Realidades


 

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;”(Eclesiastes 12:1)




    Existem realidades em nossas vidas que não gostamos de ouvir e nem refletir. Realidades que são reais, mas que preferimos não pensar nelas. São realidades gerais e pessoais que quando mencionadas, damos um jeito de fugir ou mudar de assunto. Um exemplo que pode ser dado é em relação a morte. Geralmente ninguém gosta de ficar falando sobre a morte e nem de assuntos relacionado a ela, mas a morte é uma realidade. O mesmo acontece quando se é tocado em algum assunto que nos gera trauma. Um trauma de infância, um trauma psicológico ou uma fobia. Quando tocados nesses assuntos preferimos não ouvir nem refletir, pois não estamos preparados para lhe dar com algumas realidades que são reais. Pelo fato de haver realidades que não queremos ouvir, muitas pessoas preferem assumir um mundo de fantasias, e enganar a si mesma. Esse mundo fantasioso pode até anestesiar a dor de uma realidade por um período de tempo, mas vai chegar um momento que será necessário enfrentar o mundo real, e com ele toda uma realidade traumática que a vida naturalmente tem. Quer você esteja preparado ou não, esse dia vai chegar.

    O livro de Eclesiastes é o livro que não poupa o seu leitor, ele é repleto de lições reais, de um mundo real, e seus traumas. O autor de Eclesiastes tem a coragem de dizer que é melhor estar em um velório do que em uma festa, pois no velório se reflete sobre o destino dos homens e em uma festa não. São duras essas palavras? Sim, mas é a realidade da vida. Se fossemos descrever cada lição do mundo real que Eclesiastes nos mostra teríamos que ler o livro todo, como eu disse: O autor não poupa seu leitor.

    Quero lhe fazer refletir especificamente no texto que foi lido no início, onde o autor de Eclesiastes aponta uma realidade que muitos não querem saber ou refletir, a velhice. Nessa reflexão o autor vai instruir a lembremos do Criador no dia da nossa mocidade, pois quando se fica velho não se terá o prazer de desfrutar do gosto de estar com Deus. Dura realidade. Apesar de ser uma realidade cruel, o autor dessa vez pegou leve. Por quê? Eu lhe respondo: Quem lhe garante que você vai chegar a sua velhice? Quem lhe garante cinco minutos de sua vida? É dura essa palavra, mas é uma realidade que não posso lhe poupar, lembre-se de Deus agora, busque-o agora, pois amanhã pode ser tarde demais.


Pastor Maxwell Morais de Almeida

Pastor da Igreja Metodista em Medina

E-mail: maxsilvaribeiro@gmail.com

Canal Youtube 

Igreja Metodista Medina: https://www.youtube.com/channel/UCab9aCJuiUIml5pEgJmpA3Q 


Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem