Encontrando Vitória em meio às Decepções

Geziel de Jesus


Gênesis 39.20-21
-INTRODUÇÃO: José, o bisneto de Abraão, já havia passado adversidade o suficiente para achar que havia chegado o momento de estabilizar na casa de seu senhor, o Egípcio Potifar. A diferença de José para um escravo comum, era que mesmo no momento em que estava sendo escravo no Egito, mesmo decepcionado com seus irmãos, quem estava com ele era o Senhor Deus.

Você sofreu uma decepção?

Vejamos como José conseguiu encontrar alternativas para vencer em meio às decepções de sua vida:

"E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pós sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha" (Gênesis 39.2-4).
Quem sabe se fossemos “José,” pensaríamos: ”Agora esta tudo bem, todas as lutas passaram”. Porém, a esposa de seu senhor, começou a tentá-lo para que se deitasse com ele.
E certo dia, quando o tentava seduzir, José foge, pois temia a Deus, porém suas vestes ficaram nas mãos da esposa do seu senhor e ela vingando-se, o acusou de tentar violentá-la. Potifar se decepciona com José, mesmo José não tendo culpa alguma e o lança no cárcere “e o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere” (Gênesis 39.20).
Quando nossas expectativas são frustradas Deus está nos chamando para viver os sonhos dele para nós. O que Deus tinha para José era maior do que o que José esperava para si.
José aprendeu a encontrar vitórias em meio as decepções de sua vida. Que vitórias podemos encontrar?

1ª Vitória: Em meio às decepções da vida, DEUS AINDA ESTÁ CONOSCO

"E O Senhor Estava Com José, E Foi Homem Próspero; E Estava Na Casa De Seu Senhor Egípcio. Vendo, Pois, O Seu Senhor Que O Senhor Estava Com Ele, E Tudo O Que Fazia O Senhor Prosperava Em Sua Mão" (Gênesis 39.2,3).
Na casa de Potifar, o Senhor era com ele, mas o que aconteceu quando foi levado ao cárcere? (v.21) o Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
Por mais diferentes que fossem as situações de José, o Senhor era sempre com Ele. Deus está conosco a todo momento, Ele não nos abandona, quando nossa posição, situação ou alegria mudam.

"Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Busca-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo" (Isaías 41.9-13).

2ª Vitória: Em meio às decepções da vida, DEUS ESTÁ NOS DANDO NOVAS OPORTUNIDADES.

Gênesis 40.14 "Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa".

Mas O Copeiro, Chefe Naquele Momento Não Se Lembrou De José, Lembrou-Se Depois, Na Hora Que Deus Quis Honrar José. "O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele" (Gênesis 40.23).
PORQUE QUE DEUS NÃO DEIXOU O COPEIRO LEMBRAR-SE DE JOSÉ NAQUELE MOMENTO, e sim só muito tempo depois? (2 Anos - Gênesis 41.1). SIMPLESMENTE PORQUE DEUS TEM ALGO MAIOR PARA JOSÉ. Se José fosse lembrado no tempo do homem, seria apenas um lavador de copos.


3ª Vitória: Em meio às decepções da vida, DEUS ESTÁ NOS PONDO POR CABEÇA E NÃO POR CAUDA.

 Depois de dois anos foi Deus que fez o copeiro lembrar de José. 
Agora ele não seria apenas parceiro do copeiro e sim o próximo governador de todo o Egito.

  "Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje: 0 Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor, Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho. E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado" (Gênesis 41.9-13).

Vale apena esperar o tempo de Deus lembrar e agir em nosso favor quando ele assim o fizer encontraremos vitórias em meio as decepções da vida.

Gênesis 41.14 “então mandou faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a faraó”.

 Pergunto: foi ruim para José ser retirado da estabilidade da casa de Potifar? Se ele ficasse para sempre na casa de Potifar sempre seria apenas um mordomo. Mas Deus o permitiu ir a prisão e de lá o levou ao governo do Egito. 

4ª vitória: em meio as decepções da vida, DEUS TE CAPACITA A DAR A VOLTA POR CIMA.

Romanos 8.28 “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

 Em todas as decepções da vida, não importa o momento ruim que você esteja vivendo, Deus te colocará no lugar que Ele quiser, conforme a sua palavra, no tempo certo.

-CONCLUSÃO: As decepções que enfrentamos em nossas vidas não são maiores que as promessas de Deus e seu grandioso propósito para nossas vidas. Às vezes não encontramos as vitórias que precisamos porque estamos cegados pela tristeza e não visualizamos as oportunidades que Deus nos concede. De alguma forma Deus sempre provê uma chance de livramento e um caminho em direção à vitória (I Coríntios 10.13).
gezieldejesus@hotmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem