Não fuja de Deus

AUTOR: Marcos César

Jonas 1.1-5

-INTRODUÇÃO: Quem nunca disse ou ouviu aquele ditado: FULANO FOGE DE ALGO COMO O DIABO FOGE DA CRUZ? Esse ditado popular é uma grande verdade, infelizmente hoje fugimos de Jesus como o diabo foge da cruz e nem nos damos conta disso.
O texto que acabamos de ler conta parte da historia de Jonas que ouviu a voz de Deus, recebeu um conselho do Senhor, mas resolveu fugir pra longe de Deus e logo foi percebendo o quanto era ruim estar longe de Deus. Talvez estejamos assim ou conhecemos alguém que esta nessa situação, fugindo do Senhor e nem se dando conta disso e é exatamente por estamos fugindo que muitas áreas da nossa vida não tem dado certo.
Vamos aprender com a experiência de Jonas para entendermos o que o levou a fugir de Deus, pois talvez estejamos como ele, fugindo do Senhor pelos mesmos motivos consciente ou inconscientemente.

1°- TALVEZ JONAS FUGISSE POR ACREDITAR SER O MELHOR CAMINHO

Note que o texto inicia dizendo que “Jonas se aprontou, mas para fugir”,
Infelizmente assim vivemos hoje, sempre "prontos", mas nunca "prontos para Jesus".
Se formos convidados pra festas, bebedeiras, compras no shopping, um jogo de futebol ou qualquer outra coisa a resposta esta sempre na ponta da nossa língua: SIM.
Mas se o convite for para aceitar Jesus às respostas também sempre estão na ponta da nossa língua: "Não sei", "não é o momento", "eu ainda não senti no meu coração."
Fugimos de Jesus todos os dias e nem nos damos conta disso: Vemos na tv alguém falar de Jesus, não ouvimos nem por um segundo, logo mudamos de canal.
Avistamos alguém falando do amor de Deus ou entregando panfletos, atravessamos a rua para não pegar e se pegamos amassamos e jogamos fora.
Se alguém bate a nossa porta pra falar de Jesus fingimos que não tem ninguém em casa, deixamos a pessoa bater até desistir.
O Senhor pediu para Jonas ir até um local que estava a 800 km de onde Jonas estava, mas Jonas preferiu fugir para um local 3000 km mais distante,
Assim vivemos hoje, Jesus nos pede uma coisa muito simples e que esta ao nosso alcance, pede apenas o nosso coração, o nosso amor, mas preferimos o caminho mais longo:
Caminhos que vão terminar em coisas ruins ou vazias por serem felicidades passageiras.
Caminhos mais curtos, porém repletos de espinhos, Caminhos com risos, porém com uma eternidade de choro.


2°- TALVEZ JONAS TENHA FUGIDO POR PREGUIÇA OU CANSAÇO

Lemos que Jonas fugiu do Senhor, e fugiu simplesmente para dormir no porão do navio. Lemos também que enquanto todos estavam apavorados e lutando para salvar suas vidas, orando e trabalhando ao mesmo tempo no barco, Jonas dormia profundamente. Não queria nem saber se o barco estava afundando. Nem mesmo o chacoalho das ondas e os gritos acordaram Jonas. Ele adormecia um sono aparentemente bom enquanto sua vida estava em risco.
Assim estamos vivendo, fugindo ou deixando Deus longe de nós por preguiça ou cansaço e isso é um grande perigo, pois fazendo isso nos conformamos com a nossa vida da forma que ela esta e corremos o serio risco de ver nossa vida, sonhos e projetos afundarem assim como o barco que Jonas estava, deixamos assim de conhecer todas as maravilhas que Deus tem pra nossa vida e ficamos querendo que as coisas simplesmente aconteçam.
Quando alguém nos convida a igreja ou para aceitar Jesus, estamos sempre cansados e sobrecarregados e esse cansaço faz com que a palavra do Senhor entre por um ouvido e saia pelo outro.
E o nosso cansaço vem da nossa própria vida, trabalho, dos problemas, afazeres... O diabo sempre colocando isso na nossa mente que estamos cansados demais para estar na igreja, para ouvir a palavra de Deus com atenção e entregar nossa vida a Ele.
O que o diabo esquece-se de nos falar é que Cristo um dia nos disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11.28
Se vamos ler a Bíblia, lá pela terceira linha já estamos bocejando com sono e os olhos lacrimejando:
Mas dedicamos total atenção as pagina do caderno de esportes com os cracks da rodada,
Lemos e nos admiramos com as ultimas bombas e tititis do mundo dos famosos,
Ficamos maravilhados com as curvas perfeitas da coelhinha da capa da playboy,
Ficamos completamente atentos a cada detalhe do que o nosso horóscopo esta prevendo pra nós naquele dia...
Provavelmente se um dia deixarmos a preguiça e o cansaço de lado e parecemos pra ler uma folha que seja da palavra do Senhor, poderíamos perceber o Deus maravilhoso que tanto nos ama, que tanto pode e quer fazer por nossas vidas.

3°- TALVEZ JONAS FUGISSE POR FALTA DE AMOR PRÓPRIO OU POR BURRICE

Imaginem só que privilegio o de Jonas ouvir a voz de Deus e poder atender um pedido do Senhor, podemos até afirmar que seria uma tremenda burrice e falta de amor próprio não atender, mas foi exatamente o que Jonas fez...
Mas nós podemos estar falando dentro de nós mesmos agora: “MAS EU ME AMO E MUITO!”
Será mesmo que a gente se ama?
Eu poderia trazer aqui fezes de cavalo para que nós a comecemos, Mas logo nós diríamos:
CLARO QUE EU NÃO IRIA COMER ISSO É NOJENTO!
VIU SÓ COMO EU ME AMO!
Se nos amamos tanto, então por que continuamos a beber e fumar?
Destruindo nossa vida a cada gole, cada trago, diminuindo mais e mais nosso tempo junto daqueles que amamos e que nos amam.
Por que insistimos em lutar contra alguém que só faz nos amar, lutamos todos os dias contra o Senhor, guardando nosso coração, deixando ele se tornar um coração de pedra, fechado para Deus?
Por que não entregamos a nossa vida a Cristo, que nos ama tanto e por causa desse amor não pensou duas vezes sacrificando a sua vida por amor a nós.

4°- TALVEZ JONAS TENHA FUGIDO POR TER UM "PECADO DE ESTIMAÇÃO"

Jonas pode ter fugido do Senhor por não se achar digno de estar próximo ao Dele por ser um pecador.
Talvez estejamos cometendo o mesmo erro que Jonas cometeu, ouvimos a palavra do Senhor, Ele toca no nosso coração, mas não aceitamos a Cristo por ainda termos um "pecado de estimação" como:
NÃO VOU ACEITAR POR QUE EU AINDA BEBO,
EU NÃO VOU ACEITAR POR QUE NÃO CONSIGO LARGAR O CIGARRO,
NÃO DÁ, POIS TODO FINAL DE SEMANA EU ESTOU NAS FESTAS, "PEGANDO GERAL" e "PASSANDO O RODO".
Infelizmente as pessoas ainda cometem esse erro, somos e sempre seremos pecadores é por isso que precisamos de um salvador, precisamos do Senhor para transformar as nossas vidas, nos curar, libertar e abençoar.
Pra Jesus não importa o que somos ou fizemos, Ele nos ama e quer mudar a nossa historia, pois existem certas coisas que fazemos, mas um segundo depois nos arrependemos, mas não conseguimos parar de fazer, mas Deus pode fazer parar e te mostrar realmente o que é felicidade verdadeira.
Então não permita que quando seu coração sinta vontade de se abrir para Jesus o diabo venha te acusar de pecador. Feche os ouvidos pra ele e abra apenas seus olhos, mente e coração para Jesus que tanto te ama e esta aqui não para te acusar e sim de braços abertos para te abraçar e te dizer EU TE AMO MEU FILHO (a).

5°- TALVEZ JONAS FUGISSE POR NÃO ACREDITAR NAS MARAVILHAS QUE DEUS TINHA PRA SUA VIDA

Provavelmente Jonas fugiu por não acreditar o quanto o Senhor poderia fazer maravilhas na vida dele, da mesma forma podemos estar hoje pensando se realmente o Senhor quer mudar a nossa historia, nos tornar vencedores em todas as coisas.
Se algum dia o diabo colocou isso na sua mente, simplesmente pergunte pra alguém que já deixou esse Deus poderoso e maravilhoso entrar na vida e no coração, pergunte se a vida dessa pessoa mudou, Pergunte se vale a pena, pergunte se ela quer abandonar esse Deus maravilhoso que tanto nos ama.
Ela não precisará nem lhe responder o sorriso dela vai dizer tudo, pois é assim a vida daqueles que abrem seu coração para Cristo o aceitando como seu salvador e permitindo que Ele seja o comandante de suas vidas.
Você pode até se perguntar: "Mas poxa eu já to indo pra igreja e nada aconteceu". É que quando Deus não muda uma situação é por que Ele precisa nos mudar diante daquela situação. Para ai sim recebermos a vitória que desejamos.
Você também pode se indagar: "Poxa, mas aquela pessoa aceitou Jesus e a vida dela não mudou, ela mora de aluguel, não tem um bem material de valor."

Posso te citar minha experiência particular para essa indagação:
Como costumo sempre dizer: Digo isso para minha vergonha eterna, mas precisa ser dito para que eu e tantas outras pessoas vejam de onde Cristo me tirou.

-CONCLUSÃO:

Bati muitas vezes na minha esposa até mesmo na frente do nosso filho. Trai minha esposa varias vezes com mulheres que nunca foram nem a metade da mulher que ela é, e tudo praticamente debaixo do nariz da minha esposa. Fiz ela e meu filho sofrerem muito. Destruí e matei o amor da forma mais perversa possível.
Porém um dia eu entreguei minha vida a Cristo, e Ele foi me mudando, moldando para poder me dar de volta o bem mais precioso que possuo que é a minha família.
Sendo que eu nunca pedi isso pra Ele, pois achava que eu não merecia, e não merecia mesmo, mas deus é tão maravilhoso que nem precisei pedir,
pois ele sabia que era um sonho do meu coração e quando eu fui fiel a Deus entregando a minha vida, Ele foi fiel a mim me devolvendo a minha felicidade.
Você talvez não imagine o quando foi feliz o momento que beijei a minha esposa e o meu filho e eles disseram que me amavam e eu pude ver o amor renascer e reconstruir nossa família. Isso não tem preço.

É exatamente o que Deus faz com cada um que entrega a vida a Ele, por isso talvez você não esteja vendo o que Deus esta fazendo na vida daqueles que estão a sua volta, por que o que Deus está fazendo na vida deles não é para os olhos verem é para o coração sentir.
O que Deus esta fazendo na vida deles não tem preço.
E ele quer fazer o mesmo na sua vida também se permita isso.

Hoje, Jesus te convida a parar de fugir e olhar por um instante para ele
para o caminho que conduz a ele, um caminho recheado de bênção e milagres pra sua vida. Jesus não quer saber o que te prende ou impede de sair de onde você esta agora. Ele apenas te convida a dar um passo na direção dos seus braços e se você aceitar dar esse passo, no mesmo instante que esse passo for dado. Verás o quanto Jesus te ama, ele quer mudar a sua vida, reescrever a tua história, te mostrar um amor que jamais você imaginou que alguém sentiria por você.

VENHA PRA JESUS, ELE TE AMA!



Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem