Vivendo com Moderação

Pr. Joel Barroso

Assunto: Disciplina
Texto: Provérbios 16.32
-INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus nos orienta a vivermos uma vida MODERADA de tal forma não nos embaraçar com qualquer coisa (2 Timóteo 2.4).
Velho Testamento: União Abomináveis (Levítico 18.19-30), Comida (Levítico 11), Imundícias e Purificação, etc. Novo Testamento: Zelar pela boa ordem (Tito 2.1-12) e como andar diante Ide Deus (1 Timóteo 3.15).
*DISCIPLINA: Obediência aos preceitos, as regras; boa conduta; submissão ou respeito as regras, as normas aqueles que são superiores; conjunto de regulamentos para manter a boa ordem; modo de agir. *GOVERNAR: Administrar, reger; dirigir, ter autoridade sobre; regular o andamento; conduzir. *MODERAÇÃO: Controle ou domínio sobre nossos desejos e paixões (pureza) – Mateus 5.8

Você é moderado ou descontrolado?


I – Administrando a nossa vida (Cl 3.10)

Todo nosso Ser tem que estar de acordo com a Palavra de Deus (1Co 3.16) Personalidade: Intelecto (1Co 2.16), Vontade (Pv 4.23; Mt 26.39) e as Emoções tem que alinhados para a glória de Deus. Pensamento: Filipenses 4.8 - O intelecto é o que capacita o pensar, entender, relembrar ou imaginar. Temos que “ter” a Mente de Cristo, purificando nossos pensamentos e “levar” cativo a vontade de Cristo; assim, estaremos firmes e longe de qualquer dúvida que surja para enfraquecer nossa fé em Cristo Jesus. ° Alimente-se com coisas boas (Mt 4.4; Sl 1.2). Vontade: Atos 4.18-20; Dt 30.19 – A obediência a Deus ajuda a fortalecer a nossa vontade. Em Provérbios fala que “o Homem que não se domina é igual a uma cidade sem muros”, quando enchemos (Cl 3.16) nossa mente com a Palavra de Deus a nossa vontade ganha força para dizer “faça-se a tua vontade, e não a minha” (Pv 25.28). Paulo em Romanos 8, deu-nos o segredo de uma vontade que vive em uma verdadeira liberdade, pois, estar guiada pelo Espírito Santo e pela força da Palavra de Deus. O homem de si mesmo não possui essa força para fazer a vontade de Deus, e precisa encarecidamente da ajuda de Deus (Rm 7.24). MENTE + PALAVRA DE DEUS + ESPÍRITO SANTO + VONTADE = OBEDIÊNCIA Emoções: Amor, Alegria e ódio (Mt 22.37; Lc 19.37; At 8.7,8; 1Co 13). Quantas pessoas que não dominam suas emoções e choram amargamente os frutos das suas atitudes destemperadas, deixam “o sol se pôr” sobre sua Ira e como Caim destroem relacionamentos, matam irmãos e seu caminho há uma trilha de sangue e ódio. As emoções são para nos “servir” e não para sermos seus “servos”. Deus nos dotou de emoções...e quanto mais o Homem não ouve e deixa Deus controlar seus sentimentos acaba se tornando insensível.

II – Cuidando do Corpo (Rm 6.13; 12.1)

a) Saúde: Ex 15.26 – alimentação, exercícios, repouso e hábitos de higiene são alguns requisitos para viver uma vida saudável; e para se viver uma vida espiritual saudável temos que “viver de forma a glorificar a Deus” (1Co 6.20), não deixando ele ser profanado por imoralidade, impureza, desejos e atos; filmes livros ou revista,etc. Lembre-se “somos templos ” do Espírito Santo. b) Boa aparência: veste (1Pe 3.2-4; 1Co 11.2-15; 1Tm 2.9), distinção, modéstia; simplicidade e adequação. Não é porque somos “cristãos” que devemos andar com roupas maltrapilhas e sujas (encardidas) ou amarrotadas; e também, não podemos pender para a extravagância (Lucas 3.11)...”tudo seja para glorificar a Deus”. III – Administrando o que Deus nos dá (Dt 28.1-13) Em Gênesis, diz que Deus instituiu o Homem como administrador da sua criação, somos chamados de mordomos. Apesar de tudo pertencer a Ele (1Cr 29.10-12; Ag 2.8), nos enriqueceu em tudo (2Co 9.10) e nos ensina como administrar esses recursos. *Males a ser evitado: ganância e preocupação *Virtudes a ser cultivadas: contentamento e generosidade

DEUS DISTRIBUE CONFORME A CAPACIDADE DE CADA UM

° Temos que aprender a distinguir a necessidade de desejos (Tg 4.1-3)
a) FAÇA UM ORÇAMENTO (Planejamento) O valor das despesas não pode exceder o valor da renda. b) Coloque Deus em primeiro lugar c) Use o dinheiro com Sabedoria ° Pague à vista ° Evite dívidas ° Economize ° Compre o necessário Conclusão: Vivamos de tal maneira que as nossas obras em tudo glorifique a Deus, o nosso bom proceder no falar, vestir e em nosso caráter. Sejamos Sal e Luz neste mundo de trevas. Deus abençoe a todos!

Pr. Joel Barroso

jbarroso506@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem