O maior Matador de Gigantes

I Samuel 17.4-11 e II Samuel 21.15-22
Davi era um homem comum como eu e você, um homem com um coração para Deus. Ele matou o primeiro Gigante, despertando assim um padrão desafiador para homens que queriam ser matadores de Gigantes.
Infelizmente muitos são como as fileiras do exercito de Saul, quando o “gigante” se levanta ficam amedrontados , assustados, se consolando uns com os outros, apesar de ser guerreiros não são matadores de gigantes. Mas no meio deles Deus escolheu um, não apenas para matar um gigante, mas para, despertar matadores de gigantes.
Deus quer fazer de você alguém maior do que os seus desafios. O propósito de Deus não é diminuir o “gigante”, o propósito de Deus é fazer você crescer.
Não quero falar hoje dos princípios para gerar matadores de gigantes, mas qual os gigantes em nossa vida que precisam ser mortos!

1 – O GIGANTE DA INCREDULIDADE
Davi não era um matador de gigantes, ele se tornou um matador de gigantes, porém para isso acontecer ele teve que crer contra:
Suas limitações naturais.
Palavras de incredulidade de seus irmãos.
Desafios que o esperavam, Golias.
Andar em fé é andar baseado na força de Deus não na nossa. Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.
Esperança Bíblica – diferente da esperança do mundo baseada no acaso, ela é a certeza de algo que vai acontecer, exemplo da volta de Cristo.
Fatos que não se veem – a existência não está preza somente naquilo que se vê, exemplo do ar. A questão é que os fatos espirituais só se podem ver pelos olhos da fé.
2 – O GIGANTE DE NUNCA SER O PRIMEIRO
Muitas vezes temos um senso errado de humildade e não provamos de coisas grandes de Deus. Ser humilde não é se colocar sempre como ultimo, mas reconhecer e estar na posição que Deus te colocou.
O Senhor enxergou Davi lá no deserto cuidando de maneira fiel e dedicada das ovelhas de seu pai e o chamou para ser o rei de Israel. Não estamos na obra do Senhor para requerer o primeiro lugar, mas Deus quer nos levantar para ser pioneiros em muitas coisas.
3 – O GIGANTE DA PRESSÃO DO ALVO
Um gigante para muitos intransponível é o da pressão. Quando lançamos alvos para alguém, a pressão vem e ele então não aguenta a pressão e desiste, as vezes mesmo antes de começar.
Alvos são instrumentos de desafios. Quem não tem alvo não vive, ou, vive perdido.
Em 1 Coríntios 9.26 “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar”. Paulo nos ensina a viver com propósitos e metas. Quais são seus alvos para este ano? Você já visualizou os gigantes que se ira se levantar para impedi-los de se cumprir? Mate-os.
4 – O GIGANTE DO MEDO
O medo nada mais é do que a perda da zona de segurança. Temos medo do novo, dos desafios, do confronto, dos gigantes. É importante lembrar que, sentir medo não é errado, errado é permitir que ele o impedisse de avançar.
5 – O GIGANTE DO PRECONCEITO
Davi foi alguém discriminado pela sua pouca idade, sua aparência, sua própria família não lhe dava crédito tanto que ele foi posto para cuidar das ovelhas de seu pai o que não era um trabalho honroso. Quando Deus enviou Samuel para ungir o novo rei de Israel Davi foi deixado por ultimo.
Em Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. O Senhor que sabe tudo sobre nos e não podemos ficar presos no preconceito.
6 – O GIGANTE DA PRESUNÇÃO
Tudo é uma questão da disposição do coração, muitas vezes não há como identificarmos se alguém está fazendo um bom trabalho por presunção ou por encargo de coração, porém o tempo o demonstrará.
O sinal de que Davi fazia por fé e não por presunção foi ter prevalecido sobre Golias e se tornando o rei de Israel. Deus era com ele.
Tiago 4.6 “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
7 – O GIGANTE DE CARREGAR A CRUZ
Muitos vivem uma vida derrotada porque não conseguiram matar o gigante de viver uma vida de cruz. Quando você houve a palavra, Tomar a Cruz, o que vem em sua mente? Na da grande maioria vem a palavra, SOFRIMENTO.
Porém a CRUZ é o lugar onde todo o nosso SOFRIMENTO foi resolvido. O que muitos chamam de “sofrimento” se relacionando com a cruz nada mais é do que ego contrariado. Ex; perdão.
O ego não deve sofrer, o ego deve morrer, se você ainda sofre muito com a cruz isso significa que ainda há muito do ego operando em sua vida.
8 – O GIGANTE DE LIDERAR
Precisamos matar o gigante de liderar uma célula. Não devemos olhar as nossas limitações e nem permitir que outros nos limite, Deus quer nos usar e Ele não pode resistir a um homem que chora na oração e esbraveja em atitudes em sua obra.
Este ano é um ano de multiplicação. Cada célula irá se multiplicar talvez mais do que uma vez, mate este gigante neste ano e deixe ser usado por Deus.
CONCLUSÃO:
Hoje é dia de se levantar contra a afronta de seus gigantes e matá-los.
1Samuel 17.50-51 “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça”.

Davi não matou Golias com a funda, a palavra diz que ele correu e o matou com a espada. E porque ele correu? Provavelmente por que ainda havia a possibilidade de Golias levantar.
A funda, espécie de estilingue era utilizada pelos “jovenzinhos” como Davi, porém a espada pelos “homens maduros”, guerreiros. Naquele momento estava ocorrendo uma transição na vida de Davi, da imaturidade para a maturidade da funda para a espada. Os maduros são aqueles que manejam bem a espada, e a espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Cursos)
Corra hoje como Davi e mate os seus “gigantes” caso contrario eles se levantarão novamente para lhe resisti

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem