DEUS ESTÁ A PROCURA DE HOMENS QUE TENHAM ESTAS QUALIDADES...

"Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido PELA FÉ e pelo santo temor de Deus constrói uma arca para salvar sua família. ”Pela fé Noé condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé". Hebreus 11.7 
Deus está em busca de homens que possam ser usados pelo Senhor, mas não são qualquer um e sim pessoas dispostas a deixar Deus agir em suas vidas.

Que tipo de homem Deus procura?


2. SEJAM OBEDIENTES, COMO ABRAÃO.


“Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. – Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar" – Hebreus 11.17–18. (ARC)
A fé e a obediência são inseparáveis entre si, assim como também são inseparáveis a incredulidade e a desobediência. A obediência de Abraão certamente sacrificaria todo o seu bem-estar. Não fora Deus a fazer a intervenção, o plano teria sido executado.

3. SEJAM HUMILDES, COMO MOISÉS.


“Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas. – Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito”?” – Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o meu povo do Egito, vocês prestarão cultos a Deus neste monte” – Êxodo 3. 10–12.(NVI)
Moisés não era apenas Moisés; ele era o Moisés em quem Deus estava cumprindo o Seu propósito. Esse é um segredo universal de homens verdadeiramente grandes: A HUMILDADE. Eles são capacitados mediante a presença e o poder divino. O projeto era de Deus, e não de Moisés. Moisés seria apenas um instrumento. Naturalmente, suas habilidades naturais e seu conhecimento seriam usados no plano. Ele não seria apenas uma marionete.

5. SEJAM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, COMO DAVI.


“… O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração”. – …Então o SENHOR disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. – Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. “E Samuel voltou para Ramá” – I Samuel 16.7b, 12b e 13. (NVI)
“…o Senhor vê o coração…” O homem vê a aparência de uma pessoa ou coisa, e assim faz julgamentos precipitados. Mas Deus vê a realidade do homem ou coisa, e faz um juízo verdadeiro. É frequentemente verdadeiro que as aparências enganam. Os homens são facilmente enganados e atos tolos ocorrem por causa de decepções.

6. SEJAM ÍNTEGROS, JUSTOS COMO JÓ.


“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal“ – Jó 1.1. (ARC)
Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. – Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá– Jó 27.5–6. (NVI)
O temor de Deus e o desviar-se do mal são o fundamento da vida irrepreensível e da retidão de Jó (cf. Provérbios 1. 7). “Sincero” refere-se a integridade moral de Jó e à sua sincera dedicação a Deus; “reto” denota retidão nas palavras, nos pensamentos e atos.

7. QUE SOFRAM LEVEM O EVANGELHO PELO NOME DE JESUS.


“Mas o Senhor disse a Ananias: Vá! “Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. – Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”. – Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por aonde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo” – Atos 9. 15 a 17. (NVI)
“… instrumento escolhido…” “Um vaso escolhido, selecionado. O genitivo de qualidade é muito comum no idioma hebraico, como também no grego “koiné” vernáculo. O Senhor Jesus escolheu a Saulo, antes deste ter escolhido ao Senhor Jesus. E o próprio Paulo, já apóstolo, sentia-se ser um vaso de barro indigno de encerrar tão grande tesouro (ver II Coríntios 4. 7).
pbfmoises@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem