Maravilhando as pessoas com atitudes inesperadas

"E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo" (Mateus 8.23,24).
-INTRODUÇÃO: A melhor maneira de conquistar alguém é surpreendê-la com gestos e atitudes inesperadas. Qual de nós consegue dormir numa tempestade? Diz o texto que o barco estava coberto pelas ondas e Jesus dormia tranquilamente (v.24).

Você gosta de surpresas?

Vamos aprender com Jesus, como surpreender as pessoas:

A) Seus discípulos se chatearam com esta cena.

Como ele pode estar dormindo? Seus discípulos gritaram. Mateus 8.25. Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. A melhor maneira de conquistar alguém é surpreendê-la com gestos e atitudes inesperadas.

B) Assim era Jesus

Seus gestos eram sempre inesperados para o melhor. 2.1) Cristo vivenciou sofrimentos e perseguições. Porém não revidava. Foi ferido no corpo e na alma. Jamais o vimos ferir alguém. Foi questionado e chamado de enganador (Jo. 7.12) Apesar de tantas misérias e sofrimentos, nunca desenvolveu uma emoção agressiva ou ansiosa.

C) Ele veio como o nosso Príncipe da Paz (Is. 9.6)

Ele é o príncipe da paz. A primeira e a maior de todas as pazes, é a paz interior. 3.1) Jesus combatia a guerra pregando a paz. (Mateus 5.9)"Bem aventurados os pacificadores..." (Mt. 5.44) "Amai os vossos inimigos..." 3.2) Jesus apagava a ira e o ódio das pessoas com uma doce tolerância. Enfrentava os orgulhosos com uma doce humildade.

D) O episódio da tempestade provou isso (Mateus 8.23-25)

- Quando todos se desesperavam em plena tempestade no mar da Galileia, Jesus dormia. "E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo" (Mateus 8.23,24).

E) Porque Jesus dormiu naquela tempestade?

Porque as tensões do dia a dia não o perturbavam. As dores não o desanimavam. Ao enfrentar frustrações e abalos ele não gritava e jamais se desesperava. Porque Jesus nunca se desesperava? Porque o seu interior estava em paz! Jesus não se perturbava com o desespero exterior porque o seu interior estava em perfeita paz.

F) Ele prometeu nos conservar em paz (Is. 26.3)

Como Jesus, precisamos surpreender outros. A melhor maneira de conquistar alguém é surpreende-la com gestos e atitudes inesperadas. "Se teu inimigo tiver fome da-lhe de comer... (Rm.12.20). Amando ao invés de odiar. Abençoando ao invés de amaldiçoar. Dormir ao invés de se desesperar na tribulação.

Somente quem tem a paz de Jesus pode descansar em tempos e dias de tempestades.

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem