O PRINCÍPIO DE UMA REFORMA ESPIRITUAL


Texto
: 2 Reis 22.1-20

Introdução:

                  Contexto Histórico:

Josias está na galeria dos bons reis de Judá. No 8º ano do seu reinado, ou seja, com apenas 16 anos Josias começou a buscar a Deus, conforme narra o cronista começou a buscar o Deus de Davi, seu pai” (2Cr 34:3). Josias era descendente do rei Davi. Com aproximadamente 20 anos de idade, deu início efetivamente às reformas em Jerusalém e Judá.

 

1.     CONSTANCIA EM FAZER O BEM – v.2

O texto diz que ele fez o que o senhor aprova e andou nos caminhos de Davi. Seguiu bons exemplos.

Josias fazia a vontade de Deus, seguiu o modelo de Davi, seu predecessor e manteve firmeza nos caminhos do senhor.

E não nos desfaleçamos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo. (Gálatas 6.9)

Não se canse de fazer o bem. Muitas vezes as pessoas desistem de fazer o bem achando que a colheita não virá e esquecem que Deus não se esquecerá de nós. Precisamos ser uma geração que possua estabilidade espiritual. E isto não se consegue da noite para o dia. Vivemos um tempo de inconstância. As pessoas começam, mas não terminam. As pessoas têm problemas com a vontade acabativa. Iniciam, mas não terminam.

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2.10b)

 

¹ Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.

² Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.

³ Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.

(Salmos 73.1-3)

 

2.     IDENTIFIQUE O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA REFORMA EM SUA VIDA – v.4-7

 

Precisavam juntar a prata trazida ao templo.

Precisavam pagar os trabalhadores

Precisavam comprar o material: madeira e pedras lavradas

Precisavam trabalhar com gente honesta.

 

Para fazermos o reparo em nossas vidas precisamos ter os recursos necessários: financeiro, trabalhadores, material e ter pessoas honestas conosco. Peça ao Espírito Santo para fazer uma sondagem em seu coração para lhe mostrar o que é necessário mudar.

 

3.     UM REENCONTRO COM A PALAVRA DE DEUS – v.8-10

Infelizmente vivemos uma época de analfabetismo bíblico onde os cristãos não leêm a palavra de Deus. Nunca se deu tanta atenção e ênfase a redes sociais. É impressionante como os jovens cristãos passam 6 horas frente a um computador, mas não conseguem gastar uma hora de leitura da palavra. Enfim chegamos a época da superficialidade espiritual e falta de conteúdo.

Mas o que ela diz? “A palavra está bem próxima de ti, na tua boca e no teu coração”, ou seja, a palavra da fé que estamos pregando (Romanos 10.8)

Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, SENHOR Deus dos Exércitos. (Jeremias 15.16)

² Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; (1 Pedro 2.2)

Precisamos de um reencontro com a palavra de Deus. Muitas pessoas perderam a palavra de Deus. Tem a Bíblia, mas não a leem. Essa busca constante e intensiva pela palavra de Deus te levará a ter:

 

 

4- UM CORAÇÃO QUEBRANTADO - v.11,19

 

Rasgar as vestes era uma forma de mostrar grande angústia. As pessoas na Bíblia rasgavam as vestes em

¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Joel 2.13)

 

Rasgas as vestes – era uma reação a desgraças ou acontecimentos muito tristes. Rasgar as vestes também era uma forma de mostrar arrependimento.

 

LEIA O verso 19. Como está o seu coração com respeito à palavra de Deus? O que ele espera de você?

 

5-UMA BUSCA MAIS INTENSA DE DEUS – v.13

Então, dali, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. (Deuteronomio 4.29)

 

Veja que Josias pede ao sacerdote que procure uma profeta para saber a respeito do livro.

 

Resultados:

-Deus ouve a sua oração

-Deus guarda você de todo o mal.

Conclusão: que reformas precisam ser feitas em sua vida hoje? Um retorno a Palavra de Deus? Um coração quebrantado? Ou continuidade em fazer o bem?

Pr. Laécio Fernandes

laecio.falmeida@gmail.com

 

Pr. Laécio Fernandes de Almeida

Casado com Glades Santos Miranda Fernandes, Pastor Batista, Bacharel em Teologia e Analista de Sistemas.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem