O toque de Jesus

Evaristo Eugenio Xavier


Olá para todos, quero através desta publicação te mostrar como através de um toque o Senhor Jesus transforma vida.

Marcos 7.33-35

E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele.
E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.
E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.·.

Esta passagem bíblica, nos vem informar algo muito interessante, a cura sobrenatural de um homem que, conforme nos relata o evangelista marcos , ele era surdo e gago, ou seja esse homem não ouvia nada e ainda tinha dificuldade de comunicar-se com pessoas devido a certa deficiência na língua que de acordo com a ciência é: (um distúrbio no ritmo da linguagem, por fatores psicológicos (família, ciúme, ansiedade), ou físicos (complicações no parto, ou traumatismo no cérebro).

Antes do encontro de Jesus com esse homem nos é relatado que Jesus havia curado nesta mesma  região de  (Tiro e Sidom, que ficava em Decápolis,  região de uma confederação de cidades gregas, que se calcula terem sido dez, e que se estendiam por uma área que abrangia ambos os lados do Jordão, ao sul do mar da Galileia e na direção do norte.  lugar de habitação de pessoas conhecidas como gentílica, que não fazia parte da linhagem de Israel. Conf. 7.34).

Diz a Bíblia que após Jesus ter curado a filha de uma mulher, da qual a mesma era possuída de um espírito imundo que sem dúvida atormentava constantemente essa menina  a mesma é liberta através da fé de sua mãe que creu no Senhor Jesus. Após esse episódio Jesus sai desses termos e aproximando-se do mar da Galileia nos confins de Decápolis, vers. 31, as pessoas moradoras daquela região trazem esse homem, não nos é explicado de que forma, se de livre e espontânea vontade ou à força.

Ao aproximarem-se de Jesus com o homem , as pessoas rogam-lhe  que lhe toca-se, lhe pusesse a mão sobre ele , fica evidente que aquelas pessoas sabiam e ou ficaram sabendo através de testemunhos ou até mesmo pelo fato de ter presenciado curas e prodígios feitos por Jesus. O fato é que lhe trouxeram o homem, o interessante é que no deparar-se  com aquela situação desta vez, Jesus acostumado em realizar curas, prodígios e maravilhas a presença de todos, agora  nos é informado que Jesus, tirou aquele homem de entre a multidão, à parte, ou seja, Ele afastou-se da multidão junto com o necessitado e “Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele”. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem. Então voltou os olhos para os céus e, com um profundo suspiro, disse-lhe: ‘Efatá!’, que significa: ‘Abra-se’. Com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente (v.35)

A tradução da Bíblia Plenitude traz o seguinte: ‘’E logo se lhe abriram os ouvidos, E a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente’’. Louvado é o nome de Jesus, que coisa tremenda, que poder sobrenatural dos céus, é me  dado o direito de fazer uma observação, no fato de que Jesus diante do milagre que estava A REALIZAR, Ele olha para o céu e percebe-se um profundo suspiro de sua parte. Que suspiro foi esse?! Faz-nos lembrar de seu choro próximo ao   túmulo de Lázaro (João 11.34,35). E como não lembrar de como Jesus foi movido por uma íntima compaixão ao ver o lamento de mulher diante do corpo inerte de seu filho, em (Lucas 7.13).

Tudo isso é necessário que atentemos para um amor cheio da graça e soberania de Deus através de Jesus. Não foi à toa que o apóstolo João realmente não conseguiu expressar o tamanho do amor de Deus para com nós pecadores (João 3.16). Ainda em relação a esse milagre veja  e preste atenção no comentário fascinante que  Davidson faz em   O NOVO COMENTARIO DA BIBLIA / VIDA NOVA:

“Depois, nota-se o meio de estabelecer contato pessoal, inclusive o uso de saliva, que seria considerado remédio, porém neste caso serviria para despertar no homem sua cooperação pela fé.  Em seguida, observa-se o olhar para cima e o suspiro, ou gemido, índices estes do profundo sentimento e compaixão do Senhor, que Marcos salienta na sua narração. É interessante notar que a palavra aramaica Efatá seria facilmente lida nos lábios por um surdo”.

O fato é que aquele homem recebeu e se libertou de algo que estava sem dúvida condenado a viver pelo resto de sua vida, mas, porém, ele teve um grande encontro com o Senhor que liberta: Jesus. A sua língua foi liberta, os seus ouvidos foram abertos. Esse Jesus, já tendo se passado uma média de 2.000 mil anos desse acontecimento, Jesus continua o mesmo (Hebreus 13.8). A Bíblia diz que Ele foi morto, crucificado, mas também nos traz a informação de que ao terceiro dia dessa crucificação Jesus Ressuscitou. Ele ressuscitou para honra e glória de seu nome! Ele está vivo, pois é como a Bíblia diz é e seria impossível que fosse retido pela morte, pois Ele detém a chave da morte do inferno e é o dono da vida (Apocalipse 1.18).

Assim como Jesus fez na vida do homem da passagem em questão Ele também faz na minha a na tua vida. Dê credito a essas palavras, Jesus não faz acepção de pessoa, Ele te ama, quer  te libertar de uma situação que pra você talvez não tenha mais jeito. Seja o que for não importa o tamanho da causa e ou problema, talvez até mesmo um pecado que te traz medo, depressão, angústia, desespero, alguém ou até mesmo a mídia passa pra você que isso é normal, que hoje é tudo moderno, que isso não é pecado coisa alguma, que é normal.

O Espírito Santo de Deus que te conhece e no profundo de tua alma, e assim como Jesus dá um suspiro ao olhar para o céu na frente daquele gago e surdo, o Espírito Santo de Deus geme por tua libertação e salvação. Aleluia, glória a Deus. Receba essa palavra de consolo, conforto e admoestação.

Sou sem dúvida impulsionado pelo Espírito Santo para trazer essa mensagem, pois o Evangelho da salvação deve ser anunciado por todo o mundo. Ao pregar o evangelho devemos colocar-lhe em contato com o Salvador, que é Jesus Cristo quem irá efetivamente fazer a obra na vida de cada um.

Que Deus te abençoe e te dê muita graça para ser forte nos momentos mais adversos de tua vida.

Um abraço a todos.

Há, se quiser comentar, comente, ou compartilhar, compartilhe.


Evaristo Eugenio Xavier


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. Exatamente palavra gostei muito recomendo pra todo mundo

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem