JESUS É MAIOR


Lucas 11.31
“A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com os homens desta geração e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão”.
(Almeida Revista e Atualizada)
“No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão”.
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
“E no Dia do Juízo a rainha de Sabá vai levantar-se e apontar o dedo para esta geração, condenando-a, porque ela fez uma longa e cansativa viagem para ouvir a sabedoria de Salomão; mas aqui está um que é maior do que Salomão”.
(Nova Bíblia Viva – 1ª edição: novembro/2010 – Mundo Cristão)
-Introdução: A glória e a pompa do reino de Salomão tinham fama mundial. E a Rainha do reino de Sabá (atual Iêmen) foi conhecer a falada glória de Salomão... Mas nesta visita, em vez de conhecer a fama e sucesso de Salomão, ela encontrou a glória do Deus de Salomão.
Sabá ficava no sudoeste da Arábia no Oriente Médio, a cerca de 2.000 Km de Jerusalém. Conforme o texto de 1º Reis 10.1-13, o motivo principal da visita da rainha era comprovar a reputação de Salomão quanto à sua sabedoria e devoção a Deus.
No tempo de Salomão e da Rainha de Sabá, JESUS ainda não havia se manifestado a humanidade, mas Jesus estava na glória com o Pai, o Deus de Salomão. Porém, Jesus como Onisciente Deus, viu toda a história de Salomão lá dos céus... Ele também vê a tua história!
Quem era o maior personagem nos tempos do rei Salomão? O Próprio Salomão.
Qual era a maior nação no tempo em que Jesus se fez carne e habitou entre nós? O Império Romano.
Muitas NAÇÕES do mundo desejaram um dia ser “a maior” na história:
A Babilônia, por exemplo, era a nação mais poderosa de sua época. Hoje, porém, cumpre-se a profecia que o Senhor proferiu através de Seus profetas – Isaías 13.1-22; Jeremias 50.8-13.
Egito, Pérsia, Grécia, Roma... Todas as nações da Antiguidade não passam de lembranças...
Portugal e Holanda chegaram a disputar territórios do nosso querido Brasil, e, felizmente no dia 07/09/1822, este torna-se independente.
O Iraque invadiu o Kuwait e quis se apoderar do petróleo deste, porém, o destino final do líder ditador da nação invasora não foi nem um pouco agradável.
Muito HOMENS sonharam e até tentaram ser “os maiores” na história também:
Adolf Hitler – considerado “o maior ditador” do Século XX fracassou. Hitler tentou dominar a Europa e o mundo, exterminando Judeus, homessexuais e ciganos com seu exército de raça branca. Não obtendo êxito, derrotado pelas tropas adversárias, suicidou-se!
Michael Schumacher – buscando por meio do automobilismo bater records torna-se em 2005 “o maior piloto” de toda a história da Fórmula 1, ultrapassando o pentacampeão argentino, Juan Manuel Fangio e chegando ao sétimo título mundial.
Pelé – Tem o seus pés perpetuados na calçada da fama no Estádio do Maracanã. É celebridade no futebol mundial por ser reconhecido como “o rei do futebol”.
Anderson Silva, lutador brasileiro de artes marciais mistas especialista em Muay Thai. Ele é o atual campeão mundial da categoria peso médio do UFC. Com 15 vitórias seguidas e 10 defesas de título, Anderson é o dono da maior sequência de vitórias e de títulos de defesa na história do UFC (que traduzido é ÚLTIMO CAMPEONATO DE COMBATE - ou simplesmente - O CAMPEONATO DE VALE-TUDO), uma vez que esta categoria de luta agrega caratê, boxe tailandês (kickboxing), boxe, jiu-jitsu e até luta-livre de sumô.
Mas meus irmãos, nem nações, nem homens, nem reis, nem os maiores esportistas se comparam com a grandeza, glória e majestade de Cristo!
Até porque no Dia do Juízo em nada valerá a história com os rastros de sangue deixados pelas nações.
No Dia do Tribunal de Cristo, diante do Justo Juiz, de nada andiatará os títulos conquistados nos esportes. O que valerá é se JESUS foi o maior na vida de Hitler, se JESUS foi o maior na vida de Schumacher, se JESUS foi o maior na vida de Pelé, se JESUS foi o maior na vida de Anderson Silva, se Jesus é o maior na vida dos brasileiros; o que valerá é se eu e você tivemos JESUS, como o DEUS MAIOR de nossa vida!
Muitos tentaram ser maior do que Salomão, muitos continuam tentando ser “maior” que JESUS, mas até hoje ninguém conseguiu ser comparado a Cristo. Você segue, serve, adora, professa um Deus Poderoso, que é o Maior entre todos os deuses.
Mas apesar da fama, da sabedoria, das alianças, das mulheres e da riqueza de Salomão – Jesus era, é e será maior do que Salomão...
Quero em nome de Jesus mostrar-lhes nesta palavra QUATRO VERDADES do por que JESUS É MAIOR DO QUE SALOMÃO:

I. JESUS É MAIOR DO QUE TODA A SABEDORIA DE SALOMÃO: 1º Rs 4.29-34:

“Deus concedeu a Salomão grande sabedoria e entendimento, e um conhecimento tão vasto quanto a areia do mar. Na verdade, a sabedoria de Salomão era maior do que a de qualquer sábio do oriente, inclusive dos sábios do Egito.Ele era mais sábio do que qualquer outro homem; mais sábio do que Etã, o ezraíta; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e ficou famoso entre todas as nações vizinhas.
Ele foi autor de três mil provérbios e escreveu mil e cinco canções.
Foi um grande estudioso da natureza e tinha muito interesse nos animais, nos pássaros, nas serpentes, nos peixes e nas árvores, desde os grandes cedros do Líbano até a pequena planta de hissopo que cresce nas fendas dos muros.
E os reis de todas as nações ouviram falar da sabedoria de Salomão e enviaram seus representantes a ele em busca de conselho”
(NBV).
Toda a sabedoria, todo o entendimento e conhecimento humanos não valerão nada no Dia do Juízo Divino! Meus irmãos, JESUS é maior do que os 3.000 provérbios escritos por Salomão.
JESUS é maior do que o Livro de Eclesiastes escrito por Salomão, tanto que no capítulo 1.17 deste livro, Salomão diz: “Por isso me esforcei bastante para ser sábio e conhecer a loucura e a insensatez, mas agora vejo que isso também é correr atrás do vento”. O Livro de Eclesiastes, por exemplo demonstra a grandeza da mente de Salomão, penso eu que se fosse escrito hoje, em pleno Século XXI, isto lhe daria uma Tese de Doutorado! Salomão escreveu Cantares de Salomão que é um dos mais belos romances de toda a Bíblia. Salomão também é o autor dos Salmos de números 72 e 127.
Sim amados irmãos, a sabedoria humana não é maior que JESUS. Muitos intelectuais que se aventuram em buscar conhecimento se orgulham mais que outros, fazendo comparações. Mas que adianta saber de “tudo” o que ronda neste imenso Universo e não saber nada do Espírito de Deus? Que adianta para você acumular diplomas, MBA’s, Doutorado nos diversos ramos do conhecimento humano e não saber como preencher o vazio do coração e da alma cansada e aflita?
Muito embora existam milhares de conhecimento, estudar é bom como bem fizera Salomão, mas a sabedoria que vem de Deus não pode ficar de fora do seu currículum pessoal e espiritual. Peça para o Senhor sabedoria, mas peça-lhe com fé, crendo no Poder de JESUS. Peça sabedora para ser um bom filho (a); peça sabedoria a Deus para ser um excelente pai e mãe; peça sabedoria de Deus para ser um ótimo cônjuge, e, sobretudo, um servo fiel sábio – provado e aprovado na presença de Deus e dos homens.
Aplicação: que tipo de sabedoria você tem buscado? Que metas em termos de educação você tem projetado para os próximos anos da sua vida?

II. JESUS É MAIOR DO QUE TODAS AS ALIANÇAS CONTRAÍDAS POR SALOMÃO: 1º Rs 5.1-12.

Salomão, segundo o texto de 1º Rs 5.1-12, constituiu alianças com Hirão, rei de Tiro. E sabe que impacto isto produziu no contexto da sociedade monárquica?
1. Representou o reconhecimento mútuo das religiões nacionais;
2. Implicou uma contra-ofensiva dos Profetas de Deus em virtude da política partidária e do sincretismo religioso que se infiltravam em Israel;
3. Tanto que o Profeta Aías disse a Jeroboão em 1º Rs 11.31-33
“Pegue dez desses pedaços, porque o Senhor, o Deus de Israel, diz: Vou tirar o reino da mão de Salomão, e vou dar dez das tribos a você! 32 Mas vou deixar uma tribo para ele por amor ao meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, a cidade que escolhi acima de todas as outras cidades de Israel. 33 Farei isso porque eles me abandonaram e adoraram a Asterote, a deusa dos sidônios; Camos, o deus de Moabe, e Moloque, o deus dos amonitas. Eles não têm feito o que considero certo; eles não têm guardado as minhas palavras e as minhas ordens, como fez Davi, pai de Salomão”.
No presente Século, AS NOVELAS, que não faço questão de assisti-las têm se constituído em verdadeiras alianças. Ou melhor dizendo, as tais tem dado mostras do que a sociedade é, isto é, do que esta reflete. Que tipo de alianças as novelas tem trazido para dentro de lares de servos do Senhor?
Quem viu O CLONE? O que ela pregou? O Islamismo, para quem o Cristianismo está perdendo campo! A trama ensinou que se deve ler, meditar e decorar o Alcorão e o Hadith (os dois livros sagrados do Islamismo). Mostrou as formas de cultuar Allah. Ensinou a poligamia, ou seja, que o homem pode possuir até 4 ou 5 esposas, desde que tenha condições de sustentá-las.
Ensinou que a mulher não pode mostrar o rosto (lembram-se da Jade?), ensinou que a mulher não pode trabalhar, não pode exercer autoridade. Essas coisas violam os princípios da Palavra de Deus. Rebaixam a mulher, desvalorizando-a no Oriente Médio. Louvado seja Deus pelas mulheres do Reino de Deus. Pelas duas mulheres que o Senhor me deu. Graças a Deus pela mulher que está no governo de nossa nação. Dilma Rousseff precisa da alinça com JESUS CRISTO.
E o que dizer de INSENSATO CORAÇÃO? Num comercial que assistimos pudemos ver que a atriz Paola Oliveira interpretando uma moça de casamento marcado, apaixona-se por outro rapaz, rola amasso, beijo, encontros e desencontros, etc...
A palavra do Senhor fala muito sobre o coração dos homens e das mulheres num sentido figurado. Fala sobre coração endurecido, fala sobre o coração de carne, coração quebrantado e contrito.... mas, Insensanto Coração?
Salomão não poderia deixar isto de fora e disse em Provérbios 4.23:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (ARA).
Deus não quer jovens cristãos, adultos que são chamados pelo Nome do Senhor extraindo a cultura, a cidadania, a “arte do amor”, ou salvo melhor juízo, JESUS não quer que você seja a fotografia de um insensato coração para sua família, para as pessoas próximas de você. Deixa JESUS entrar no teu coração. Abra a porta. Entregue as chaves para Jesus e deixe que Ele te dê um coração disposto a obedecê-lo!
Infelizmente as alianças pagãs não se restringem apenas nas novelas, não. Por quê Pr. Cleuton? Porque o cidadão que diz acreditar em JESUS é aquele que também anda fazendo todo tipo de aliança que possamos imaginar com o poder das trevas! Há algum tempo atrás eu estava de férias em Cachoeiro de Itapemirim/ES e na companhia de parentes por parte da minha esposa, pude assistir em DVD a um ex-bruxo que por muitos anos fez trabalhos para uma TV de grande audiência. De acordo com o testemunho deste homem, para que uma novela possa entrar no ar, antes de sua estréia, 6 crianças precisam ser sacrificadas vivas. É por isto que elas tem sucesso.
Quando você ouve falar que criança tal está desaparecida, pense duas vezes. Na realidade, ela pode ter sido sequestrada para ser vítima de tamanha desgraça por parte de gente que contrabandeia inocentes para práticas macabras!
No tempo de Salomão já havia o culto a Moloque (1º Rs 11.7). O sacrifício de crianças já era uma realidade... O rito era apresentado com o sacrifício de vidas humanas. Em tempos de calamidade, aquecia-se a estátua com bastante fogo e as mães lançavam os seus filhos vivos nos braços de Moloque. Era culto prestigiado por Salomão e suas esposas pagãs.
Resista o diabo em nome de Jesus. Não aceite qualquer natureza de aliança com o poder das trevas. Faça aliança com Jesus. Esta é a maior aliança que precisamos nesta terra.
Não acenda velas para santos, para imagens em nome de Jesus. Não vá em busca de despachos e trabalhos diabólicos com o fim de receber favor, pois o Diabo te dá com uma mão e pede a tua vida, a tua alma com a outra!
Na nossa vida precisamos fazer algumas alianças cujas responsabilidades daremos contas a Deus, uma vez que são alianças que requerem de nós zelo, amor, fidelidade e principalmente temor do Senhor Deus. Por exemplo:
a) No dia do CASAMENTO você fez uma aliança com o teu cônjuge. Então não quebre este voto quando a pessoa ficar mais chata, quando ela começar a mostrar seus defeitos, quando começarem a surgir as celulites, a calvície, a barriga acentuada do marido, quando aquele corpo da academia bem trabalhado começar a ficar flácido... não quebre sua aliança em nome de Jesus.
b) No dia do JURAMENTO À BANDEIRA NACIONAL fazemos uma aliança com a nossa pátria.
c) No dia que INGRESSAMOS NA IGREJA via batismo ou carta de transferência para nos tornamos membros, fazemos uma aliança com ela, com a liderança dela e com JESUS!

Aplicação: Que tipo de alianças você tem buscado? JESUS deseja ser a maior aliança da tua vida.

III. JESUS É MAIOR DO QUE A VIDA ROMÂNTICA DE SALOMÃO: Rs 11.1-4, 7-8

“O rei Salomão casou-se com muitas outras mulheres estrangeiras, além da filha do Faraó. Muitas delas vieram de nações onde se adoravam imagens: eram mulheres de Moabe, de Edom, de Sidom e dos heteus.
Elas eram mulheres de nações das quais o Senhor havia dito aos israelitas: Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque essas mulheres farão com que os maridos comecem a adorar os seus deuses. Apesar disso, Salomão as amava.
Ele teve setecentas esposas e trezentas concubinas, e elas levaram o rei a desviar o seu coração do Senhor,
principalmente quando ele foi ficando velho. Elas conseguiram induzi-lo a adorar os deuses delas em vez de se dedicar completamente ao Senhor, o seu Deus, como seu pai Davi havia se dedicado de todo o coração”.
“Salomão chegou a construir um templo no monte das oliveiras, do outro lado do vale de Jerusalém, para o deus Camos, o deus imoral de Moabe, e outro para Moloque, o deus perverso dos amonitas.
Salomão construiu altares para os deuses das suas esposas estrangeiras, onde elas podiam queimar incenso e oferecer sacrifícios aos deuses delas”
(NVB).
Se alguém aqui está com inveja do rei Salomão pelo fato de ter tido 700 esposas, quero lembrar-lhe que ele também teve 700 sogras e cada uma mais bênção do que a outra. Só não consigo imaginar como Salomão deu conta de amar, de honrar, de respeitar, de fazer um carinho, de cortejar cada esposa, fora as concubinas!
Imagino que Salomão não tenha conseguido guardar a data do aniversário de casamento na cabeça. Creio que Salomão não tenha tido tempo para focar numa esposa somente, numa pequena quantia de filhos, dada a sua discrepante iniciativa amorosa.
Tempo e altar para Moloque ele tinha. Tempo para as garotas ele tinha. Tempo para negociar ele tinha. E não tinha tempo para Deus? Deu a juventude pra DEUS e desperdiça a melhor idade DEUSES E MULHERES PAGÃS que paradoxo para um homem tão sábio!
A família do século XXI precisa se curvar diante de JESUS (Filip. 2.10-11).
Aplicação: Como está teu romantismo com teu cônjuge? Como está a tua vida de amor como filho de JESUS.

IV. JESUS É MAIOR DO QUE TODAS AS RIQUEZAS DE SALOMÃO: 1º Rs 10.14-29.

JESUS é maior do que os 932.000 Kg de ouro acumulados por Salomão em seus 40 anos de reinado. JESUS é maior do que o trono de marfim coberto de ouro. JESUS é maior do que todas as taças de ouro onde Salomão bebia suas melhores bebidas. JESUS é maior do que todos os cavalos e mulas de Salomão.
As riquezas de Salomão ficaram na terra. Somente a alma deste homem foi para a eternidade. Tudo o que temos na administração de nossa casa, também irá ficar um dia, e, como salomão, nós partiremos apenas com a alma.
Onde está a sua maior riqueza? Nos investimentos bancários, na família? Sua maior riqueza está na conquista da aprovação no concurso? Em Mt 6.20-21 Jesus Cristo nos ensina um grande princípio sobre a questão da riqueza: “mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
As riquezas deste mundo são incomparáveis com os tesouros no céu. Hoje você pode até possuir a melhor previdência privada, o melhor plano de saúde ou o melhor plano funeral, pode ter o melhor automóvel (top de linha), pode ter o maior apartamento, pode ter muitas propriedades, pode ter o animal mais caro...
Mas, se não possuir a Pérola de Grande Valor, que é JESUS (Mt 13.45-46), se não tiver o Lírio dos Vales, que é Cristo, se não tiver o Leão da Tribo de Judá, que é Jesus Cristo, estará em grande perigo espiritual.
JESUS deseja ser a maior riqueza da sua vida.

CONCLUSÃO

Conta-se que Billy Graham foi visitar a atriz Marilin Monroe e esta visita não aconteceu, pois a mulher famosa dissera que não precisava do Jesus Cristo daquele homem de Deus. Porém, duas semanas depois, esta mulher foi encontrada morta em seu apartamento, causa mortis: overdose de drogas.
Agora deixemos Salomão de lado por hora e pense na sua vida. Analise e olhe para o seguinte:
1. Qual é a sabedoria que domina agora tua vida? a secular apenas? Ou também vem da Fonte Inesgotável das Escrituras Sagradas?
2. Que tipo de aliança está aí dentro do teu coração?
3. Como está tua vida romântica? Deus está no negócio?
4. Qual é a maior riqueza da tua vida nesta exato momento?
JESUS É MAIOR! Meu prezado irmão e amigo, ouvinte da Palavra de Deus...
... Jesus quer ser o maior no teu namoro;
... Jesus quer ser o maior no teu noivado;
... Jesus quer ser o maior no teu casamento;
... Jesus quer ser o maior nos teus sonhos e metas;
... Jesus quer ser o maior nas tuas amizades;
... Jesus quer ser o maior nos teus estudos;
... Jesus quer ser o maior na tua profissão;
... Jesus quer ser o maior na vida de teus filhos;
... Jesus quer ser o maior no teu caráter;
... Jesus quer ser o maior na vida espiritual;
... Jesus quer ser o maior no teu ministério;
... Jesus quer ser o maior em toda a tua casa/família.
Evidentemente que isto depende de você. A Bíblia está nos dizendo: “Eis aqui quem é maior do que Salomão”.
Eu não sei como você chegou aqui nesta noite. Eu não conheço suas lutas, preocupações e decisões a serem tomadas, mas sei que JESUS é Bem Maior do que todos os nossos problemas. Eu quero convidar você a fazer uma reflexão sobre sua vida espiritual e pesar na balança se Jesus tem sido o Maior ou o menor. Quero encorajar você a tomar uma decisão que vai honrar o Senhor em toda a área de sua vida.
Creia que...
Em JESUS há vida.
Em JESUS há segurança.
Em JESUS há amor.
Em JESUS há paz.
Em JESUS há perdão.
Em Jesus há cura e restauração dos valores e princípios morais.
Em Jesus há mudança de mente, de atitude, de decisões e sonhos.
Em JESUS há liberdade.
Em JESUS há salvação.
JESUS É MAIOR na sua Igreja.
JESUS É MAIOR!
Ele deseja ser o maior na tua vida agora.
Receba-O no seu íntimo.
Deixa Jesus renovar sua fé, seu amor e sua paz.
Deixa Jesus resgatar o ministério que você deixou de lado.
Deixa Jesus endireitar os caminhos que estão tortos e escabrosos na tua vida.

Deixa Jesus curar as enfermidades da sua alma.
Você pode dizer assim:
1. Jesus é minha Maior Sabedoria.
2. Jesus é a Maior Aliança da minha vida.
3. Jesus é a minha Maior Paixão, a razão do meu amor.
4. Jesus é a minha Maior Riqueza, o meu tesouro eterno.

JESUS É MAIOR!

Que Deus te abençoe hoje e sempre no Poderoso Nome de Jesus, o Maior Homem e o único Deus Maior.
IGREJA BATISTA VALE DA ESPERANÇA
Sermão Pastoral/Evangelístico – Rio de Janeiro/RJ
Pregado no Culto da Noite (07/04/2013)
email: cleutoncs2010@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem