por meio de Jesus é a porta de acesso para você entrar nos domínios desse reino. Paulo menciona isso em Romanos 12.1,2: “Rogo-vos pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Aqui Paulo exorta o povo a ter uma mudança de mente (arrependimento), para que possam experimentar a boa, agradável e perfeita vontade Deus, e quais são essas vontades? Creio que a primeira delas é que O conheçamos, desenvolver um relacionamento íntimo com Ele, andar com Deus, e através desse relacionamento venhamos a ser mais que vencedores, vitoriosos em tudo, nada desse mundo se torna impossível para quem caminha com Deus além de conhecê-Lo, devemos conhecer a natureza dEle, Deus é sempre bom, sua misericórdia dura pra sempre, Ele é sempre por nós e não contra nós.
O mesmo apóstolo Paulo faz uma declaração tremenda em Filipenses 4.8,9: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendeste, e recebeste, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazer; e o Deus de paz será convosco”.
É tempo de mudança, o mundo precisa ver a manifestação dos filhos de Deus, chegou a hora de agirmos diferentes, pensarmos diferentes, parar com a mentira, idolatria, abrir mão do orgulho, traição, soberba, acabou o tempo de sermos medrosos, inseguros em revelar a Glória de Deus, é tempo de praticarmos o verdadeiro arrependimento, vivermos debaixo dos domínios do Reino de Deus e esse mesmo Deus de paz será conosco, e manifestaremos Sua glória nesta geração!

Murilo Mattos

Igreja Embaixada do Reino de Deus Florianópolis-SC
e-mail: murilo_dellano@yahoo.com.br
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem