DERRUBANDO MURALHAS E CONQUISTANDO SONHOS

AUTOR: Marcos César


"Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu" (Josué 6.20).

O texto de Josué 6.1-16 na Palavra do Senhor relata um pouco da historia de Josué, Josué após a morte de Moisés liderou o povo Hebreu rumo ao seu maior sonho que era a conquista da terra prometida, que haviam lhes roubado, mas para isso com a ajuda de Deus ele precisou vencer uma grande batalha.
Todos nós temos um sonho, assim como Josué e seu povo, seja ele um sonho particular ou que envolve as pessoas que amamos. Infelizmente muitos estão com seus sonhos como um dia esteve o sonho de Josué, aparentemente impossível de alcançar, parece que existe uma muralha intransponível impedindo de nos aproximarmos do nosso maior sonho, vigiada por um exercito poderoso que roubou o nosso sonho e que tem travado com a nossa vida uma terrível guerra, que a cada dia que passa nos machuca mais, que faz com que cada tentativa de alcançarmos nosso sonho seja frustrada e isso tem nos tirado as forças de continuar acreditando que um dia esse sonho se tornará realidade.
Não é atoa que você esta aqui hoje, Deus sabe que você tem um sonho e Ele quer realizar, por isso Ele te convida a ficar bem atento a experiencia de Josué e cada passo que ele deu rumo ao seu sonho para que você faça o mesmo e realize aquilo que tanto seu coração deseja.

Existe alguma muralha em sua vida?

Vamos aprender como vencer as muralhas que nos impedem de prosseguir:

1° PASSO: JOSUÉ ENTREGOU A VIDA A DEUS

A história de Josué mostra uma pessoa que verdadeiramente acreditava no poder e amor de Deus, por isso entregou a sua vida a Ele para que o Senhor pudesse guiá-lo pelo melhor caminho que o levaria a sua felicidade.
É impossível ver Deus transformar a nossa vida, nos levar pelo caminho da nossa felicidade. Se Ele esta no banco do passageiro da nossa vida e não no controle da direção.
É impossível querer que Deus a já a nosso favor se aparentemente entregamos a nossa vida a Ele, mas 5 minutos depois tomamos de Suas mãos e voltamos a fazer só o que desejamos.
É impossível ver Deus nos ajudar a realizar nossos sonhos se ficamos dizendo a Ele o que pode ou não fazer, como fazer, que horas deve fazer... Josué foi vitorioso, pois verdadeiramente entregou a sua vida a Deus, confiou no seu poder de fazer maravilhas.
Não importa como esteja a sua vida hoje, entregue ela pra Deus como Josué fez um dia, pois Ele vai transformar sua vida em uma felicidade toda especial preparada pra você.
Hoje Deus esta te convidando a verdadeiramente confiar Nele, a deixa-lo guiar a sua vida rumo ao sonho que você tanto deseja você já deve ter confiado em tantas coisas, pessoas, seguiu tantos conselhos que te decepcionaram, já seguiu tantas vezes a sua vontade e acabou se frustrando.

2° PASSO: JOSUÉ AGIU

Você precisa agir, para que Deus reaja.
Josué teve disposição quando foi chamado por Deus para liderar o povo rumo a terra prometida, ele não olhou para as dificuldades que enfrentaria, não deu ouvidos ao medo que deve ter sentido, Ele simplesmente aceitou, pois Josué aprendeu cedo o que todos nós devemos saber: (Deus não age, Ele reage) Em vários pontos da Bíblia podemos confirmar isso:
Clama a mim, e responder-te-ei” (Jeremias 33:3).
“Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”(Mateus 7:8).
Você precisa fazer o possível para que Deus faça o impossível.
Não sei que guerra você esta travando, que muralha precisa derrubar nem que exercito precisa vencer, mas eu te convido a agir, imagino que você possa estar cansado (a) e até machucado (a) de tentativas passadas, mas tente, refaça, reinvente-se, levante você não nasceu pra perder, Deus não te projetou para sofrer, Deus não te quer nem mais um dia longe de realizar seu sonho.
Não foi atoa que Josué recebeu o convite de Deus, Deus precisava dele para mudar a historia de Josué e das pessoas que ele amava. Não é atoa que você esta ouvindo essa mensagem, Deus precisa de você, só você junto com Deus podem mudar a sua vida e realizar seus sonhos, Não é atoa que você esta aqui, Deus precisa de você para mudar a historia da sua família, da sua casa, do seu casamento, dos seus filhos, Deus precisa de você. Levante-se, vamos agir, Pegue a sua maior e melhor arma a sua FÉ e apenas siga o comandante chamado Deus, com ele no comando a vitoria será completa na sua vida.

3° PASSO: JOSUÉ SE CALOU E OUVIU APENAS A PESSOA CERTA

Refletir sobre esse ponto do texto nos mostra a importância de seguir a direção de Deus pra nossa vida e não a direção que desejamos.
Lemos que num determinado momento Josué disse ao povo que não disse-se nada, que apenas se calasse, ele recebeu esse conselho, pois Deus sabe o perigo que é você falar dos seus problemas e até dos seus sonhos para qualquer pessoa, essa pessoa pode te dar um conselho ruim e errado que ao invés de te ajudar vai atrapalhar e só te desmotivar a alcançar a sua vitoria. - Pra que faculdade? Para o diploma ficar na parede? - Se separa desse homem/mulher - Desiste é muito difícil Lemos também que durante a historia de Josué que ele cumpriu a risca todos os conselhos de Deus para conquistar vitoria contra o exercito e sua gigantesca muralha.
Você deve estar se perguntando:
Já imaginou se Josué tivesse feito alguma possível vontade da sua cabeça digamos que tentasse encontrar uma Brecha na muralha, ou tentado derrubar os portões, com toda certeza ele nem chegaria perto da muralha, pois seria fulminado por milhares de flechas e mesmo que chegasse as portas da muralha, seria totalmente queimado em óleo fervente que era derramado do alto da muralha contra todos que se aproximavam sem permissão. Siga os ensinamentos de Deus para ter vitoria, Ele sabe a hora certa de todas as coisas e vai te levar da melhor forma e na hora certa rumo a sua felicidade.

4° PASSO: JOSUÉ IMPEDIU QUE O INIMIGO SE ALIMENTA-SE.

Josué recebeu o conselho de Deus para que junto com seu povo rodeassem a cidade de forma que ninguém entrasse ou saísse daquele lugar, pois assim quanto mais tempo passava mais o exercito se enfraquecia, pois não haveria água nem comida. Observar esse ponto da historia nos leva a refletir o quanto temos alimentado o exercito que se levantou contra a nossa vida. “Como eu tenho fornecido alimento para meu inimigo?”
Honestamente não sei que tamanho tem essa muralha nem esse exercito que se levantaram contra a sua vida, contra a realização dos seus sonhos, mas de uma coisa eu tenho certeza eles cabem na palma da mão desse Deus que te ama, desse Deus que quer mudar a tua historia, desse Deus que esta de braços abertos pra você, esperando uma decisão sua de entregar a sua vida a Ele pra que junto com você ele transforme em pó toda e qualquer dificuldade que hoje se encontra em sua vida, pois nada, absolutamente nada fica de pé diante de Deus.
Cada vez que você sente medo, você o torna muito maior aos seus olhos do que realmente é.
Cada vez que você pensa em desistir das coisas e pessoas que você ama. Cada vez que você pensa em abandonar sua casa, seu casamento, pois já não suporta o que vem acontecendo. Cada vez que você chora. Cada vez que você se conforma, achando que é Deus que deseja que seu sonho não se realize, que sua vida permaneça como esta. Cada vez que seu coração se enche de uma certeza de que você não nasceu pra ser feliz. Cada vez que você vai perdendo a fé e aos poucos se afastando mais de Deus.

-CONCLUSÃO:

Foram essas as atitudes de Josué:
-Entregar verdadeiramente a vida a Deus.
-Agir. -Falar com a pessoa certa e ouvir a pessoa certa. -Não alimentar o inimigo.
Josué simplesmente fez o possível e Deus como sempre foi maravilhoso e fiel com aqueles que nele depositam a sua vida e sua fé fazendo o impossível as muralhas caíram e o povo Hebreu teve a vitoria completa.
Deus não trouxe você aqui atoa, se em algum momento essa mensagem foi de encontro com a sua vida, era Deus mais uma vez te provando que Ele não se esqueceu de você, que hoje Ele veio aqui especialmente por você,
Ele sabe dos seus sonhos, Ele sabe o quanto você tem sofrido e hoje Ele quer dar um basta, Ele esta aqui de braços abertos esperando o seu primeiro passo como um dia Josué deu esse passo, escolha dar esse passo hoje, escolha receber esse abraço desse Deus que tanto te ama, desse Deus que um dia devolveu tudo que foi roubado do povo Hebreu e que hoje quer devolver infinitamente mais o que um dia te foi roubado. Venha mudar a sua vida, venha derrubar essa muralha, venha realizar seus sonhos, venha pros braços desse Deus que te ama.

Marcos César

Facebook pessoal: facebook.com/marcos.cesar
e-mail: marcos.cesar190488@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

  1. Bom dia paz do senhor amém louvado seja o nome do senhor Deus e fiel para aqueles que nele confiarei parabéns ficou muito boa sua explicação Deus continue te iluminando com seus esbocos um grande abraço fica na paz do nosso senhor Jesus 🌷

    ResponderExcluir
  2. Bom dia paz do senhor amém louvado seja o nome do senhor Deus e fiel para aqueles que nele confiarei parabéns ficou muito boa sua explicação Deus continue te iluminando com seus esbocos um grande abraço fica na paz do nosso senhor Jesus ��

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem