Duas lições para um derrotado

Davi J. Nunes


“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
1 Coríntios 15.57

IntroduçãoNa atualidade, vivemos o ápice de tudo que é tecnológico, moderno e sofisticado; tudo rápido, instantâneo; logo absorvemos esses preceitos e injetamos em nossa carreira profissional, criando assim uma planilha detalha de tudo; desde faculdade a família, e nesses parâmetros, sempre somos vencedores, “os melhores”, os vitoriosos do sucesso absoluto (risos). 

Você foi derrotado?

“Não atendas aos desejos dos ímpios, Senhor! Não permitas que os planos deles tenham sucesso, para que não se orgulhem”Salmos 140.8

Antes de falarmos do “sucesso” e seus possíveis problemas, temos que conceber ou entender a sua provável origem.    Á criança já no seu inicio escolar é pré-programada para ser “ó primeiro”; sempre ter a melhor nota, sempre ser criativo e proativo; não é errado, porém a criança não é prepara devidamente, corretamente; acarretando assim problemas de personalidade, interação e autoestima.
Já na faze transitória, de adolescente para jovem, e é de fato culminado o bicho do sucesso que fora implantado quando criança; esse bicho é revelado com ajuda da mídia; poder, status, fama e dinheiro, muito dinheiro! 

Essas foram ás palavras de João:
Você diz: 'Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada'. Não reconhece, porém, que é miserável digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu”. Apocalipse 3.17

Os jovens evangélicos não ficam de fora, na Igreja ser o destaque, sempre o melhor! Melhor pregador, o melhor cantor, o melhor cargo eclesiástico, o melhor carro, a melhor self (risos), porém ás vezes o sucesso não acontece (Provérbios 23.4-5, Provérbios 11.28), você acaba sendo o segundo ou o terceiro colocado ou nem chega entre esses; você chora, esperneia, faz birra, percebe que o mundo não gira ao seu redor e tudo aquilo que você absorveu não passava de uma ilusão, mas não convicto do seu fracasso você coloca á culpa no criador, apelativo não? Diz: “Deus não está me vendo!” continua: “Deus só vê sicrano, e EU” Talvez tudo isso, você já pronunciou.
  
“Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade”.   Salmos 106.43.

Vamos lá! Vou compartilhar  dois segredos:  
1° “O fracasso é uma questão de ótica” e 
2° “Perde é ganhar”.

O fracasso é uma questão de ótica

Fracasso: É o estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido.
Na maioria das vezes, você não esta em uma situação de fracasso, porem sua visão cega o coloca em tal; logo fica duvidoso, lembre-se de Elias que no apogeu do seu ministério deixou-se levar por sua visão (1 Reis c.19) ou de um caso diferente, Sansão já em fracasso com seus olhos literalmente perfurados, preso, acuado, mas não vencido! (Juiz c.16). O fracasso sempre será fruto de sua psique, se você sentir-se fracassado, logo você sempre será; Afirmo, em Cristo você é vencedor, pois salvação possui.  

 “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.
Romanos 8.37.

Perder é ganhar

Embora sendo levado pela ideia tola da derrota, que nada ganhou ou nada conquistou, porém perde é ganha; ganhar de varias formas e meios, tais como experiência, virtudes e até mesmo uma autoanalise da perda.  

“Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo”.  Filipenses 3.8

Grandes personalidades bíblicas foram derrotadas, tais como o rei Davi, o juiz Sansão, o profeta jovem e tantos outros; o fracasso se tornou rotina depois do Éden, ás vezes há uma boa reação outras não; Em grandes ou em pequenos momentos sempre fracassaremos porem Jesus é ó recomeço, uma nova trajetória, uma nova trajetória, uma nova chance.  Lembre-se, fracassar é conquistar uma nova vitória.

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”. Isaías 43.18-19.

Davi J. Nunes


O Jovem Cristão S.A.
Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabo de Santo Agostinho - PE
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. Sou Irene Duarte Antunes e achei o tema bastante pertinente e encorajador.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem